Descobrindo a Croácia em 7 dias

By 2 de fevereiro de 2015Tópicos recentes

Descobrindo a Croácia em 8 dias

New Image

A Croácia é um país jovem, que conseguiu sua independência da antiga Iugoslávia em 1991, após uma longa guerra que fez os turistas desaparecerem durante alguns anos. Desde então, o país tem investido pesado no turismo e voltou a ser um dos destinos de veraneio mais  procurados pelos europeus. Hoje em dia nem se nota os reflexos do pós-guerra: monumentos públicos e estradas estão bem conservados. Além de praias e ilhas fantásticas sobre o mar cristalino do Adriático. A culinária croata tem muita influência da Itália, mas sua especialidade mesmo são frutos do mar.

Zagreb a capital é o centro cultural, científico, econômico e administrativo da Croácia. É uma cidade pacata, arborizada, totalmente remodelada após a guerra que desintegrou a Iugoslávia. Apesar de ser o centro administrativo do país, Zagreb não parece sofrer dos problemas de uma cidade grande. Uma boa maneira de conhecer a cidade quando se tem pouco tempo é andar de bonde e fazer inúmeras baldeações. Em uma hora e meia é possível rodar a cidade de norte a sul, da periferia de Zagreb numa ponta até o início da zona rural na outra.

A COSTA DÁLMATA

Um passeio que vem ganhando muitos fãs na Croácia é o cruzeiro pela costa do Adriático. Desde o arquipélago de Zadar até Dubrovnik, ao sul, passando pelo paraíso do windsurfe em Brac e as montanhas e casas históricas de Hvar, Vis, Mljet e Jelsa, o turista fica mesmerizado com o belo espetáculo de ilhas rochosas, belo mar, história e natureza. Há ferries que ligam cada uma das ilhas e há boas pousadas em boa parte delas.Nossa viagem para a Croácia foram 7 dias de muita aventura , conhecemos Zadar- Plitvice Lakes- Kornati- Split – Brac – Brela – Dubrovnik.

Nossa aventura pela Croácia começou em Zadar e terminou em Dubrovnik, fizemos a maioria da viagem de ônibus, que é relativamente barato, durmimos 2 noites em Zadar, 1 em Split ,1 em Brela e 2 noite em Dubrovnik.

 

Zadar

IMG_5913IMG_5914

 

Nos últimos anos Zadar sofreu um renascimento surpreendente. Cafés e bares estão cheios, museus e igrejas foram restauradas e os turistas estão chegando para aproveitar as praias, bares, restaurantes e ofertas culturais. Não só é Zadar um dos mais historicamente interessante cidades do Adriático, mas encontra-se a uma curta distância de quatro parques nacionais: Lagos Plitvice, Cachoeiras de Krka, Paklenica e Norte Velebit, e existem passeios de barco para o Parque Nacional de Kornati Islands. Há também as grandes ilhas de Pag e Dugi Otok para visitar, bem como um arquipélago de ilhas menores, como Kornati, Ugljan, Pasman, Molat e Premuda.

Chegamos em Zadar pela tarde e fomos conhecer o centro da cidade e depois jantar, nós estávamos em dúvida se alugava um carro para ir até ao parque Plitivce Lakes ou se compraria o passeio pela agência, e decidimos comprar pela agência, e eu me arrependo muito, a guia andava muito rápido e quase não tinha tempo para tirar fotos, mas como era baixa temporada, com poucos turistas, ainda deu para aproveitar bastante ( as passarelas são estreitas e com muita gente fica difícil transitar pelo parque.

 

Plitvice Lakes

IMG_6086 parque-dos-Lagos-Plitvice-croacia plitvice-lakes-national IMG_6207

IMG_6232 IMG_6258 IMG_6103 IMG_6131 IMG_6170 IMG_6274 IMAG4299 IMAG4382_1 IMG_6271 IMG_6272

Foi amor a primeira vista! Sim, sabe aquela foto que você vê na internet e pensa que paraiso é esse e onde fica? Exatamente assim que aconteceu quando vi a foto do Plitvice Lakes, mal pude esperar pelas próximas férias e ver de perto o que mais parecia um quadro desenhado à mão, simplismente deslumbrante.

Localizado a cerca de 150 quilômetros da capital Zagreb ou 118 km de Zadar, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia, é formado por lagos e cachoeiras de uma cor turmalina que impressiona os visitantes.

Plitvice Lakes National Park é uma reserva florestal de 300km quadrados no centro de Croácia. É conhecida por uma cadeia de 16 lagos em socalcos, unidas por cascatas, que se estendem em um desfiladeiro de pedra calcária. Reserve 3-4 horas para andar pelas passarelas do parque, além de toda beleza o parque é bem estruturado com lugares para fazer picniques, banheiros e restaurantes.

Há duas entradas para o Parque – 1 entrada para os lagos inferiores e entrada 2 excitingly intitulados para os lagos superiores. Entrada 2 (e, portanto, alguns do parque) está normalmente fechada no inverno (novembro a abril).

Mais informações sobre o parque neste post aqui – Parque Nacional Plitvice Lakes

Kornati

Sibenik-archipelago

foto aérea

IMG_5992 IMG_6024 IMG_5961 IMG_5996 IMG_5976 IMG_6010

O arquipélago Kornati, como um grupo ilha separada e especial localizado entre Šibenik e Zadar ilhas, abrange a área de cerca de 320 km2 e inclui cerca de 150 unidades de terra, localizados permanentemente ou frequentemente acima do mar. O arquipélago faz 12% de todas as ilhas do Adriático croata – 1.264 ilhas, 67 delas habitadas. Esse passeio foi uma verdadeira aventura, uma mistura de medo e adrenalina. O tempo não estava muito favorável para esse passeio, mas como tínhamos poucos dias, arriscamos assim mesmo, pegamos o barco com mais outras 20 pessoas com destino ao arquipélago, no caminho começou a ventar muito e o barco começou a balançar e parecia que ia virar, perguntamos se aquilo era normal e o comandante so ria de nós, depois de muitos vira e não vira chegamos a uma praia e de la caminhamos até o pico mais alto de uma das ilhas, de lá tínhamos uma vista panorâmica do arquipélago, na volta passamos na própria casa do comandante para almoçar e voltamos para Zadar. No mesmo dia partimos para Split…

 

Split

10274300_729921007028227_1306247332899966499_n IMAG4416

Split é a segunda maior cidade da Croácia, com pouco mais de 200.000 habitantes, e é a maior cidade na costa do Adriático. Juntamente com a sua história forte – que surgiu a partir de um acordo em torno de um palácio construído pelo imperador romano Diocleciano,  esta animada cidade com certeza vale a pena uma visita, ainda que breve. Têm ligações de ferry para todas ilhas próximas (como, Brac, Hvar, Mjlet, korcula, Vis, Pag)

Brac

IMG_6290 IMG_6301 IMG_6319 get

Brac é, sem dúvida, uma das melhores (e mais fotografadas) ilhas da Croácia. É possível encontrar por lá os melhores pontos para windsurf, mergulho, caiaque, parasailing, esqui aquático, jet ski, wake-boarding, banana boat e muito mais …. E na Costa Sul, a praia de Rat Zlatni (em Bol) é um lugar compensador. Em Split pegamos um ferry até Brac, mas nosso destino era a praia de Bol, alugamos um quadriciculo para chegar até a praia, mas para a nossa tristesa começou a chover no caminho, voltamos todo desanimado para devolver o quadriciculo, mas o pessoal da agência ficaram com pena da gente e trocou por um carro pelo mesmo valor do quadriciculo( ainda existe muita gente boa por esse mundo). O caminho do porto de Brac até Bol, é quase uma montanha russa, subidas, descidas, curvas, tudo à beira de um penhasco, mas que compensa pela vista maravilhosa das paisagens, enfim chegamos na praia e estava completamente deserta( era abril e ainda estava frio para praia) almoçamos por lá e seguimos para Vidova Gora ( o view point para a praia de Bol).

 

Vidova Gora

IMG_6363 IMG_6391 IMG_6393

Há muitas coisas que você deve visitar quando for a Brac. E é sem dúvida nenhuma Vidova Gora, a montanha mais alta de tds ilhas do Adriático( 778 m acima do nível do mar) do alto da montanha vc pode desfrutar de uma das vistas mais espetaculares do Adriático, como vcs podem ver na foto , a praia de Bol – Brac, umas das praias mais bonita da Croácia.

Seguimos viagem de ônibus para Brela…

 

Brela 

IMG_6409 IMG_6415 wpid-imag4598 wpid-imag4549

Com centenas de ilhas e três mil quilômetros de costa, a Croácia tem algumas das mais belas praias da Europa.
Brela é considerada uma das melhores praias da Croácia, com rochedos e alcovas cercadas de árvores, o que dá uma sensação de privacidade toda especial. A praia tem pelo menos 6 quilômetros de areias (com pedrinhas, mas nada que não dê para esquecer com uma boa toalha). 

Pedra de brela, makarska riviera, Dalmácia, Croácia – O cartão postal da cidade.

 

DUBROVNIK

IMG_6671 IMG_6503 IMG_6494 (2) IMG_6475IMG_6674 (2) dubrovnik-riviera-700x300-1

Dubrovnik, presa entre o mar e as montanhas, fica na costa ensolarada do Adriático. Quando chegamos lá não inventamos muita moda, alugamos um carro 24hrs por 40€. Dubrovnik não cabe toda dentro das muralhas medievais que protegem o seu centro histórico e possui muitas atrações que eu dividiria entre Históricas e Praias. A cidade de Dubrovnik é um grande exemplo preservado de cidade medieval, com suas fortificações e portões monumentais. Dubrovnik é muito mais que uma cidade medieval e cheia de história, ela é também um paraíso para quem ama praia, sol e mar, assim como eu. Muitas pessoas aproveitam que estão em Dubrovnik para realizar alguns passeios pelas regiões próximas como passeios de um dia pela Bósnia em locais como Mostar, ou a Montenegro onde fica a Baía de Kotor.

Nós escolhemos Mostar – Bósnia, outra viagem que vai ficar pra sempre em nossas memórias

1 dia em Mostar – Bosnia

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion 3 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: