
Seguindo nossa viagem pela Itália, fomos conhecer as paisagens mais lindas da Toscana.
Vinhedos, oliveiras, trigo e papoulas disputam cada cantinho da região. São inúmeras histórias e lendas, repletas de arte, mas também de muito sangue, principalmente pelas guerras entre Florença e Siena. É na Toscana que estão importantes vinhos, como Brunello di Montalcino e, claro, o Chianti.
Toscana é tão fascinante que dificilmente pode ser explicado em palavras, mesmo se você ouvir sobre as experiências de outras pessoas, a Toscana tem de ser experimentado e explorado em primeira mão, é algo que você tem que ver com seus próprios olhos.
Há várias formas de conhecer Toscana, de carro, de bike e até a pé, mas se você é daqueles que prefere tours guiados, também ha várias companhias que prestam estes mesmos serviços, nós alugamos carro, que facilitou de mais nossa vida, (ou dificultou), vou explicar: para encontrar os lugares mais famosos da Toscana, aqueles que você vê nas pesquisas do google, não é tarefa fácil não, mesmo depois de ler dezenas de artigos sobre a Toscana e com tudo anotado, confesso que damos voltas e voltas, porque tudo por lá é bastante parecido, e geralmente estes lugares estão meio que escondidos entre varias estradinhas que liga uma cidade à outra.
Entre Florence e Siena é possível ver lindas paisagens, mas recomendo continuar o caminho para além Siena, onde estão as paisagens mais incríveis e panorâmicas da Toscana, o Val d’rocia.
A Toscana é composta de impressionantes colinas e vilarejos medievais.
Assista também o video completo da nossa viagem pela Toscana de carro
Val d’Orcia
Localizado no sul da Toscana, o Vale Orcia ou Val d’Orcia é definitivamente um cenário de filme, e não é pra menos, ja foi cenário para ” SOB O SOL DA TOSCANA, OS GLADIADORES, ROMEO E JULIETA” e vários outros filmes famosos. Umas férias em Valdorcia é uma viagem especial entre sabores e panoramas maravilhosos que você nunca vai esquecer. Suas colinas suaves parecem desaparecer no horizonte com uma sucessão elegante de cores suaves, com vários tons de verdes, amarelos e marrons. Situado no meio deste vale sem fim, você vai encontrar vilarejos pitorescos, como, Montalcino, Pienza e San Quirico d’Orcia, cercados por oliveiras e vinhedos. Castelos medievais, colinas ensolaradas, cidades em morros isolados, encantadoras casas de campo, casas rurais isoladas, avenidas de ciprestes, fileiras de vinhas, olivais e campos de trigo de ouro são apenas alguns dos elementos das paisagens fantásticas de Val dorcia!
Esta maravilhosa região no sul da Toscana se estende ao longo das províncias de Siena e Grosseto. A área está agora protegida como parque natural e cultural, e que tem sido reconhecido como Património Mundial pela UNESCO desde 2004.
Principais cidades em Val d’Orcia: Montalcino, San Quirico d’Orcia e Pienza!
Chiante
Partindo de Firenze, a primeira cidade que encontramos é Greve in Chianti, considerada a porta de entrada para esta região renomada pela produção de vinho tinto. Chianti é uma das mais belas, e, provavelmente, uma das mais famosas áreas na Toscana, suas colinas e vilas no morro são típicos nesta região.
Há muitos lugares para visitar, e muitos quilómetros para viajar, Chianti é uma área grande e pode ser difícil se movimentar, especialmente se você estiver planejando usar o transporte público. Por outro lado, dirigir em Chianti pode ser uma experiência agradável e divertida, as estradas em Chianti são boas, embora tenha muitas curvas, a viagem é bem tranquila, e para qualquer direção que você olhe, vai se encantar com as vista deslumbrantes daquele lugar, e não esqueça de andar sempre com um mapa detalhado ou navegador GPS na mão!).
A melhor época para visitar Toscana, é na época da colheita das uvas em setembro, ou imediatamente antes da colheita para ver as vinhas curvando-se fortemente com o amadurecimento das uvas Sangiovese – que é responsável por fazer Chianti Classico. Durante setembro a maioria das cidades em Chianti celebram a colheita Sangiovese com festivais de vinho, como a Vino al Vino realizada na terceira semana de setembro (17-19) na pequena cidade de Panzano in Chianti, onde muitos vinhos locais podem ser degustados a copo .
Como chegar em Chiante
A Chiantigiana (SR 222) é uma das rotas de automobilismo mais belas e encantadoras da Itália, indo diretamente ao sul de Florença para Sienna cortando o coração da zona de vinho Chianti Classico. De Siena você pega a estrada velha Chiantigiana evitando a rodovia Firenze-Siena.
Montalcino
Montalcino é famosa por Brunello, provavelmente o mais famoso e mais caro vinho tinto da Itália. Visite o majestoso Rocca, uma fortaleza do século 14, com um bar de vinhos que oferece vinhos locais.
A cidade montanhosa de Montalcino, completamente cercada por muralhas, situa-se no Val d’Orcia, a poucos quilômetros de Pienza e do Senesi Creta e não muito longe do Monte Amiata. Reconhecido pelo seu mundialmente famoso vinho Brunello di Montalcino é também um lugar de conto de fadas para passar um dia imerso na história e paisagens da Toscana. Subir ao topo da colina você tem uma vista espectacular sobre todo o vale, caracterizada por vinhas, olivais, campos e outras pequenas vilas.
Montalcino manteve-se praticamente inalterada ao longo dos séculos, com as suas muralhas do século 13 e seu centro histórico dominado pela fortaleza do século 14.
Como chegar la
De Siena: Montalcino está situado a 42 km de Siena
De Florença: Montalcino está situado a 110 km de Florença
Montalcino fica a 45 minutos de carro do Siena na estrada SS2. A melhor maneira de chegar lá é de carro ou moto. Não há nenhuma estação de trem, a mais próxima é em Buonconvento, e então você tem que pegar um ônibus.
Leia também sobre Portofino
Pienza
Pienza é bastante pequena, por isso recomendo explorá-la devagar, saboreando suas vistas impressionantes, o vale, as construções antigas de tijolo vermelho, varandas repletas de vasos de flores e ruas mais escondidas e misteriosas.Quando você está em Pienza não se esqueça de dar um passeio na Via dell’Amore, uma estrada estreita com varanda panorâmica que oferece uma vista deslumbrante sobre o Val d’Orcia. Aconselho comprar e degustar os queijos típicos da cidade em uma das muitas lojas de queijo: o “Pecorino di Pienza” é uma especialidade local, queijo de ovelha, portanto, não perca!

Essa estradinha foi gravado a cena do filme O GLADIADOR, onde Maximus vai de volta para casa da guerra ao longo de um trajeto alinhado de ciprestes e chega tarde demais para salvar sua família

Para chegar até aqui, coloque no GPS o nome TERRAPILLE, que é o nome da fazenda, que hoje funciona como agroturismo.
Você também pode gostar de Um giro por Cinque Terre
[…] Leia todas as dicas aqui: Conhecendo as belezas da Toscana de carro […]