3 dias em Istambul – Turquia

By 23 de março de 2015Tópicos recentes

Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes: Europa e Ásia.

Nele convergem as civilizações do Oriente e do Ocidente. É esta enorme riqueza e diversidade cultural que fascina os visitantes em  Istambul. Os museus, igrejas, palácios, grandes mesquitas, bazares e uma vista espectacular sobre a beleza natural parecem ambiente inesgotável.
Istambul está localizado junto ao Estreito de Bósforo, que liga o Mar de Marmara ao Mar Negro e separa a parte asiática da Europa. Um canal de sete quilômetros, chamada de Golden Horn que corta a parte europeia da cidade .
Devido à sua localização estratégica entre a Ásia e a Europa, Istambul tem tido ao longo da história uma grande importância geopolítica e sofreu muitas vezes com o domínio de outros estados que pretendiam exercer a sua influência nesta área. Em homenagem ao seu fundador, a cidade foi nomeada como Bizâncio. Mais tarde, depois de vários monumentos importantes construído durante o reinado do Imperador Constantino, o Grande, a cidade foi renomeada Constantinopla: Cidade de Constantino. Após a conquista pelos otomanos, tornou-se Istambul, uma das maiores e mais populosas cidades da Europa, com uma área de 7.500 km2, em uma extensão de 150 km.

Hoje, Istambul é o centro econômico da República da Turquia. Um desfile contínuo de navios petroleiros e barcos mercantes cruza nas águas sobre o Bósforo. A história de suas ruas, bairros, templos, mesquitas e palácios alimenta a vida de uma cidade e um povo que se abre para o futuro, enquanto o pôr do sol ainda continua brilhando a mesma luz dos séculos passados ​​às margens do Bósforo em Istambul.

 

Mesquita Azul (Sultanahmet Mesquita) Blue Mosque

A Mesquita Azul é um dos monumentos mais famosos do mundo islâmico.É uma arte autêntica por sua arquitetura, com seus seis esbeltos minaretes e seu majestoso domo, representa o supremo exemplo da arquitetura clássica otomana, por sua cúpula central de 43 m de diâmetro e 23 m de altura que se sustenta em quatro pilares. A mesquita é conhecida como a Mesquita Azul por causa de azulejos azuis que cercam as paredes do interior, por que na verdade por fora não tem nada de azul 🙂  . A mesquita foi construída entre 1609 e 1616  durante o governo de Ahmed .

A mesquita está aberta ao público todos os dias da semana, mas algumas regras devem ser observadas:
– mulheres devem cobrir pernas, braços e cabeça;
– todos devem tirar os sapatos a partir do local indicado;
– não se pode acessar à área reservada às orações dos muçulmanos
 IMG_0128IMG_0127 IMG_0079IMG_0066   IMG_0032IMG_4381

Hagia Sophia ( Basílica de Santa Sofia)

Quando o imperador Justiniano Christian inaugurou Hagia Sophia, o que significa Igreja da Sabedoria Divina, no ano de 537 dC, foi o edifício mais impressionante do mundo e continua a ser o coroamento do Império Bizantino por mais de um milênio. No século 15, Mehmet, o Conquistador, converteu-o a partir de uma igreja cristã a uma mesquita, acrescentando minaretes, túmulos e fontes. A Turquia se tornou uma república secular em 1923 e Hagia Sophia foi estabelecido como um museu 12 anos depois.

Projetado para representar os céus, os visitantes podem se maravilhar com acúpula enorme com 56m  de altura.

Horários de visita: Terça a Domingo 09:00-17:00 (de Nov a Maio, inverno);

Terça a Domingo 0900-1900 ( de Jun a Out, verão). Fechado às segundas para oração.

 

IMG_0350 IMG_0107 IMG_0123 IMG_0131 IMG_0353IMG_0678

 Cisterna Basílica (Yerebatan)

Às vezes referido como o Palácio Submerso de Istambul, a Cisterna da Basílica foi o reservatório de água necessária para o palácio bizantino. Esta estrutura atmosférica enorme, medindo 140m  por 70m, ainda contém alguns metros de água, sobre as quais passarelas de madeira foram construídas. Muitas das 335 colunas que sustentam o teto da catedral foram recicladas a partir de templos pré-cristãos – como as cabeças de Medusa que são usados como bases de coluna, furtados do Templo de Apolo em Didyma . A cisterna foi usada como um set de filmagem do filme de James Bond, Russia With Love (1963).

 

IMG_0194IMG_0157basilica-cistern

O Bósforo

Istambul é uma cidade que tem uma especialidade única de ser fundada em dois continentes e o belo Bósforo é um estreito natural que divide esses dois continentes. Passear de barco ao longo das margens do Bósforo é uma das atividades mais importante, feitas pelos visitantes, com um comprimento de 32 km é decorado com belos palácios Ottomanos, com fortalezas, mesquitas, casas de madeira, duas pontes de suspensão e uma paisagem excepcional.

 

IMG_0516 IMG_0613IMG_0509 IMG_0474IMG_0512  IMG_0595 IMG_0635 IMG_0636 IMG_0646

 

 Kapali Çarşisi (Grand Bazaar)

 

O famoso e enorme  bazar  é o mais conhecido dos mercados de Istambul e é o maior e mais antigo mercado coberto da Turquia que oferece excelentes lojas: belos tapetes turcos, azulejos, cerâmica, roupas feitas de couro, algodão e lã,  e todos os tipos de outras coisas, com 61 ruas cobertas e mais de 3.000 lojas que atraem entre 250.000 e 400.000 visitantes por dia. Pechinchar é essencial na maioria das lojas.

IMG_0225IMG_0222IMG_0207rsz_grand_bazaar_istanbul_st1IMG_0139

 

 Spice Market
Este mercado em forma de L, de frente para o Corno de Ouro, foi construído no século 17 como uma extensão para Yeni Camii (Mesquita Nova), e financiado pelo dinheiro pago a título de imposto sobre bens egípcios. Originalmente famoso por suas especiarias exóticas e os óleos do Oriente, hoje em dia também vende frutas secas,doces, e uma infinidade de lembranças a preços geralmente mais baixos do que o Grand Bazaar. Suas ruas circundantes são um centro de atividade comercial, com artesãos locais, comerciantes e uma grande variedade de queijos e azeitonas.

IMG_0328 IMG_0322 IMG_0320IMG_0325  IMG_0668 IMG_0672

 

 

Outros pontos interessantes:

Gálata Tower:  A varanda no topo da Torre de Gálata tem uma vista inesquecível da cidade.

Topkapi Palace: O Topkapi Palace é um grande palácio em Istambul, que foi a residência principal dos sultões otomanos por aproximadamente 400 anos de seu reinado de 624 anos.

Süleymaniye Mosque: A Mesquita Süleymaniye é uma mesquita imperial otomana situada no terceiro monte de Istambul. É a maior mesquita da cidade, e um dos pontos turísticos mais conhecidos de Istambul.

 

Istambul é uma linda cidade, rica em cultura com um povo hospitaleiro, fomos em fevereiro e  ficamos apenas 2 dias , mas deu pra visitar os pontos mais importantes da cidade.

 

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta minha página no Facebook 

Veja nossas fotos no Instagram

 

 

 

IMG_0143 IMG_0196 IMG_0197 IMG_0279  IMG_0303 IMG_0307 IMG_0390 IMG_0653IMG_0571IMAG0969IMG_0290

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion One Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: