O que ver e fazer em 3 dias em Praga – República Tcheca!

By 26 de março de 2017Tópicos recentes

orbitz-prague-charles-bridge

Rica em cultura, história, catedrais e monumentos medievais, Praga é visualmente deslumbrante de todos os ângulos. Além da arquitetura barroca bem preservada, o ambiente cosmopolita da cidade e da história literária faz de Praga um destino mágico para todos os tipos de viajantes. Praga oferece muitas opções para passeios turísticos e exploração Cultural. Aqui estão algumas sugestões sobre como passar três dias na também conhecida como “Golden City”, cidade dourada!!!

prague

A cidade é tão bonita que foi poupada por Hitler … ou pelo assim é o que a história diz. Praga é um enigma vivo que vai das construções mais antigas às mais modernas, abrigando algumas das melhores arquiteturas em toda a Europa, o encanto de Praga viveu guerras agressivas, e hoje atrai turistas do mundo todo, ano após ano.

Eu sempre quis fazer essa viagem, mas por algum motivo sempre adiava para o próximo ano, mas esse ano de 2017 não deixei passar e assim que começou o ano marquei para fevereiro, o mês do meu aniversário e foi uma decisão acertada, apesar de ainda estar frio (entre 6 a 13 graus) pegamos dias lindos de sol e melhor ainda, com um fluxo bem menor de turistas, assim aproveitamos melhor nosso passeio pela cidade.

shutterstock_33874174-crop

Fomos Londres – Praga pela companhia aérea low cost easyjet, chegamos na parte da manhã, assim que desembarcamos em Praga fomos direto à agencia de carro que tínhamos reservado antecipadamente pelo rentalcars. Não é necessário carro para se locomover em Praga, da para fazer praticamente tudo à pé e pelo que vi Praga tem um excelente sistema de transporte público. Mais na frente eu vou explicar porque alugamos carro!!

 

Assista aqui o vídeo completo ⬇️

 

Praga é cortada pelo Rio Vltava – ou Moldava, em português. De um lado do rio fica o Distrito do Castelo e também a Cidade Baixa, já do outro lado você encontra a Cidade Antiga, a Cidade Nova e também o Bairro Judaico. Recomendo começar a explorar a cidade pela Ponte Carlos e caminhar até a Old Town Square onde está o relógio astronômico.

Então vamos começar a falar de onde começamos a viagem! Nesse mapa abaixo mostra os principais pontos turísticos:

mapa de praga

1 dia

Staré Město – A Cidade Velha de Praga

Charles Bridge (ou Ponte Carlos)

 

www.mirelletome.com IMG_4551 IMG_4547 IMG_4549

Foi por aqui que começamos nosso Tour pela cidade!

A ponte mais emblemática de Praga é uma primeira parada essencial para qualquer pessoa que deseja ter uma perspectiva melhor da cidade, a ponte é apenas para pedestres e liga os dois lados da cidade….Eu estava super ansiosa para conhecer! Chegamos lá logo depois do almoço, que é, naturalmente, um dos momentos mais movimentados na ponte, mas mesmo cheia de turistas, músicos, pintores e vendedores de souvenirs, esse movimento contribuiu para uma experiência interessante e memorável. Mas se você quer evitar as multidões, é melhor chegar de manhãzinha ou no pôr do sol.

 

www.mirelletome.com praga www.mirelletome.com praga www.mirelletome.com praga IMG_4555

A Ponte Charles é uma espécie de Broadway em Praga e um museu a céu aberto, são estimados 520 metros de uma margem do rio Vltava até o centro histórico de Mala Strana. 

Não deixem de subir na Torre da ponte do lado antigo de Praga, de lá é possível ter uma vista de 360 graus da cidade e também uma vista exclusiva do castelo de Praga que fica do outro lado da ponte.

Preço 90 CZK

IMG_4533 IMG_4534 IMG_4543 IMG_4545

 

Continuando ainda do lado da cidade velha, caminhe até a praça do relógio…

As ruas que te levam até a praça é cheia de lojas de souvenirs, restaurantes, bares e muita gente!

A Cidade Velha e a Praça relógio astronômico

Essa praça é considerada o coração histórico do bairro da Cidade Velha de Praga, e também, uma das mais conhecidas da Europa. Muitos eventos importantes da história tcheca aconteceram aqui. Rodeada por palácios e igrejas, destacam-se a antiga prefeitura, Igreja do Tyn, a estátua do reformador Jan Huse e claro,  o relógio astronômico.

IMG_4591 IMG_4577 IMG_4575 IMG_4574 IMG_4572 IMG_1616

Relógio astronômico (Orloj)

Outro cartão postal de Praga, muito bonito, mas bem complexo de entender!

prague-old-town-square-tower

O relógio foi feito pelo relojoeiro Mikuláš, além de marcar as horas, ele também indica as fases da lua e o movimento das estrelas. A cada hora cheia, um boneco representando a morte aciona um carrilhão por onde desfilam bonecos dos 12 apóstolos seguindo São Pedro, diante de uma multidão que fica ali à frente só esperando o momento exato dele tocar. O relógio, construído em 1410, e reconstruído em 1490 por outro relojoeiro, Mestre Hanuš. Por muitos séculos acreditou-que ele era o criador do relógio, até que se achou um documento em 1961 que revelou a verdadeira história. O relógio é formado por três componentes principais: uma esfera astronômica que indica a hora e a posição do sol e da lua, uma esfera com medalhões que representam os meses, e um mecanismo que mostra aos espectadores a cada hora a procissão dos Doze Apóstolos.

IMG_4565 IMG_4567 IMG_1452IMG_4569

“Conta a lenda que Hanuš teve os olhos perfurados para não conseguir construir outro relógio igual em outro lugar.”

A torre do relógio faz parte do prédio da antiga prefeitura da Praga e a vista do alto da torre é magnífica.

Preço do ticket pra subir na torre 130 CZK

IMG_4602 IMG_4598 IMG_1501 IMG_1518

Jewish Quarter (Josefov)

Localizado perto de Old Town Square é o lar de um dos mais antigos museus judeus da Europa. O Museu Judaico de Praga é uma coleção de sinagogas, a galeria de Robert Guttmann e o cemitério judeu. A profundidade e o valor histórico do Bairro Judeu atrai muitos visitantes. A Sinagoga Velha-Nova construída no século treze é a sinagoga mais histórica do Bairro Judeu; a sinagoga espanhola é a mais bela e o Cemitério judaico é instigante! Acredita-se que cerca de 100 mil judeus tenham sido enterrados aqui.

Casa dançante de Praga

Outra moderna e também muito atraente construção de Praga é a Casa de dançante ( Dancing House, que também vai pelo nome “The Fred & Ginger House”). Localizado na Vltava,  que, congelados na dança, quase duas décadas encantam turistas e moradores com sua arquitetura graciosa, a única de seu tipo. Ela complementa a atmosfera da capital checa do seu ponto de vista elegante.

IMG_4624 IMG_5134

 

 

 2 dia

Hradčany e Malá Strana, Distrito do Castelo e a Cidade Baixa

Acordamos bem cedo para pegar a ponte vazia e também chegar cedo no castelo antes das excursões de chineses principalmente. 😜

 

Castelo de Praga

IMG_4953 IMG_4954

O Castelo de Praga é sem dúvidas o monumento mais importante de toda a República Tcheca e também o maior castelo do mundo.  Sede do poder político e religioso desde o século IX, o castelo está composto por um amplo conjunto de palácios, igrejas, pátios e jardins que dominam a cidade de Praga.
Não espere chegar lá e se deparar com um castelo, desses que estamos acostumados a ver, como na Escócia, França…. O que vemos de longe é na verdade as torres de uma igreja ( a catedral de São Vito), o castelo é na verdade um conjunto de belos palácios e edifícios conectados por pequenas vielas. Entre eles estão:

  • Catedral de São Vito: Visíveis a muitos quilômetros de distância, suas torres altas e finas são um exemplo maravilhoso da arquitetura gótica.

IMG_4956 IMG_4966 IMG_4975 IMG_4979 IMG_4988 IMG_4990 IMG_4998

  • Basílica e Convento de São Jorge: O Mosteiro de São Jorge, adjacente à Basílica, foi o primeiro mosteiro beneditino na região tcheca da Boêmia. A igreja foi parcialmente destruída pelo fogo em diversas ocasiões e, por isso, ela combina uma mistura de estilos arquitetônicos.

IMG_4999

  • A rua de ouro (ou Golden Lane)

À sombra do Castelo de Praga está “Zlatá Ulicka”, a Rua do Ouro. A ruela recebeu o nome por causa dos ourives que foram aí alojados pelo Imperador Rudolf II. As casas multicoloridas do século XVI na Rua do Ouro estão entre os lugares mais fotografados da cidade. Durante os séculos XVIII e XIX, as casas foram ocupadas por intrusos e depois por artistas, incluindo o famoso poeta e escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924). Ele morou por dois anos na casa azul de número 22, que era de sua irmã.

IMG_5010 IMG_5016 IMG_5021 IMG_5028

  • Torre Daliborka: Famosa prisão da cidade que no início abrigava os membros da nobreza, mas que mais tarde se tornou uma prisão comum.
  • Torre Negra: Ficou conhecida com esse nome depois que um incêndio a deixou escura. Essa torre funcionou como prisão para os endividados, presos que contavam com diversos privilégios.
  • Torre Branca: Torre usada como prisão para os membros da nobreza.
  • Torre da Pólvora: Construída no século XV como parte da fortificação do castelo, esta torre terminou se tornando o laboratório dos alquimistas do rei Rodolfo II.

O circuito clássico dos interiores: O antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge, a Rua do Ouro (Entrada aos três monumentos: 350 czk/pp), e a Catedral de São Vito (para entrar na igreja não paga, porém, para transitar numa parte da igreja precisa apresentar o mesmo ticket dos outros monumentos).

orbitz-prague-castle

A vista de Praga a partir de Castelo é incrível, os telhados vermelhos de Mala Strana, Vltava e a Cidade Nova.

Recomendo tirar pelo menos a metade de um dia, para uma visita completa ao castelo!

Em frente a saída do castelo está o Parque Letná (ou Cruzando a ponte Čechův most de Josefov). De lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade, incluíndo uma paisagem linda das pontes sobre o rio e a parte antiga de Praga!

 

IMG_1259 IMG_4431 IMG_4437 IMG_4440

Ainda em Malá Strana está o museu de Franz Kafka:

Franz Kafka Museu

Para os amantes da literatura estarão interessados no museu um dos mais famosos escritores alemães do século XX, Franz Kafka, a maioria de cujo trabalho foi publicado postumamente. Na livraria do museu, os visitantes podem comprar qualquer produto do autor.

IMG_5050

Curiosidade: perto da entrada do museu, você vai se deparar com duas estátuas masculinas que fazem xixi em cima de um mapa da República Tcheca. A obra do artista David Černý é um protesto contra a corrupção do país e nada tem a ver com Kakfa.

A john Lennon Wall(muro de John Lennon)

O grafitado Muro John Lennon, no bairro de Malá Strada representou inicialmente um movimento de liberdade contra o regime comunista na década de 80. Com a morte de John Lennon os jovens de Praga dedicaram o espaço ao ícone da música que lutou pela igualdade e paz. Um detalhe: qualquer visitante pode deixar a sua marca no famoso muro!

IMG_4503 IMG_4496 IMG_4511

Nos anos de 1980 esta parede era enchida com as citações e as imagens de John Lennon. Apesar do fato de que o próprio John Lennon nunca ter ido a Praga, a parede tornou-se um lugar de auto-expressão para os tchecos, inspirado nos textos das canções do grande músico contra o regime comunista.

IMG_4505

                            “O espírito de liberdade, que abraçou a música e as letras de John Lennon, Praga inspira combatentes contra o regime comunista. Seu protesto, eles expressaram em desenhos nas paredes, no verso do artista genial.”

 

A poucos passos, está a Ponte dos cadeados do amor e também a pequena Veneza de Praga. Embora a ponte seja relativamente pequena – se comparada a de outras capitais que também possuem os cadeados do amor, é um local romântico e histórico. Além de secreto!

IMG_1391

Não deixe de fazer um passeio na cidade à noite, você vai se surpreender ainda mais com a cidade iluminada!

IMG_4871 IMG_4859 IMG_4648 IMG_4638 IMG_4636

 

3 dia

Fizemos um bate e volta para Kutna Hora e Adrspache Treplice Rocks

Leia tudo aqui:

IMG_4781

ADRSPACH-TEPLICE ROCKS – Uma ótima opção para um bate volta de Praga Rep. Checa

Kutna Hora

Kutna Hora fica apenas a uma hora de Praga. A cidade de Kutna Hora é uma cidade medieval pitoresca com uma catedral gótica St. Barbara’s deslumbrante. A fonte de todo o esplendor e riqueza da cidade foi o minério de prata extraído uma vez nesta região. A história das minas de prata de Kutna Hora atingiu seu clímax nos séculos XIV e XV, quando Kutna Hora foi um dos lugares mais ricos da Europa, onde a prata foi encontrada e extraída. A cidade transformou-se o centro cultural, político e econômico de Boémia, competindo, como para sua importância, mesmo com Praga. E um dos lugares mais visitados e a famosa Igreja dos Ossos (Ossuary) em Sedlec.

Leia tudo sobre Kutná Hora e a Igreja de ossos aqui:

Kutná Hora e a igreja de ossos em Sedlec! República Tcheca!

IMG_4690

 

 

Comidas típicas e cervejas Tchecas

O número exato de lugares na capital da República Tcheca, onde você pode comer bem ou beber cerveja uma cerveja típica artesanal ninguém sabe. São centenas de grandes e pequenos bares e restaurantes espalhados ao longo das ruas centrais de Praga. A primeira coisa que se reconhece no cardápio de qualquer restaurante é que a culinária tcheca baseia-se principalmente em carne. E eu adoro experimentar as comidas típicas locais, veja abaixo alguns testados e aprovados! 🙂

 

IMG_1622 IMG_1624 IMG_1782

Gulash – é um prato húngaro, mas é popular em versões diferentes em toda a Europa Central. Na República Tcheca, é um ensopado geralmente acompanhado de dumplings de pão.

comida-praga-goulash

Sopa Goulash-  É tipo uma sopa de carne com vegetais, uma delícia e ainda melhor quando servida dentro do pão.

IMG_1781

Joelho de porco (Veprové koleno)

Não se assuste com o tamanho do joelho de porco, que varia entre 600 gramas e 1,5 quilos. Este você vai ver a foto em praticamente todos os cardápios. Este é servido com legumes, pão e mostarda.

IMG_1539

Além desses pratos também comi carne de pato e canguru e só não tive coragem de experimentar o de coelho!

Trdelník

Doce eslovaco muito comum em Praga. É feito de massa enrolada e assada em um espeto e depois coberta com castanhas e açúcar. Pode ser encontrado em muitas variações, como recheado com Nutella, sorvete, chocolate…

IMG_1371 IMG_5036

Cervejas -A República Tcheca é conhecida pelas cervejas de boa qualidade, e em muitos restaurantes eles fazem a própria cerveja artesanal. Na maioria dos restaurantes em que eu fui, a cerveja era mais barata do que a água. O tipo Pilsen vem da cidade tcheca Plzeň, e se tiver tempo de visitar algumas das muitas cervejarias é um dos programas mais populares por turistas no país.

IMG_1269

A moeda local é a Coroa Checa (Koruna Česká). As moedas são de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 coroas, enquanto as notas são de 20, 50, 100, 200, 500, 1.000, 2.000 e 5.000 coroas. Apesar de a República Tcheca ser membro da União Européia desde 2004, o país ainda não adotou o Euro como moeda. E com isso faz com as coisas por lá seja bem mais barato do que qualquer outro país da Europa.

IMG_5087 IMG_5072 IMG_5058 IMG_4900

IMG_4943 IMG_4904IMG_4899 IMG_4898 IMG_4897 IMG_1454 (1) IMG_1340 (1)  IMG_1450 (1) IMG_1364 IMG_1287 IMG_1283 IMG_1281 IMG_1276 IMG_4997

 

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: