Roteiro e dicas de 4 dias pela Eslovénia – Ljublijana, lago Bled, lago Bohinj, Triglav…

By 20 de setembro de 2016Tópicos recentes

lago bled eslovenia www.mirelletome.com

 

Já havia algum tempo que estava namorando a ideia de visitar a Eslovênia, esse desejo nasceu assim que vi uma foto do Lago Bled, e imediatamente me apaixonei! E cada dia mais crescia a vontade de vê-lo de perto , então comecei a fazer algumas pesquisas sobre o país e descobri que havia muito mais para ver do que apenas este lago que parece mais um de conto de fadas. Assim, que surgiu uma oportunidade de cair na estrada de novo, não tive duvidas de qual seria meu próximo destino. Mesmo com algumas viagens marcadas, consegui colocar a Eslovénia no roteiro para Setembro, apesar de já estar no final do verão Europeu, pegamos lindos dias de sol, mas tivemos a metade de alguns dias de chuva, e turismo com chuva não combina, acabamos perdendo muito tempo esperando ela passar. Mas mesmo assim conseguimos aproveitar muito dessa viagem, e neste post vou contar como foi nosso roteiro, e o que visitamos nesses 4 dias pelo país.

Roteiro eslovenia

Eu esperava ficar espantada com o Lago Bled; O que eu não esperava era que a própria Eslovênia tornasse um dos meus países favoritos. O país é um verdadeiro cenário de muita beleza natural, vilas charmosas, montanhas com até 2.864 metros de altitude, comida deliciosa, um povo hospitaleiro e acolhedor, e sem dúvidas, um destino que impressionaria qualquer visitante!

IMG_2391

Lago Bled Eslovénia

A Eslovénia está muito bem localizada, sendo fácil seu acesso tanto por terra ou de avião, no nosso caso, fomos de avião de Londres para  Ljubljana (Liubliana), a capital do país! A Eslovénia está cercada pela Itália, Áustria, Hungria, e Croácia; Muitos aproveitam uma viagem em alguns desses países e chegam até lá. No nosso percurso atravessamos algumas estradas da Áustria e da Itália.

Posso dizer que mesmo o país sendo pequeno, uma semana seria pouco para explorá-lo, se eu tivesse mais tempo eu teria ficado mais dias, para conhecer outros lugares que não tive tempo. Com base em minhas experiências eu recomendaria passar um dia em cada um deles, mas no nosso caso dividimos 2 lugares por dia!

IMG_0030

Lago bled Eslovénia

 

Começamos o nosso roteiro por Liubliana, Bled, Vintgar Gorge, Lago Bohinj, Slap Savica e o Parque Nacional Triglav. Os nossos 3 dias foi explorando esses lugares que fica bem perto de Bled e também fica na mesma direção”.

 

Assista o vídeo completo da nossa viagem!!!

Chegamos no aeroporto de Ljubljana à tarde, (ja tínhamos o carro alugado) e fomos direto para a cidade, são 25 min de carro, passamos somente uma tarde na capital e conhecemos somente o centro de Liubliana.

Embora a cidade ser pequena, há muito para ver:

ljublijana eslovenia www.mirelletome.com

A capital, Ljubljana, é uma das capitais mais pequenas da Europa. A cidade velha fica ao lado do Rio Ljubljanica sob um impressionante Castelo, e é uma das cidades mais encantadoras que eu já estive. O rio está repleto de restaurantes, cafés, lojas e galerias.

No centro de Ljubljana está a Preseren Square, a partir daqui é possível visitar todos os pontos principais da cidade, começando pela igreja que fica na praça, que ja chama a atenção de longe com sua fachada cor de rosa, ali também está a  ponte tripla, como o nome sugere, é um grupo de três pontes através do rio de Ljubljanica. Esta ponte pedonal é uma idéia de um arquiteto que não queria destruir a antiga ponte, mas precisava ampliá-la. A principal delas é sem dúvida a Ponte do Dragão que fica a 7 minutos da Ponte Tripla. A cidade é cheia de estátuas de dragões, e você pode encontrá-los em toda parte; Ljubljana sempre teve um monte de lendas conectadas com eles! Eles representam força e coragem.

ljublijana eslovenia www.mirelletome.com

 

O Castelo de Ljubljana

O castelo de Ljubljana, um símbolo difícil de perder da cidade, está situado numa pequena colina no centro de Ljubljana, a 60 metros da cidade velha. Algumas partes da estrutura de hoje datam do século XV; Esta poderosa fortaleza medieval serviu como habitação militar, bem como a residência real por vários séculos.

ljublijana eslovenia www.mirelletome.com

Uma das coisas que mais me fascinou nessa pequena capital europeia é a falta de turismo excessivo. As lojas turísticas oferecem mercadoria local autêntica em vez do lixo ‘made-in-China’ que você encontra em cada esquina, de qualquer outra capital europeia.

No dia seguinte partimos em direção do tão sonhado Lago Bled, são 40 min de carro de Ljubljana!

Lago Bled

Nesse dia choveu bastante, acabamos por perder a metade de um dia, mas mesmo assim, visitamos o castelo, tiramos fotos à beira do lago, andamos de barco até a ilha onde fica a igrejinha e ainda visitamos o Vintgar Gorge, que fica apenas 15 min do centro de Bled.

 

lago bled eslovenia www.mirelletome.com

Há três destaques principais do lago Bled. O primeiro é o castelo, localizado na falésia com vista para o lago. Se for a pé se prepare porque a subida é super íngreme, vai apenas se você planejar pagar para entrar no castelo que é o único lugar que você terá uma vista panorâmica da cidade ( 10 euros pp). Ao entrar no castelo há algumas pequenas exposições, bem como uma loja de presentes e restaurante, mas a principal atração é a vista. Há dois níveis em que você pode olhar para o lago e ambos valem a pena visitar. Mesmo se você estiver com um orçamento pequeno, este é um ponto vale a pena pagar.

 

 eslovenia www.mirelletome.com

A segunda atração é a ilha no meio do lago, onde a igreja está localizada. A tradição da ilha é tocar o sino da igreja e fazer um desejo, embora você terá que pagar por este privilégio. Outra tradição na ilha é para casais recém-casados. No dia do casamento o noivo deve carregar sua noiva acima das escadas até a igreja para soar o sino e desejar sorte em seu casamento.

Em volta do lago existem vários pontos onde você pode alugar particular ou dividir com outros 14 turistas!

 eslovenia www.mirelletome.com  eslovenia www.mirelletome.com  eslovenia www.mirelletome.com  eslovenia www.mirelletome.com

Os barcos vão para a ilha em uma base regular durante todo o dia (pagamos 14 euros pp)

A terceira atração principal de Bled é o famoso Bled Cream Cake. É servido na maioria dos restaurantes na área, claro que tínhamos de experimentar, e sabe de uma coisa, aprovadíssimo!!! 

 

 eslovenia www.mirelletome.com

Pertinho de Bled, apenas cinco quilômetros está o Vintgar Gorge, um dos pontos mais bonitos da Eslovênia. Aqui, o Rio Radovna corta através de penhascos de calcário puro, criando corredeiras e cachoeiras, enquanto uma passarela de madeira escorregadia atravessa o rio por 1,6 km. A entrada para o desfiladeiro é de € 4, e leva cerca de 45 minutos para chegar ao final do mesmo, que é marcado pela cachoeira Sum!

eslovenia www.mirelletome.com

IMG_2241 IMG_9978 IMG_9976 IMG_9969

 eslovenia www.mirelletome.com

 

Bohinj , Slap Savica e Triglav National Park

No dia seguinte fomos conhecer outro Lago “Bohinj”, não tão famoso quanto Bled, mas igualmente bonito!

 eslovenia www.mirelletome.com

 

Na Internet você vai achar pessoas dizendo que Bled é mais bonito do que Bohinj e vice e versa. A verdade é de que Bled é mais baladado e tem mais estrutura turística e Bohinj é menos famoso e inexplorado. Em questão de lago, os dois são belíssimos e com água cristalina, vale a pena visitar os dois. Em Bohinj, o lago é todo cercado de montanhas com os picos nevados e bosques e não tem construções ao redor.

Lago Bohinj é o lago mais profundo da Eslovênia com sua profundidade de 44,5 metros. É de origem glacial situada a uma altitude de 532 metros acima do nível do mar. Não há tantos turistas como no lago Bled mais famoso, mas a beleza é indescritível !!!

Uma vez que você vê as montanhas circunvizinhas refletindo na superfície calma do lago você vai entender por que desse lugar ser tão fascinante e incrível! Você irá se encantar ainda mais numa caminhada ao redor do lago, ou apenas relaxar em suas margens! Há opções para alugar bicicleta ou canoa.

 

eslovenia www.mirelletome.com

Outro local mais visitado e que vai te arrancar suspiros é a cachoeira Savica, (Slap Savica em esloveno) que fica poucos km do lago. Depois de deixar o carro no estacionamento tem que andar cerca de 30 minutos, (ok, eu estava cansada e você pode fazê-lo em 20min) A cachoeira é realmente impressionante: é um salto muito alto, com 3 quedas d’agua. Não pode nadar ou mergulhar lá. Na Eslovênia você tem que pagar para ver coisas como cachoeiras e desfiladeiros, mas a taxa é barata, não mais do que 4 €.
A cachoeira de Savica é ao lado da cachoeira de Kozjek uma das cachoeiras as mais scenic na Slovenia.

 

eslovenia www.mirelletome.com

 

Triglav National Park é o único parque nacional da Eslovênia e é o coração dos Alpes Julianos. O parque está localizado na parte noroeste da Eslovénia e é nomeado por ter a montanha mais alta do país, o Monte Triglav com (2864 m) e abrange uma área de mais de 83.000 hectares. O Parque Nacional Triglav atrai mais de 2,5 milhões de visitantes por ano. Suas impressionantes montanhas alpinas, vales, lagos e rios oferecem um pano de fundo dramático para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e rafting, além de esqui no inverno. Um lugar que fiquei bastante impressionada foi o Rio Soca , a cor da agua é incrível, de tom esmeralda esverdeado  para um azul turquesa!

 

IMG_2017 IMG_2030 IMG_2086 IMG_2089 IMG_2109 IMG_2139 IMG_2147 0.9.138

 

 

Lago Bohinj é apenas uma das principais atrações do parque. Outros lagos de igual beleza são espalhados por todo o parque, juntamente com inúmeras cachoeiras, desfiladeiros, rios, riachos e montanhas de beleza impressionante.Alguns pontos interessantes e imperdíveis do parque Triglav:

KRN LAKE
LAKE BOHINJ
MT. TRIGLAV
PREDEL PASS & MANGART MOUNTAIN
SAVICA WATERFALL
SEVEN LAKES VALLEY
TAMAR VALLEY
TOLMIN GORGE
TRENTA VALLEY
VINTGAR GORGE
VRATA VALLEY – PERIČNIK WATERFALL
VRŠIČ PASS

Screen Shot 2017-02-12 at 2.55.39 PM

No nosso ultimo dia dirigimos para outra direção onde conhecemos uma pequena e charmosa cidade a “SKOFJA LOKA“, um castelo super interessante que foi construído numa rocha, o “CASTELO PREDJMA“, e uma caverna enorme muito interessante também, a “SKOCJAN CAVES“.

Skofja Loka

Skofja Loka é cidade medieval velha que fica aproximadamente 25 quilômetros de Ljubljana, a cidade é bem pequena, poucas horas é o suficiente para visitá-la.

 

 

Skofja_Loka eslovenia 108369

Skofja Loka, é uma cidade com uma herança impressionante, apesar de ser uma cidade pequena é um dos lugares que melhor preservam o património cultural e histórico desse período da história, será como viver na Idade Média em uma das cidades europeias medievais mais bem preservadas. Skofja Loka tem tantas histórias, e isso pode ser visto andando pelas ruas. A vila tem todos os elementos para se tornar um cartão postal: Uma igreja, um castelo, um rio com a sua ponte e prados verdes exuberantes que a rodeiam. A Ponte Dei Cappuccini lembra um pouco da ponte velha de Mostar- Bosnia.

 

Castelo Predjama 

Continuamos a nossa viagem, agora para conhecer o Castelo de Predjama. Em primeiro lugar, este é um feito de engenharia como nenhum outro, o castelo é construído na boca de uma caverna sobre um penhasco com mais de 120 metros de altura. Como se isso não bastasse, o castelo tem mais de 700 anos de idade e foi a antiga casa de uma figura famosa esloveno chamado Erazem Lueger, um cavaleiro e barão nobre transformado em ladrão que roubava da elite e deu aos pobres , tipo uma espécie de Robin Hood.

PredJama ljublijana eslovenia www.mirelletome.com

 

O Castelo de Predjama é com certeza um dos castelos mais interessantes na Eslovénia, se não o mais interessante de todos. Ele está localizado a cerca de 10 km de Postojna Cave. É possivel fazer uma visita no interior do castelo, são muitos andares abertos para os visitantes e é realmente muito interessante. No último andar é também passagem para a caverna que fica atrás do castelo.

 

SKOCJAN CAVES
A caverna de Skocjan é uma das cavernas as mais bonitas na Eslovénia se não a mais bonita. Na primeira metade do caminho você caminha na parte chamada Silent Cave onde não há rio. Lá você pode ver todos os tipos de estalactites, algumas partes são realmente surpreendentes. Na última parte da visita você caminha pelo canyon acima do rio Reka. Essa parte é muito interessante com excelentes vistas ao redor. Também a parte de fora das cavernas é muito interessante com vista para cachoeira e das calhas do rio Reka.

ljublijana eslovenia www.mirelletome.com ljublijana eslovenia www.mirelletome.com

skocjan-391 W1siZiIsInVwbG9hZHMvcGxhY2VfaW1hZ2VzLzFkYmM1ZDUyYmFiYTNiZWM1YV9CdXJnZXJfU0pfUG9udmljZV8wMS5qcGciXSxbInAiLCJ0aHVtYiIsIngzOTA-Il0sWyJwIiwiY29udmVydCIsIi1xdWFsaXR5IDkxIC1hdXRvLW9yaWVudCJdXQ

 

 

Há muito mais pra ver e fazer na Eslovénia, inclusive muitos vão pra esquiar, então seja no verão ou no inverno sempre terá opções para você curtir aquele país lindo que ganhou meu coração! A Eslovénia está no meu Top5 pela beleza, segurança e principalmente porquê quando eu fui não estava lotado de turistas, acredito que poucos sabem da beleza daquele lugar, não sei se voltarei, porque tenho muito o que conhecer, mas se um dia tiver oportunidade, quero explorar mais do parque Triglav!

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: