MarrocosViagens

Dicas de 2 dias em Fez, a cidade imperial de Marrocos

Fez ou Fes é a cidade imperial mais antiga de Marrocos. Fes já foi a capital do Marrocos até que os franceses realocaram a capital para Rabat em 1912. Mas Fez as continua sendo um lugar importante para a cultura e história do Marrocos. E esta foi uma das minhas cidades favoritas que visitamos durante nossa road trip de 10 dias pelo país. É fácil entender por que Fez é chamado de coração espiritual de Marrocos. O tempo parece ter parado em grandes partes desta cidade, em nenhum outro lugar você encontrará uma ligação tão forte com o passado do reino. Ao entrar por alguns dos seus portões, parece que você está entrando em um mundo diferente. Já na entrada da cidade você é recebido por um dos ícones da cidade, um portão enorme de azulejos azuis e verdes que te levam direto à Medina. Fes é conhecida como a cidade dos 1.000 portões, cada um mais grandioso que o outro.

Em Fez, os souks são uma infindável fonte de despertar dos sentidos. A zona dos curtumes é mítica e uma visita obrigatória! Você pode descobrir os labirintos de Fès el-Bali – a medina principal e Fès el-Jedid – onde você encontrará o palácio real e o antigo bairro judeu.

Em dois dias visitamos os principais pontos da cidade:

 Palácio Dar El- MakhzenDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos

Este magnífico palácio ainda é a residência oficial da família real marroquina

e possui uma arquitetura lindíssima.

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos

O Palácio Real de Fez foi construído no século XIV. Devido a sua magnitude, foi construído fora da cidade, originando o surgimento da nova medina. Lá você poderá tirar fotos em frente às portas de metais que foram feitas por artesãos judeus e, ainda, contemplar a linda decoração. Toda a fachada do palácio é decorada com mosaicos marroquinos chamados “zellij”. Esta área também é conhecida como Fez el-Jdid.

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - MarrocosDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos

Depois de admirar os portões, passeie pelo bairro judeu ou “Mellah”. Mellah significa “sal”; você notará casas muito diferentes e bem compactadas.

Fez também conta com uma medina em forma de labirinto,

a universidade mais antiga do mundo, e claro os famosos curtumes.

Medina

Datada nos anos 800, a medina é cheia de lojas e pequenos becos que parecem todos iguais, um verdadeiro labirinto. São proibidos carros dentro das Medinas, mas você verá varias motos e burros transportando mercadorias de um lado para outro. A Medina é daqueles lugares que você vai passar o dia todo e nem vai perceber o tempo passar, o legal é se perder pelas inúmeras ruas e apreciar a vida local, você vai ver crianças brincando, pessoas fazendo artesanato, vai ter gente te oferecendo ajuda o tempo todo em troca de dinheiro, etc… O lugar é realmente incrível, parece que o tempo parou por lá.

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos  Dicas de 2 dias na cidade de Fez - MarrocosDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos  Dicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos

Uma vez nas medinas, você encontrará infinitas lojas de objetos artesanais e especiarias. Eu particularmente não contratei guia, preferi arriscar com o Google maps para pelo menos voltar para o nosso hotel Riad que ficava dentro da Medina.

University of al-Qarawiyyin

Essa é a universidade mais antiga em funcionamento no mundo. Este é um patrimônio mundial da UNESCO fundado por uma mulher, Fatima al-Fihri em 859. É incrivelmente impressionante e um dos edifícios mais legais que já vi.

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos

Perto da universidade, siga para Al Attarine Madrasa . 

Esta é uma escola islâmica e tem uma arquitetura incrível. Mas aqui não- mulçumanos não podem entrar!

Medersa Bou Inania

Este é um dos únicos edifícios religiosos na cidade em que os não-muçulmanos podem entrar. A medersa ou madrasa é uma escola islâmica antiga de aprendizagem do alcorão. Essas escolas não estão mais em uso, mas você pode visitá-las. O interior é lindamente decorado com mosaicos de várias cores, combinando perfeitamente entre elas.

Medersa Bou Inania

Nossa passagem por Fes foi uma grande descoberta desde a arquitetura deslumbrante à culinária incrível, sem falar nas lojas cheias de vasos ornamentados, tapetes e especiarias!

Nossos dias em Fez foi uma verdadeira aventura a cada esquina.

Bab Boujloud

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - MarrocosTambém chamado de Porta Azul, o Bab Boujloud já virou ponto turístico em Fez e é imperdível. A belíssima construção chamada de Porta Azul separa a região da Medina da parte moderna da cidade. Aproveite o seu passeio a Porta Azul e visite a Place Boujloud, uma praça que se encontra logo em frente a porta, ao redor há inúmeros atrativos como lojas e muitos restaurantes incríveis para você poder experimentar as iguarias marroquinas. Por falar em iguarias, os tajines são imperdíveis!

Curtume de Chouara

Cubra o nariz e siga para os curtumes. Sim, é muito fedorento. Mas vale a pena a experiência para ver como o couro é preparado para depois ser vendido. Os curtumes são reconhecidos de longe por seu cheiro forte, e a visualização de todo o processo de tratamento do couro é impressionante e surpreendente, (vocês sabiam que fezes de pombo são usadas para amaciar as peças?!). O que mais me chamou atenção, é que a atração turística mais conhecida e procurada da Cidade seja também uma das mais cruéis: o ofício, repassado entre gerações é uma técnica muito antiga e o trabalho é manual e pesado. O processo do tratamento do couro realmente me surpreendeu!

Há outros curtumes, mas sugiro ir ao Curtume de Chouara, o lugar é impressionante.

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos cortumes chouaraDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos cortumes chouaraDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos cortumes chouaraDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos cortumes chouaraDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos cortumes chouaraDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos cortumes chouaraDicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos cortumes chouara

Perto dos curtumes terão vários homens oferecendo para te levar até lá, não é tão fácil de achar, eu mesma aceitei ajuda de alguém, mas espere pagar uma gorjeta. Nada é de graça no Marrocos, nem mesmo uma informação.

Geralmente eles vão te levar numa loja com terraços que tenha vista para os curtumes, o terraço com vista melhor é o da loja número 10.

A melhor hora para visitar será pela manhã, quando as cores são mais intensas e o cheiro menos forte.

Ao sair de Fes, não deixe de ir ao topo da fortaleza de Borj Nord e dos túmulos de Merenid para ter uma vista incrível da cidade. Você encontrará uma fortaleza do século XVI e um museu de armas.

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - MarrocosO Borj Nord, tal como o Borj Sud (Forte do Sul), foi construído pelo sultão Ahmed al-Mansour, no século XVII, mais para manter a população de Fez sob controle do que para defender a cidade de um ataque a partir do exterior.

Dicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos Dicas de 2 dias na cidade de Fez - Marrocos

Não deixe de visitar o Cafe Clock – um restaurante tradicional, rápido e super popular dentro da Medina.

Hospedamos no Touria Palace que fica dentro da medina, achei bem legal o lugar e com um ótimo preço.

 Riad Touria palace

café da manhã no Riad Touria palace

 

Gostaram das dicas? Se tiverem alguma dúvida contem aí nos comentários!

Vocês também podem gostar de ler:

Acompanhem também minhas viagens pelo Instagram @mirelletome

Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: