ADRSPACH-TEPLICE ROCKS – Uma ótima opção para um bate volta de Praga Rep. Checa

By 18 de março de 2017Tópicos recentes

skaly-teplice-nad-metuji

A maioria das pessoas que visitam a república Tcheca vão apenas em Praga que é sem dúvida uma das cidades mais bonitas da Europa. No entanto, à muito mais pra ver além da capital. Durante nossa trip de carro por lá vi várias cidades encantadoras, e o que mais me chamou atenção foi a cidade de pedra que está localizado do outro lado do país,  perto da fronteira da Polônia, Adrspach-Teplice Rock Town. A “cidade” é feita naturalmente de formações rochosas enormes que tomam a forma de pilares, colunas, paredes e labirintos.

IMG_4761 IMG_4768 IMG_4757 IMG_4753

As rochas Adrspach-Teplice são um conjunto de pilares rochosos maciços que abrange 17 km ²  e estão situados entre dois municípios próximos: Adrspach e Teplice Nad Metují. As rochas têm sido protegidas como reserva natural nacional desde 1933, e desde 1991 toda a região adjacente de Broumovsko tem o estatuto de área de paisagem protegida.

Quando chegamos lá já ficamos bem impressionados com as primeiras rochas gigantes que já marcam a entrada, depois de comprar o bilhete de entrada, passamos por um lago ( que estava congelado) e depois seguimos pelas trilhas marcadas.

IMG_4728 IMG_4733 IMG_4745 IMG_4814

O que achei interessante é que quase todas as rochas têm seu nome distintivo, por exemplo, “the Tooth”, ,”the Lovers” ou “o Johann Wolfgang”.

 

Como chegar a Adrspach-Teplice Rocks

 

Considerando o tamanho da República Tcheca,  as Rochas de Adrspach-Teplice não estão tão longe de Praga, mesmo que estejam quase na fronteira polonesa, do outro lado do país. A distância é de 172 km (106 milhas) e leva cerca de 2 horas e 30 minutos de carro. Se você não dirige, você pode pegar um trem de Praga para Trutnov e de lá mudar para outro trem para Teplice nad Metuji.

Outra opção é visitar Adrspach da Polônia, se você estiver visitando a cidade de Wroclaw. A distância é de cerca de 100 km (62 milhas). Se você não dirigir, tomar um ônibus para Kudowa-Zdroj, atravessar a fronteira para Nachod na República Tcheca e de lá, pegue qualquer ônibus indo para Teplice.

A aldeia de Adrspach também oferece um monte de opções de alojamento diferentes, caso planeje passar a noite.

Taxas de entrada: 100 CZK

Todas informações atualizadas aqui: www.skaly-adrspach.cz/en

 

IMG_4796 IMG_1709 IMG_4795 IMG_4778 IMG_4777 IMG_4788

 

História da descoberta

 

Pode parecer surpreendente que Adrspach era um lugar literalmente desconhecido no mundo durante séculos. As comunidades locais aventuravam-se pra lá apenas em face do perigo e para escapar dos invasores.

No entanto, o labirinto ainda era desconhecido para a maioria da população local. Somente depois de um grande incêndio em 1824 as rochas começaram a emergir das densas florestas que ali haviam crescido. No século XIX, a cidade de rochas Adrspach tornou-se mais acessível quando passarelas de madeiras e trilhas foram construídos e os primeiros visitantes começaram aparecer.

 

A trilha

A trilha vai levá-lo para os pontos mais importantes e interessantes no labirinto de rochas. Você vai notar as primeiras formações rochosas, mesmo antes de entrar na área do parque.

 

IMG_4792 IMG_4791 IMG_4784 IMG_1643

A melhor para visitar é obviamente o verão, mas nós fomos no inverno e mesmo em fevereiro tendo neve, o clima estava muito bom! E o melhor  é que tinha poucos visitantes  nas trilhas tornando o passeio mais tranquilo.

 

FORMAÇÕES ROCHOSAS

Existem milhares de formações rochosas estranhas e algumas delas, especialmente aquelas que se assemelham a algo, têm nomes únicos.

Você vai ganhar um folheto cheio de informações sobre basicamente cada uma delas e um mapa que mostra onde exatamente elas estão localizadas. Logo após o início da trilha, você pode admirar “The Jug” e “The sugar cone”. O fluxo irá levá-lo para a parte mais surpreendente da cidade de rochas (na minha humilde opinião) – “O Portão Gótico”, que parece que todas as paredes e a passagem foi feito pelo homem. O próprio portão é obviamente feito pelo homem.

IMG_1673 IMG_1636 IMG_4821

IMG_1652 IMG_1670 IMG_4772

 

Aqui você pode admirar a fachada rochosa realmente alta do labirinto ao andar ao longo do pequeno rio. O portão inteiro e as paredes lembram da cidade de rochas em Petra, na Jordânia, com exceção da cor.

Depois de alguns minutos de caminhada, você verá outra maravilha natural – uma pequena e bela cachoeira entre as rochas que cai no rio de Metuje que tem uma cor incomum-alaranjada . Juntamente com as rochas prateadas faz um cenário bastante diferente.

 

IMG_4799

Continuando a trilha outra maravilha! Outra cachoeira enorme que fica dentro de uma gruta!

Continue indo, subindo a trilha  e você será recompensado com uma visão extraordinária de todo o panorama das rochas Adrspach.

 

IMG_1749 IMG_1753

Ao total gastamos umas 3 horas de caminhada (ida e volta) contando o tempo que paramos pra tirar  fotos!

A LAGOA AZUL QUE ESTAVA BRANCA 🙁 congelada 🙂

foto do lago descongelado

foto do lago descongelado 🙂 tirada do google!

 

Esse lago fica bem na entrada do parque e pelas fotos parece muito belo! Com água clara e azul turquesa (quase como no Plitvice Lakes National Park na Croácia). Não tivemos a sorte de vê-lo azul, porque visitamos no inverno e a superfície da água estava completamente congelada.

IMG_4736

foto do lago congelado quando fui!

 

Aproveitamos nosso passeio à cidade de pedra e visitamos Kutná Hora que fica mais ou menos no meio do caminho, dá pra fazer os dois passeios tranquilamente em um só dia! Leia o post sobre Kutná Hora e a igreja de ossos de Sedlec!

IMG_4690

 

Leia também sobre nosso roteiro completo em  Praga

IMG_4591

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: