Conhecendo as belezas da Toscana de carro – Itália

By 17 de abril de 2016Tópicos recentes

Seguindo nossa viagem pela Itália, fomos conhecer as paisagens mais lindas da Toscana.

Vinhedos, oliveiras, trigo e papoulas disputam cada cantinho da região. São inúmeras histórias e lendas, repletas de arte, mas também de muito sangue, principalmente pelas guerras entre Florença e Siena. É na Toscana que estão importantes vinhos, como Brunello di Montalcino e, claro, o Chianti.

Toscana é tão fascinante que dificilmente pode ser explicado em palavras, mesmo se você ouvir sobre as experiências de outras pessoas, a Toscana tem de ser experimentado e explorado em primeira mão, é algo que você tem que ver com seus próprios olhos.

IMG_8471

IMG_8437

IMG_8441

Há várias formas de conhecer Toscana, de carro, de bike e até a pé, mas se você é daqueles que prefere tours guiados, também ha várias companhias que prestam estes mesmos serviços, nós alugamos carro, que facilitou de mais nossa vida, (ou dificultou), vou explicar: para encontrar os lugares mais famosos da Toscana, aqueles que você vê nas pesquisas do google, não é tarefa fácil não, mesmo depois de ler dezenas de artigos sobre a Toscana e com tudo anotado, confesso que damos voltas e voltas, porque tudo por lá é bastante parecido, e geralmente estes lugares estão meio que escondidos entre varias estradinhas que liga uma cidade à outra.

Entre Florence e Siena é possível ver lindas paisagens, mas recomendo continuar o caminho para além Siena, onde estão as paisagens mais  incríveis e  panorâmicas da Toscana, o Val d’rocia.

IMG_8480

A Toscana é composta de impressionantes colinas e vilarejos medievais.

Assista também o video completo da nossa viagem pela Toscana de carro

 

Val d’Orcia

Localizado no sul da Toscana, o Vale Orcia ou Val d’Orcia é definitivamente um cenário de filme, e não é pra menos, ja foi cenário para ” SOB O SOL DA TOSCANA, OS GLADIADORES, ROMEO E JULIETA” e vários outros filmes famosos. Umas férias em Valdorcia é uma viagem especial entre sabores e panoramas maravilhosos que você nunca vai esquecer. Suas colinas suaves parecem desaparecer no horizonte com uma sucessão elegante de cores suaves, com vários tons de verdes, amarelos e marrons. Situado no meio deste vale sem fim, você vai encontrar vilarejos pitorescos, como, Montalcino, Pienza e San Quirico d’Orcia, cercados por oliveiras e vinhedos. Castelos medievais, colinas ensolaradas, cidades em morros isolados, encantadoras casas de campo, casas rurais isoladas, avenidas de ciprestes, fileiras de vinhas, olivais e campos de trigo de ouro são apenas alguns dos elementos das paisagens fantásticas de Val dorcia!

IMG_8553

Este lugar fica entre LA FOCE E CASTELLUCCIO, em Val D’orcia

Esta maravilhosa região no sul da Toscana se estende ao longo das províncias de Siena e Grosseto. A área está agora protegida como parque natural e cultural, e que tem sido reconhecido como Património Mundial pela UNESCO desde 2004.

IMG_8572

Pelos caminhos da Toscana , ha várias plantações de girassóis, trigo, flores silvestres , uvas…

IMG_8402

Principais cidades em Val d’Orcia: Montalcino, San Quirico d’Orcia e Pienza!

Chiante

Partindo de Firenze, a primeira cidade que encontramos é Greve in Chianti, considerada a porta de entrada para esta região renomada pela produção de vinho tinto. Chianti é uma das mais belas, e, provavelmente, uma das mais famosas áreas na Toscana, suas colinas e vilas no morro são típicos nesta região.

IMG_8614

 

Há muitos lugares para visitar, e muitos quilómetros para viajar, Chianti é uma área grande e pode ser difícil se movimentar, especialmente se você estiver planejando usar o transporte público. Por outro lado, dirigir em Chianti pode ser uma experiência agradável e divertida, as estradas em Chianti são boas, embora tenha muitas curvas, a viagem é bem tranquila, e para qualquer direção que você olhe, vai se encantar com as vista deslumbrantes daquele lugar, e não esqueça de andar sempre com um mapa detalhado ou navegador GPS na mão!).

IMG_8616

A melhor época para visitar Toscana, é na época da colheita das uvas em setembro, ou imediatamente antes da colheita para ver as vinhas curvando-se fortemente com o amadurecimento das uvas Sangiovese – que é responsável por fazer Chianti Classico. Durante setembro a maioria das cidades em Chianti celebram a colheita Sangiovese com festivais de vinho, como a Vino al Vino realizada na terceira semana de setembro (17-19) na pequena cidade de Panzano in Chianti, onde muitos vinhos locais podem ser degustados a copo .

IMG_8618

IMG_8407

IMG_8409

Como chegar em Chiante

A Chiantigiana (SR 222) é uma das rotas de automobilismo mais belas e encantadoras da Itália, indo diretamente ao sul de Florença para Sienna cortando o coração da zona de vinho Chianti Classico. De Siena você pega a estrada velha Chiantigiana evitando a rodovia Firenze-Siena.

IMG_8376

Montalcino

 

IMG_8541

IMG_8542
Montalcino é famosa por Brunello, provavelmente o mais famoso e mais caro vinho tinto da Itália. Visite o majestoso Rocca, uma fortaleza do século 14, com um bar de vinhos que oferece vinhos locais.

A cidade montanhosa de Montalcino, completamente cercada por muralhas, situa-se no Val d’Orcia, a poucos quilômetros de Pienza e do Senesi Creta e não muito longe do Monte Amiata. Reconhecido pelo seu mundialmente famoso vinho Brunello di Montalcino é também um lugar de conto de fadas para passar um dia imerso na história e paisagens da Toscana. Subir ao topo da colina você tem uma vista espectacular sobre todo o vale, caracterizada por vinhas, olivais, campos e outras pequenas vilas.

IMG_8434

Montalcino manteve-se praticamente inalterada ao longo dos séculos, com as suas muralhas do século 13 e seu centro histórico dominado pela fortaleza do século 14.

Como chegar la

De Siena: Montalcino está situado a 42 km de Siena

De Florença: Montalcino está situado a 110 km de Florença

Montalcino fica a 45 minutos de carro do Siena na estrada SS2. A melhor maneira de chegar lá é de carro ou moto. Não há nenhuma estação de trem, a mais próxima é em Buonconvento, e então você tem que pegar um ônibus.

Leia também sobre Portofino

Pienza

IMG_8507

Pienza é bastante pequena, por isso recomendo explorá-la devagar, saboreando suas vistas impressionantes, o vale, as construções antigas de tijolo vermelho, varandas repletas de vasos de flores e ruas mais escondidas e misteriosas.Quando você está em Pienza não se esqueça de dar um passeio na Via dell’Amore, uma estrada estreita com varanda panorâmica que oferece uma vista deslumbrante sobre o Val d’Orcia. Aconselho comprar e degustar os queijos típicos da cidade em uma das muitas lojas de queijo: o “Pecorino di Pienza” é uma especialidade local, queijo de ovelha, portanto, não perca!

 

IMG_8500

Essa estradinha foi gravado a cena do filme O GLADIADOR, onde Maximus vai de volta para casa da guerra ao longo de um trajeto alinhado de ciprestes e chega tarde demais para salvar sua família

 

IMG_8497

Para chegar até aqui, coloque no GPS o nome TERRAPILLE, que é o nome da fazenda, que hoje funciona como agroturismo.

IMG_8503

Você também pode gostar de Um giro por Cinque Terre 

 

 

 

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion One Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: