Husavik – O melhor lugar para observação de baleias na Islândia

By 29 de outubro de 2017Tópicos recentes

A Islândia oferece cenários incríveis, por onde quer que você olhar, você vai ficar encantado com suas paisagens! Fizemos uma road trip de 11 dias numa campervan pelo país e quando estávamos no nosso 5 dia de viagem, chegamos à cidade de Húsavík. Nosso principal motivo de passar em Husavik foi para um passeio de observação de baleias. Você sabia que a Islândia é um dos 10 melhores lugares do mundo para ver as baleias? Na verdade, você tem a melhor chance de ver baleias em Husavik mais do que qualquer outro lugar no país. Husavik é considerada como a “Capital das Baleias da Islândia”. Para o nosso passeio de observação de baleias na Islândia, nós escolhemos a Gentle Giants Whale Watching  para ter essa experiência maravilhosa.

Onde fica Husavik?

Husavík é uma pequena cidade situada no norte da Islândia, na baía de Skjálfandi e com uma população de mais ou menos 2800 habitantes.
A cidade é bem pequena, com uma igreja linda rodeada por casas de telhados coloridos em frente ao porto.
Husavík vivia exclusivamente da indústria pesqueira.  Durante muito tempo, as baleias na Islândia tradicionalmente acabavam nos pratos em forma de filés. Mas os tempos mudaram, e com o crescimento do turismo nos últimos anos, esses animais se tornaram estrelas do eco turismo.
Os islandeses eram na sua maioria, contra a lei internacional que proíbe a captura e matança destes mamíferos. Mas neste caso, o apurado faro para o negócio de uma família, descobriu que afinal as baleias poderiam, através do turismo, impulsionar mais a economia local do que da matança das mesmas. A empresa Gentle Giants Whale Whatching, foi fundada em 2001, quando onze pessoas experientes e diversas outras em Húsavík decidiram combinar seus anos de experiência em vários campos para estabelecer uma nova empresa de viagens e turismo em Húsavík. Eles restauraram um antigo barco de carvalho, originalmente usado para pescar e caçar baleias, e colocá-lo novamente em uso, navegando com os visitantes em torno de Skjálfandi Bay à procura de baleias – Mas, não para caça, mas para assisti-las. Desde então, Húsavík transformou-se na capital europeia da observação das baleias (whale watching).

A costa de Husavík recebe durante o período de junho a outubro mais de vinte espécies de baleias diferentes em suas águas, além de algumas espécies de golfinhos.  Se você tem curiosidade de observar estes gentis gigantes do mar, não deixe de fazer este maravilhoso passeio com a Gentle Giants Whale Watching.

Porque escolhemos a Gentle Giants?
Embora, existem várias empresas de observação de baleias em Husavik, reservamos o nosso passeio com  a Gentle Giants por serem ”Respeitosos e responsáveis com vida selvagem”,
enfatizando uma experiência positiva com todos os aspectos da conservação, proteção do meio ambiente e tratamento da natureza com respeito, apoiando e contribuindo para o ecossistema e o turismo sustentável em todo o mundo.

    

Indo ao encontros das Baleias

“A Gentle Giants não vai a caça das baleias, vai ao encontro delas no seu habitat natural”.

Há uma excelente chance de ver muitas baleias durante o passeio, ou talvez não.  No verão, são 96% de chance de ver as baleias, já no inverno, há 92% de chance, e você também tem grande chance de não vê-las, isso porque é tudo natural.

 

 

Algumas das espécies de baleias que podem ser vistas por lá

Na Baía de Skjalfandi, você tem a chance de ver as seguintes espécies: Baleia Minke, Baleia Humpback, Golfinho Branco, Marmota, Baleia-azul, Baleia de barbatana, baleia-craveira do Norte, Baleia-assassina (Orca), Baleia Sei, Baleia-piloto e Cachalote. Você pode aprender mais sobre as baleias da Baía de Skjalfandi, incluindo seus sons, no site da Gentle Giants Whale Watching.

Há também outros tipos de passeios disponíveis no site, entre eles, a observação de aves, o principal e mais procurado é o papagaio-do-mar (Punffin). A temporada vai de 15 de abril a 20 de agosto.

A Gentle Giants oferece a todos os passageiros a bordo, uma roupa (estilo macacão térmico)  bem quente e confortável.  Mesmo assim recomendo que leve touca, luvas e cachecol por causa do vento.

  

Em busca das baleias

Depois de 30 minutos de viagem em auto mar,  o capitão parou o barco e ficamos a espera delas aparecerem, depois de uns 8-10 minutos olhando por todos os lados na esperança de vê-las….tchan tchan tchan

 

    

Eis, que de repente, eu vi minha primeira baleia ao vivo, bem de pertinho. Meus olhos não acreditavam no que estava vendo! Uma massa negra subiu logo acima da superfície da água e vimos aquele jato d’água vaporizando no ar. Esta gentil criatura vagava com suas costas destacada sobre a superfície do mar e num instante, ela se foi. Nem um minuto depois, um anúncio da equipe nos informou:

“Uma baleia no fundo à direita, a cerca de 200 metros!”

A partir desse momento, mal consegui conter minha excitação. As baleias estavam aparecendo e desaparecendo por todos os lugares.

 

Duas baleias jubarte apareceram, não deram saltos, mas mostraram o dorso, exibindo a barbatana dorsal, e quando queriam submergir mais tempo, mergulhavam profundamente mostrando a cauda. Os capitães dos barcos tentavam adivinhar onde elas emergiriam novamente e assim que elas eram vistas, rapidamente eles se aproximavam com barco.

Foram três horas cheias de emoções e expectativas de poder vê-las fazendo acrobacias, mas elas estavam tímidas, apareceram várias vezes, até que a última mergulhou nas profundezas,  despedindo com sua barbatana e cauda submergindo no mar. Terminamos o passeio com um delicioso chocolate quente acompanhado com rosquinhas!

Tivemos três horas fantásticas observando as baleias. A recompensa foi enorme, pois vimos 2 baleias Jubarte. É muito importante para nós dois que não tenha qualquer tipo de impacto negativo com os animais enquanto viajamos. Estou confiante de que escolhemos a empresa certa, visando o bem estar dos turistas e principalmente, que não prejudique a vida selvagem desses seres tão lindos.

Obrigada Gentle Giants pela experiência maravilhosa e pelo trabalho lindo de vocês, juntamente com todos da equipe!

 

 

 

 

HARBOUR SIDE
640 HÚSAVÍK
ICELAND

TEL. +354 464 1500
INFO@GENTLEGIANTS.IS

www.gentlegiants.is/

                  

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: