Creta e suas praias paradisíacas – Grécia

By 27 de junho de 2016Tópicos recentes

 

Nossa viagem pela Grécia começou por Crete/Creta, a maior ilha grega!

Creta é famosa pela sua natureza impecável, praias cristalinas, um destino ideal para quem quer descansar da vida agitada das grandes metrópoles.

Creta é a maior ilha da Grécia e seu litoral de 1.046 m (650 milhas) oferece centenas de belas praias. Localizado entre o Mar Egeu  do lado sul e do lado norte do Mar da Líbia, Creta também é o berço da Civilização Minóica, povo que habitou a região a partir do ano 7 mil a.C., e que até hoje ainda reflete na arquitetura local.

IMG_7608

Como chegar e se locomover pela ilha

Existem 2 aeroportos em Creta, que fica em Heraklion e  Chania. Nós fomos de Londres para Chania, e já tínhamos um casal de amigos à nossa espera no aeroporto que já estava de férias na ilha. Para circular pela ilha alugamos um carro, é quase impossível se locomover pela ilha por transportes públicos, e principalmente visitar as praias que são longe umas das outras. Mas se caso preferir ou não poder alugar um carro, existem passeios turísticos diários para as praias principais e monumentos históricos.

As principais cidades de Creta são, Chania, Rethymno, Heraklion e Agios Nikolaos.

Carte-Crete-3

Rethymno

Vou começar por Rethymno, a cidade que ficamos hospedados, essa cidade fica entre Chania e Heraklion e é a terceira maior cidade de Creta.

A cidade ainda mantém a sua aparência aristocrática velha, com edifícios que datam do século XVI, portas em arco, escadarias de pedra, um pequeno porto veneziano e ruas estreitas.

A atração principal de Rethymno é a Old Town, com muitos restaurantes, bares, lojas de roupas, bijuterias e survenis.

Rethymno_ www.mirelletome.com

Nós nos hospedamos no Rethymno House Hotel, que fica bem no centro da Old Town( cidade velha), o hotel é muito agradável (cerca de 10 quartos) localizado em uma rua tranquila e central, a uma curta distância de tudo em Rethymno, além de ótimos serviços e preços,  realmente vale a pena. Super recomendo! Para quem gosta de ficar bem centralizado, o hotel fica poucos minutos do Porto e também da estação de ônibus central, de onde sai os ônibus para outras cidades de Creta.

Rethymno também oferece lindas praias, como: Preveli, Rodakino e Plakias

Preveli – 

 

preveli_beach_crete- www.mirelletome.com Preveli-Rethymno-Crete-mirelletome.com crete mirelle tome

Preveli é um lugar de grande beleza natural, esta praia é onde um rio corre para o mar passando por muitas palmeiras e formando um lago perto do mar.

Chania ou Hania

Como a própria Grécia, levaria uma vida inteira para realmente descobrir tudo.

Chania é a segunda maior cidade de Creta, e é o lar de um museu marítimo e um museu arqueológico. A cidade também é uma base popular para os aventureiros que procuram explorar o desfiladeiro de Samaria, que possui uma das ravinas mais longas da Europa. Chania é rica em diversidade, tanto em história quanto em belezas naturais, entre eles,  edifícios antigos, museus, igrejas, lojas de artesanato e dezenas de praias paradisíacas,como: Balos, Elafonissi, Kedrodasos, Falassarna…

Praia de Balos –

IMG_9124 IMG_9132 

 

A água cristalina, areias finas e brancas e um lindo horizonte azul, fazem deste lugar, inesquecível! Perto de Balos Beach Lagoon, há uma ilhota rochosa com um castelo medieval no topo, conhecido como o Castelo do pirata que funcionava como refúgio dos piratas nos tempos medievais.

 

IMG_9098 IMG_9139 IMG_7754

Para chegar em Balos, existem 2 opções: passeio de barco a partir de Kissamos ou Chania Town, ou você pode dirigir uma estrada por 15 km de Kissamos para Balos com 8 km de estrada de terra, a estrada é cheia de curvas em volta de um penhasco, não passamos de 30km por hora, depois de chegar na àrea de estacionamento, tem que andar uns 20 min à pé, passando por uma pastagem de ovelhas até chegar ao Mirante, onde você pode comtemplar uma vista maravilhosa da praia, depois de algumas fotos ainda tem uma descida de mais ou menos 15 min até a praia, o caminho pode ser cansativo, mas vale à pena um mergulho nas águas cristalinas da praia.

IMG_9096 IMG_9141

IMG_9206 IMG_9160

creta www.mirelletome.com

 

Para a volta, para quem quiser optar por um taxi, existem uns donkeys (burros) taxi , por 7 euros, para levar o passageiro até o estacionamento.

Praia de Elafonissi –

 

elafonissi


Localizado no lado ocidental da ilha de Creta, a praia Elafonissi é famosa pela natureza exótica, águas mornas e rasas e pelas misturas de areias douradas e cor-de-rosa. 

IMG_7662 IMG_7676

IMG_8953 IMG_9069

IMG_7677 crete

Elafonissi fica a 75 km de Chania mais ou menos 2h de carro.

Em grego, Elafonissi quer dizer Deer Island(ilha dos veados), mas não cheguei a ver nenhum, apenas algumas Cabras, Bodes e Cabritos.

IMG_9082

IMG_9079
Nós fomos na segunda semana de junho, e a praia estava agradavelmente vazia!
A praia conta com estacionamento gratuito, bar, cadeiras de sol, banheiros e uma lojinha de survenis e utensílios de praia.

Assista o vídeo completo da viagem >>>

 

Falassarna –

Localizado 59 km a oeste de Chania. A baía de Falasarna consistem em cinco praias consecutivas, a mais popular é a linda “Pachia Ammos”, a areia é branca e a água é azul-turquesa. A praia é super organizada com guarda-sóis, bares , restaurantes e várias opções de esportes aquáticos. Durante o verão a praia fica super animada com festas a noite. A praia é acessível por carro ou facilmente ônibus de Kissamos e Chania.

crete www.mirelletome.com

 

Heraklion

Essa é a maior cidade de Creta e também a quarta maior cidade da Grécia, uma metrópole de 200.000 pessoas. Apesar de não ser considerada a mais bonita, seus pontos positivos são muitos – vida noturna agitada e excelentes cafés, bares e restaurantes.

Heraklion é rico em histórias e sua principal referência é o Fortress Koules construída pelos venezianos. A cidade é pontilhada por mosteiros bizantinos, mansões de Veneza, castelos medievais e fontes turcas.

Heraklion é o berço do grande pintor El Greco e o lendário autor Nikos Kazantzakis. É a também onde a civilização minóica floresceu. A meia hora de carro do centro da cidade leva você para as Knossos, um palácio impecavelmente restaurado.

Praias perto de Heraklion: Matala e Tymbaki

Matala –

As cavernas de Matala são identificadas como grutas artificiais esculpidas pelo homem e foram usados como túmulos no período romano anos atrás nos penhascos íngremes que se elevam acima do lado norte da baía e da praia.

beach-view-from-the-inside-of-the-caves-of-matala-in-phaistos dscn2818

 

Como chegar em Creta
De avião: o aeroporto internacional de Heraklion “Nikos Kazantzakis” está localizado a apenas 5 km de distância do centro da cidade de Heraklion e o aeroporto Internacional de Chania, onde opera a maioria das companhias aéreas de Low Cost.

Por balsa: o porto de Heraklion é o maior porto de Creta. Há uma ligação diária a partir do porto de Heraklion ao porto Pireu, em Atenas. Também a partir do porto de Heraklion há uma conexão para outras ilhas gregas como Santorini e onde chega a maioria dos navios de cruzeiro.

IMG_9022 IMG_9059

IMG_7698 IMG_8948

IMG_9106 IMG_9122

IMG_8949 IMG_9013

Dicas finais e importantes:

  • Ao contrário de qualquer outro país da Europa, a Grécia é avessa ao uso do cartão de crédito, principalmente nas ilhas. Por isso, antes de se sentar à mesa, confira se ele será aceito no restaurante, tenha sempre dinheiro em espécie na carteira e usufrua dos caixas eletrônicos.
  • Para quem deseja ir para Santorini, existem ferrys todos os dias a partir do Porto de Heraklion em 2 horários: as 8:30 e as 9:00h da manhã. E do porto de Rethymno apenas 2 vezes por semana, e o tempo de ferry de Creta para Santorini varia de 1:30h a 2:30h.
  • Para quem estiver hospedado em Rethymno( como foi o nosso caso) há ônibus diariamente de hora em hora para Heraklion a partir da estação de ônibus de Rethymno, o primeiro ônibus sai às 7:00h e o tempo de viagem até Heraklion são 1:30, o preço do bilhete são 8€ por pessoa, e a estação de ônibus de Heraklion( ou rodoviária no Brasil) fica 5 min andando do porto. (pegamos o ônibus das 7:00 em Rethimno e chegamos em Heraklion às 8:30, e o ferry saiu às 9:00)

Seguimos nossa viagem para Santorini, todas as dicas neste post aqui >>> Santorini a ilha mais romantica da Grécia

 

DCIM101GOPROG0505422.  DCIM101GOPROGOPR5514. DCIM101GOPROGOPR5472. DCIM101GOPROGOPR5462. DCIM101GOPROGOPR5456. DCIM101GOPROGOPR5454. DCIM101GOPROGOPR5451. DCIM101GOPROGOPR5351.

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion One Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: