10 cidades imperdíveis para visitar em Portugal

By 18 de dezembro de 2014Tópicos recentes

Portugal é um país rico em história, em tradição e, acima de tudo, em beleza. Morei em Portugal por quase 4 anos e tive o prazer de conhecer lugares lindos, e estas são, para mim, as mais belas cidades de Portugal. Todas as cidades citadas abaixo são perfeitas para um bate e volta, tanto de Lisboa quanto da Cidade do Porto, entre 1h à 1:30h de viagem.

 

1.Lisboa

torre belem lisboa

Lisboa é uma cidade iluminada ,onde o sol brilha até 290 dias por ano e a temperatura raramente desce abaixo dos 15 ºC. Onde é seguro passear durante o dia e sair à noite. Lisboa foi originalmente construída sobre sete colinas e estende-se ao longo do rio Tejo numa paisagem ondulada repleta de edifícios, monumentos, inúmeros museus, e os contrastes arquitetônicos que não passam despercebidos, fazem da capital de Portugal um espelho de cor em que a beleza!

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

– Oceanário de Lisboa

– Castelo de São Jorge

– Mosteiro dos Jerônimos

– Torre de Belém

– Aqueduto das Águas Livres

– Praça dos Restauradores

– Convento do Carmo

– Praça da Figueira

– Centro Cultural de Belém

– Padrão dos Descobrimentos

– Parque Eduardo VII

– Sé de Lisboa

Leia também >>> O que fazer em Lisboa em 1 dia

2.Sintra

sintra-www-mirelletome-com

Sintra fica à 28km de Lisboa, faz parte da Região Metropolitana da capital e é o segundo município mais populoso do país. Sintra é uma cidade pitoresca localizada entre as colinas cobertas de pinheiros da Serra de Sintra. Este clima um pouco mais frio atraiu a nobreza e a elite de Portugal, que construiu palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos de imensa beleza. Faça uma visita à Sintra, através da Cidade histórica Antiga, Palácio Nacional, Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.
O Palácio Nacional, estilo gótico, foi amplamente utilizado pela nobreza de Portugal entre os séculos XV e XIX, e seus quartos espaçosos testemunhou o crescimento da nação. A característica mais distintiva exterior do Palácio são as duas chaminés gigantes que sobem das cozinhas, enquanto os quartos do Interior refletem a longa história do palácio.

Distância- 1h de Lisboa

 

3.Cascais

Cascais beach

Cascais fica apenas 31km de Lisboa. Cascais é uma cidade cosmopolita, com uma bela baía. É uma vila antiga de pescadores em sintonia com a vida aristocrática.

Coisas para ver:
Praia do Guincho
Uma das mais emblemáticas praias de Portugal, muito procurada durante a época balnear por windsurfistas e kitesurfers de todo o mundo.

Boca do Inferno – De paisagem deslumbrante principalmente quando o mar está agitado, aqui poderá desfrutar de um magnífico pôr do Sol sobre o oceano.

Casa de Santa Maria – Ex-líbris da paisagem de Cascais. A Casa engloba o Museu do Farol de Santa Marta e o Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães.

Parque Natural Sintra – Estende-se desde a zona de Sintra até às zonas da praia do Guincho e do Cabo da Roca.

Distância- 1h de Lisboa

4.Évora

evora

No coração do Alentejo no caminho entre Lisboa e a região da Estremadura em Espanha. Évora foi considerada património mundial pela Unesco em 1986. Segundo a organização, Évora é uma cidade-museu, cuja as raízes datam os tempos dos romanos. A era dourada foi no século XVI, quando foi residência de reis portugueses.

Destacam-se nos pormenores da arquitetura, as casas brancas, os azulejos e as varandas. Estas características fazem de Évora o melhor exemplo de uma cidade do auge da História de Portugal depois da destruição de Lisboa no terramoto de 1755. Visitar Évora hoje poderá ser uma inspiração. Foi assim no passado, quando ajudou a criar algumas cidades portuguesas no Brasil, como Salvador da Bahia.

Distância- 1:30h de Lisboa

 

5.Óbidos

images

Óbidos é uma vila medieval, com cerca de 3.100 habitantes. Envolvida por uma cintura de muralhas medievais e coroada pelo castelo mouro reconstruído por D. Dinis, que hoje é uma pousada, a cidade é um dos exemplos mais perfeitos da época medieval no país português. Como nos tempos antigos, a entrada faz-se pela porta sul, de Santa Maria, embelezada com decoração de azulejos do século XVIII.

Dentro das muralhas, que sob o sol poente tomam uma coloração dourada, respira-se um alegre ambiente medieval feito de ruas tortuosas e velhas casas caiadas de branco, azul ou de amarelo.

Distância- 1h de Lisboa

6.Porto 

Porto

A segunda maior cidade de Portugal, e umas das mais belas também, manteve o seu charme original e a fascinante cultura, apesar do seu tamanho crescente. “Edifícios coloridos “disputam” espaço entre mansões barrocas e ruínas de igrejas medievais, enquanto por baixo da cidade se encontram as adegas que armazenam o material de exportação mais famoso da cidade: o vinho do porto. O centro histórico da cidade foi designado Património Mundial da UNESCO graças a suas belas construções do período e ruas estreitas e sinuosas, com vista de frente para o rio, adicionando um toque de romance à antiga cidade”.

 

7.Aveiro

portugal

Conhecida como a “veneza portuguesa”, a cidade de Aveiro é inspiradora para andar a pé ou de bicicleta. Vale a pena dar uma volta pelo centro, junto ao rio que acompanha sua principal avenida, e apreciar o balançar os barquinhos moliceiros. Ah, e não deixe de provar os famosos ovos moles de aveiro!
Como chegar: trem urbano a partir da estação São Bento. A estação não fica no centro histórico, mas é bem pertinho e dá para seguir a pé.

Distância- 1h  da cidade do Porto

 

8.Braga

portugal-dicas

Braga situa-se no coração da verdejante região do Minho, no Noroeste de Portugal, rodeada por uma paisagem de montes ondulantes e florestas. A cidade, um dos maiores centros religiosos de Portugal, é reconhecida pelas suas igrejas barrocas. A história da cidade reflete-se nas inúmeras igrejas e monumentos, entre os quais se destacam a imponente, Sé Catedral e a Igreja de Santa Cruz, datada do século XVII. Numa colina a cerca de 5 km a sudeste ergue-se o Santuário do Bom Jesus do Monte, um importante local de peregrinação. Por detrás, encontra-se o Monte do Sameiro, onde uma estátua colossal de Nossa Senhora vigia atenta a cidade. Nos arredores de Braga encontra-se a Citânia de Briteiros – um impressionante local arqueológico da Idade do Ferro. Ao longo da costa de Esposende, Ofir e Apúlia encontrará belas praias. Todo o distrito é famoso pelas suas festividades e gastronomia, com receitas tradicionais que incluem bacalhau (cozinhado em centenas de formas distintas) e arroz de pato.

Distância- 45 min da cidade do Porto

 

9.Coimbra

portugal-coimbra

Repleta de história, Coimbra acolhe alguns dos mais venerados costumes e monumentos da região, repleta de vestígios da ocupação romana e do domínio medieval.

Para quem gosta de história, visite as ruínas antigas de Conímbriga, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Sé Velha e a Igreja de Santa Cruz, entre outros maravilhosos marcos. Não falta o que visitar em Coimbra.

Para os mais jovens, passe por Coimbra durante as festas académicas, mais propriamente durante a Queima das Fitas, celebração de conclusão da licenciatura, que ocorre em meados de Maio, já para as crianças, recomendo conhecer o Portugal dos Pequeninos, um espaço onde se podem explorar réplicas em miniaturas, de monumentos e edifícios nacionais, das típicas aldeias portuguesas. Vão adorar!

Distância- 1:30h da Cidade do Porto

 

10. Viana do Castelo

portugal-viana-do-castelo

Situada na foz do rio Lima, entre o mar e as montanhas, a cidade de Viana do Castelo é uma cidade histórica e bem atrativa. A cidade foi um ponto de partida crucial durante a Era dos Descobrimentos, quando muitos exploradores portugueses embarcaram para descobrir o mundo ainda desconhecido.  A cidade é atualmente constituída pela União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, e os seus subúrbios estendem-se até às freguesias de Areosa e Darque.
Viana do Castelo é uma cidade de raízes históricas profundas, e uma prova de tal é o património que preserva tanto como o Monte de Santa Luzia assim como o centro histórico. Esta cidade de fato oferece interessantes monumentos e museus.
A atrações principais
Santuário de Santa Luzia
Igreja Matriz
Capela de Nossa Senhora da Agonia

Distância- 1h da cidade do Porto

 

 

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion 2 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: