Plitvice Lakes National park – Croácia

By 13 de fevereiro de 2015Tópicos recentes

A Croácia é um país jovem, que conseguiu sua independência da antiga Iugoslávia em 1991, após uma longa guerra que fez os turistas desaparecerem durante alguns anos. Desde então, o país tem investido pesado no turismo e voltou a ser um dos destinos de veraneio mais  procurados pelos europeus. Hoje em dia nem se nota os reflexos do pós-guerra: monumentos públicos e estradas estão bem conservados. Além de praias e ilhas fantásticas sobre o mar cristalino do Adriático, os Lagos de Pltivice não podem ficar fora do roteiro.

IMG_6094 IMG_6096 IMG_6091 IMG_6126 IMG_6109

Plitvice Lakes National Park declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco é uma reserva florestal de 300km quadrados no centro de Croácia. O parque fica em um lugar estrategico entre Zagreb ( a capital da Croácia) e Zadar. O nosso ponto de partida para o parque foi Zadar, compramos  tuor de um dia com café da manhã e almoço incluso, a viagem de Zadar até o parque é de 1:30h.

O National Park Plitvice Lakes, é a atração turística mais popular da Croácia, a beleza do Parque Nacional encontra-se em seus dezesseis lagos inter-ligados que estão rodeados por muitas cachoeiras e florestas exuberantes.  O parque também é povoado por cervos, ursos, lobos, javalis e espécies de aves raras.

IMG_6260 IMG_6273 IMG_6252 IMG_6276 IMG_6100

Os lagos também são famosos por suas cores em mudança constante, de verde para cinza claro e até mesmo um muito característico azul-turquesa que faz com que esses lagos sejam exclusivos. A cor das águas dos lagos são diferentes, devido aos seus minerais, o mais surpreendente é que, apesar das varias tonalidades de cores diferentes,  a água é totalmente transparente e pode ver perfeitamente os peixes no fundo dos lagos. Cachoeiras de varios tipos e tamanhos também são encontrados em todo o parque, mas definitivamente a minha favorita é esta e você pode ir até quase debaixo dela, e sentir a água que permeia o ar. É realmente espetacular!!! Os lagos são  conectados por milhas e milhas de passarelas, permitindo o acesso íntimo a este paraíso natural.

IMG_6235 IMG_6225 IMG_6222

O parque é atravessado a pé e existem diferentes rotas. Tudo é claramente marcado, então basta escolher o seu percurso e seguir os sinais.

O passeio completo pelo parque dura em média 3-4 horas de caminhada, prepare um bom tennis, uma garrafa d’gua e muita disposição, mas garanto que com tantas paisagens maravilhosas não vai nem ver o tempo passar, e realmente, o parque é lindo e arrancava nossos suspiros…)

IMG_6258 IMG_6244 IMG_6253 IMG_6255 IMG_6170 IMG_6171 IMG_6195 IMG_6202 IMG_6164 IMG_6132

É proibido nadar neste parque, ja que não é assim no parque Krk cachoeiras, onde ha uma área adequada para a natação.

Lagos Plitvice não é apenas para o verão. É um lugar para ser  visitado em qualquer época do ano,  e em cada estação, proporciona um visual diferente, se isso é uma vegetação exuberante na primavera/verão, cores ricas no outono, ou cenas mágicas na neve e gelo no inverno. Mesmo em dias chuvosos, o parque ainda pode ser  explorado, dando um efeito dramático – às vezes borbulhando debaixo de seus pés sobre os caminhos de madeira!
Compreensivelmente, Plitvice podem ser muito movimentado durante o verão e os caminhos podem ser muito lotado. É ideal visitas a tarde no verão e na primavera, que o clima ainda é bom, e o parque está aberto até mais tarde e deve haver menos pessoas.
Observe: Que a entrada 2 (lagos inferiores) é normalmente fechado no inverno – mas ainda há muito para explorar a partir de Entrada 1.

IMG_6087 IMG_6121 IMG_6089 IMG_6098IMG_6056

O Parque está aberto diariamente durante todo o ano, com mais horas de abertura durante o verão (geralmente sete – oito horas). Há uma taxa de entrada que funciona como uma contribuição para a conservação e proteção do Parque, o valor varia entre 55-180 Kunas ( 6-18£). Estudantes tem desconto, não esqueça de lavar o cartão de estudante.

Existem 2 entradas para o parque a entrada 1 e a entrada 2, mas recomendo começar pela entrada 1 onde do alto você terá uma vista panorâmica do parque.

O parque conta com estacionamento, banheiros, restaurantes e uma área enorme para picnics.

IMG_6272 IMG_6209  IMG_6140 IMG_6142 IMG_6145 IMG_6165 IMG_6162

Dinheiro:Kuna

Veja o nosso roteiro de 7 dias pela Croácia 

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion One Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: