Como visitar o Vulcão Etna por conta própria? Sicília, Itália!

By 14 de agosto de 2017Tópicos recentes

Alguém já sonhou em visitar um vulcão antes? Eu sim, e ainda  queria que fosse um ativo, rsrs! É gente, a louca aqui gosta desse tipo de coisa, afinal, viajar pra mim é isso, é nos desafiar e encarar o medo. Visitar um vulcão ativo da medo, porque a natureza pode nos surpreender a qualquer a momento, e mesmo com toda a tecnologia avançada, muitas coisas imprevisíveis podem acontecer, ainda mais se tratando de um vulcão que entrou em erupção poucos meses antes de você decidir visita-lo.

  

O vulcão Etna, tem 3.330 metros de altura, e é o vulcão mais alto da área continental da Europa e pode entrar em ação a qualquer momento. A última grande erupção aconteceu em 1992. E esse ano ele resolveu acordar depois de apenas oito meses adormecido, entrou em erupção novamente, no dia 28 de fevereiro! A erupção  protagonizou momentos dignos de registo, mas, apesar da erupção ser considerada inofensiva, alguns turistas foram atingidos por pedras causando ferimentos leves e graves.

O vulcão fica localizado no nordeste da Sicília, a 55 km de Taormina e 35 km de Catânia.

E ir na Sicília e não visitar o Etna, não é a mesma coisa!

  

Você pode visita-lo por conta própria ou com excursões guiadas saindo de varias cidades próximas. Nós fomos por conta própria, saímos de Catania bem cedo e fomos até o Rifugio Sapienza ( 1h de carro) onde está a estação do teleférico. O lugar é bem preparado para receber os turistas, tem muitos restaurantes, o estacionamento é enorme ( atenção que o estacionamento é pago e só pode estacionar nas faixas azuis) e tem muitas lojas de roupas e acessórios para trekking, e equipamentos para esquiar, já que na época do inverno funciona também como estação de esqui.

 

  

Como chegar no vulcão Etna

 

Você pode ir por conta própria até um certo ponto, onde ficam as primeiras crateras, as “crateras Silvestri”, são aquelas que todo mundo pode visitar, o acesso é livre para todos, inclusive carros particulares. Elas se formaram a partir de uma erupção que aconteceu em 1892 e não estão mais ativas. Praticamente quase todas as excursões incluem essas crateras, já a subida até a cratera central é feita por um teleférico e um ônibus 4×4. Não é permitido o acesso de carros particulares. Algumas pessoas mais aventureiras arriscam fazer trekking, mas imagina subir 3.300 metros? Sinceramente não é pra mim, preferi pagar 69€ e fazer o passeio mais tranquilo e mais rápido, já que tinha outros lugares para visitar.

  • Bilhete do teleférico para chegar a 2.500m de altitude = 30 euros
  • Bilhete para prosseguir até 2.900m com os veículos 4×4 = 30 euros
  • Guia para andar sobre as crateras = 9 euros

 

  

A viagem de teleférico leva cerca de 15 minutos para chegar a 2500 m de altitude da encosta Etna-Sul. Após a ascensão de 581 m começa a segunda parte da excursão. O serviço é realizado com veículos especiais off-road ( ônibus 4×4) conduzidos por motoristas experientes que viajam em segurança absoluta nos caminhos íngremes, atingindo 2.900 m em 20 minutos. Depois somos guiados por guias experientes em montanhas e vulcões. A viagem ida e volta leva cerca de 2-3 horas.

    

 

Dica:

  • Leve um casaco, mesmo no verão, lá em cima faz muito frio!
  • Leve água e algum petisco, no cume do vulcão não tem nada além das belas paisagens!
  • Vá de tênis e preparado para uma boa caminhada com muitas subidas e descidas íngremes!
  • Leve um bom cartão de memória e baterias carregadas, você vai querer tirar milhares fotos!
  • Fuja do guia por alguns instantes rsrs e caminhe pelas outras crateras, admire as paisagens únicas que o lugar oferece e depois pegue o próximo ônibus de volta, porque o que você veio, já perdeu com certeza hahah!

Algumas áreas estava restrito à turistas por causa da última erupção e sua constante atividade.

 

  

 

Na área do teleférico há restaurantes, banheiros, lojas de survenis e também alugam casacos caso esqueçam de levar. 

Horários:

Temporada de inverno – Esqui e esportes na neve (de dezembro a março):

As instalações de esqui de Funivia dell’Etna estão abertas todos os dias das 09:00 às 15:45 (última partida subindo)

Época de verão – Excursões (de abril a novembro):

As instalações da Funivia dell’Etna estão abertas todos os dias das 09:00 às 16:15 (última partida subindo)

Excursões para o pôr do sol:

Segunda-feira, terça-feira e quinta-feira, a partir das 17h30, reserva prévia, ligando para: +39 095 914141- (42)

Mais informações pelo site oficial: Funiviaetna.com

  

 

Saímos de lá e fomos conhecer o Gole dell’Alcantara outro lugar imperdível na Sicília e fica apenas 1 hora de carro do Monte Etna! No caminho paramos para tirar mais fotos das paisagens lunares com vegetações silvestres! É um passeio incrivelmente lindo e imperdível!

 


Siga também:

 

 

Agradecimento aos nossos patrocinadores:


 


 

 

 

 

 

 

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: