Kutná Hora e a igreja de ossos em Sedlec! República Tcheca!

By 6 de março de 2017Tópicos recentes

IMG_4660

Antes de viajar para Praga fiz algumas pesquisas de lugares perto de Praga que dava para fazer um bate-volta, e foi aí que encontrei Kutná Hora, fiquei mais curiosa ainda quando vi que o lugar mais visitado da cidade era a igreja de ossos de Sedlec.

Kutná Hora fica à uma hora de carro de Praga, lembra que no post de Praga disse que tinha alugado carro por um outro motivo? Então, era esse; fazer esse passeio sem depender de excursões, e ficaria mais barato ainda.

 

praga para kutna hora

A primeira coisa que notei sobre Kutná Hora, foi a tranqüilidade. O ritmo mais lento e a atmosfera tranquila foi um alívio das multidões de Pragua. Fiquei impressionada com a arquitetura histórica da cidade! Nós passeamos pelas ruas da cidade vimos muitas construções belíssimas, entre elas, casas góticas, renascentistas e barrocas.

Kutná Hora foi fundada em 1142 e passou a se tornar a segunda cidade mais rica do Reino da Boêmia.

Abaixo da cidade há quilômetros de minas de prata que, no auge, ajudaram Kutná Hora a competir econômica e politicamente com Praga. A Casa da Moeda da Boêmia estava aqui, convertendo a prata de Kutná Hora em moedas que foram usadas em toda a Europa Central.

Eventualmente, as minas foram esgotadas, algumas inundadas, e a cidade que uma vez foi uma residência favorita dos reis boêmios, rapidamente diminuiu.

Kutná Hora tem um tamanho relativamente pequeno, no entanto, a distância entre dois dos pontos mais importantes ( Catedral de St Barbara e  Sedlec Ossuary) é de mais  ou menos 3 km!

CATEDRAL DE ST BARBARA

A Igreja de Santa Bárbara é a jóia de Kutná Hora. Dedicada ao santo padroeiro dos mineiros, Santa Bárbara, esta obra-prima gótica simboliza a importância da mineração de Kutná Hora.

kutna hora www.mirelletome.com  IMG_4724

O interior da Igreja de Santa Bárbara está decorado com afrescos que retratam a vida em Kutná Hora durante a época medieval. Motivos de mineração e cunhagem de moedas freqüentemente aparecem na decoração da igreja. Minha parte favorita da igreja era o teto, seu projeto parece com uma fileira de flores enormes!

5 7 8 9 10 Kutna-Hora

A construção começou em 1388 mas não foi terminada até 1905, foram mais de 500 anos até a obra ser terminada! Não é incomum para igrejas deste tamanho e período de tempo ter levado muitos anos para construir e a igreja de Santa Bárbara não era diferente. As Guerras Hussitas e a falta de recursos financeiros foram os culpados pela lenta construção da catedral.

É Inevitável visitar a Igreja de Santa Barbara e não ver o Colégio dos Jesuítas, é um enorme edifício ao lado da igreja, com sua fachada branca quase linear.

8040 IMG_4716 IMG_4723 IMG_4702

Em frente a Catedral fica a ponte da Via Barboská, com 13 esculturas ao longo de seu comprimento, dispostas de forma bem parecida com a Ponte Carlos de Praga. De um lado ela percorre o prédio do Colégio Jesuíta e do outro dá acesso a uma vista incrível para um parque, dando um visual meio bucólico para nossa chegada ao centro de Kutná Hora…

IMG_4706 IMG_4708 IMG_4709 IMG_4717

 

SEDLEC OSSUARY

 

Apenas alguns km de Kutná Hora, em Sedlec, está o ossuário de renome mundial e famoso por seu arranjo bizarro, contudo artístico, de ossos humanos.

IMG_1563 IMG_1569 kutna hora republica tcheca IMG_1580 IMG_4655 IMG_4657 IMG_4668 IMG_4675 IMG_4687

A “Igreja dos Ossos” é notável e incrivelmente inusitada! Nesta pequena capela não há frescos coloridos do teto, bancos de madeira, ou vitrais. O interior da capela é artisticamente decorado com ossos humanos – mais de 40.000 deles!
A peça mais impressionante na igreja é um enorme lustre feito inteiramente a partir de ossos. Pelo menos um de cada tipo de osso humano foi usado para criar seu designe assombroso.

 

IMG_4677

A decoração da igreja é um verdadeiro festival de crânios, úmeros, tíbias, costelas e todo tipo de partes humanas. As decorações feitas de 40.000 esqueletos incluem lustres, candelabros e um brasão. O lugar é tão fascinante, que a intenção do “decorador” era ressaltar a inescapabilidade da morte, porque ao entrar no ossuário o visitante sempre lembrará de sua própria condição mortal.

 

IMG_4689  IMG_1565kutna hora republica tcheca

A historia da Igreja

Depois da Peste e das Guerras Hussitas, milhares de pessoas foram enterradas aqui, levando ao cemitério a ser ampliado. Por volta de 1400, uma igreja gótica foi construída no meio do cemitério. A capela inferior deveria ser usada como um ossário para as sepulturas descobertas durante a construção e as que foram demolidas para abrir espaço para novos enterros.

igreja de ossos Sdlec republica tcheca

Os ossos permaneceram na capela inferior até 1870, quando a nobre família Schwarzenberg quiz que os montões de ossos fossem postos em ordem. Um escultor de madeira com o nome de Frantisek Rint foi nomeado para o trabalho, e sua criação macabra é o que vemos hoje.
O fascinante arranjo de Rint de ossos humanos fez Sedlec Ossuary uma das atrações turísticas mais visitadas na República Checa. Cada ano mais de 200.000 visitantes vêm para ver esta capela excepcional.

 

 

LEIA TAMBÉM O POST COMPLETO DE PRAGA

IMG_4545

Horários e preços!

O ossário está localizado no subsolo da Igreja do Cemitério de Todos os Santos em Sedlec, um subúrbio de Kutna Hora. (Zamecka 284 03, Kutna Hora, República Checa).
As horas são as seguintes: 8:00 – 18:00 (9:00 am aos domingos) de abril a setembro. Outubro a março 9: 00-5: 00 e novembro a fevereiro 9: 00-4: 00.
A admissão é de 90 CZK para adultos ( compramos na chegada mesmo)
Kutna Hora é uma hora de carro de Praga. Há uma abundância de empresas de turismo que oferecem excursões de Praga. Alternativamente, você pode pegar o trem.

Mais informações: www.sedlec.inf

 

 

LEIA AQUI SOBRE A CIDADE DE PEDRAS ADRSPACH TEPLICE

IMG_4781

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: