Dicas de 1 dia em Pamukkale Turquia

By 26 de julho de 2015Tópicos recentes

Como tinha mencionado no post anterior essa foi a nossa 2° viagem para a Turquia, visitamos Antalya( costa revieira), Cappadocia, Oludeniz e não podia faltar em nosso roteiro, claro, a famosa Pamukkale. Sempre quando via as fotos ficava imaginando como seria esse lugar, que olhando pelas fotos parecia neve, mas, nada de neve, são calcário mesmo, e com certesa muito quente, um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Turquia.

Chegamos lá de manhã e passamos o dia desfrutando daquela paisagem de montanha branquinha de formação calcária que mais parece flocos de algodão, um aspecto único de beleza rara, que ao brilho do sol, fazem do lugar  um verdadeiro paraíso.

IMG_1904  IMG_1988 IMG_1033 IMG_1024

Pamukkale é uma montanha coberta por rocha branca calcária, que há milhões de anos foi esculpida pelos sulcos de água que correm por ali e formaram piscinas termais com até 35° graus.

Pamukkale em turco , quer dizer ”castelo de algodão”, e sem dúvida nenhuma, parece mesmo.

IMG_2008  IMG_1019  IMG_2012 IMG_1942

Não é permitido o uso de calçados durante a caminhada na montanha. Nem mesmo chinelo, mas isso não é um problema. O chão é lisinho e não machuca o pé, e também não escorrega.

Então, aproveitem para desfrutar de um banho nas piscinas que, segundo os locais, tem efeito medicinal.

IMG_1026 IMG_2024 IMG_2035 IMG_1944

A  cidade de Pamukkale é pequena e não tem muita estrutura. Tudo gira em torno do parque, e um dia inteiro é o suficiente para explorar a região.

Haa, e Pamukkale não é mais como anunciada nos folders de agências de turismo ou nas imagens do Google. Pode-se ver na foto abaixo (que seria o cartão postal de Pamukkale) que hoje em dia algumas piscinas estão vazias e fiquei uma pouco decepcionada quando cheguei lá, mas achei magnífico mesmo assim! Vale a visita!

SONY DSC

Das piscinas que ainda tem água, em partes eles permitem a entrada para banho, em outras, não.

 

IMG_2039 IMG_2057 IMG_1984 IMG_1022

Hierápolis

No alto da colina de Pamukkale estão as ruínas da cidade romana de Hierápolis. A cidade se estende por vários quilômetros acima de Pamukkale.

Hierápolis foi construída durante o controle do Império Romano na região e era um lugar cosmopolita, onde anatólios, greco-macedônios, romanos e judeus viviam juntos.

Theatre_in_Hierapolis_5 turkey-2011-hierapolis-5-more-tombs-in-the-necropolis hierapolis_1
Nos tempos romanos, Hierápolis adquiriu fama de sagrada, porque as águas daquela área eram conhecidas pelo poder medicinal que ajuda no rejuvenescimento, muito bom isso, né :).

Antique pool
Dizem que as águas termais, ricas em minerais, têm propriedades medicinais e são boas para doenças de pele, dores musculares, disfunções nervosas, problemas de circulação e exaustão física. Mas se você quer realmente sair dali relaxado, evite os horários de pico, normalmente entre 11h e 16h, e leve sua toalha, pois elas não estão inclusas.

Por estas e outras que, ao longo do tempo, a cidade atraiu pessoas de vários lugares distantes. Dizem que: Cleópatra era frequentadora assídua das termas do local e dizem também que a pedido dela foi construída as piscinas de água corrente que vocês vêem nas fotos abaixo, ficando as mesmas conhecidas como as “Piscinas de Cleópatra”.

IMG_1921 IMG_1924 pamukkale-2

 

Desde 1988, Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO  devido a sua incrível paisagem natural, além de sua importância histórica.

Como ir 

Pamukkale fica à 18km de Denizli, a cidade mais próxima onde pode-se chegar de avião ou ônibus de várias cidades e fazer (um bate e volta de um dia inteiro), nós fomos de carro, 3:00hrs de Antalya.

Quando visitar 

No verão (entre Junho e Setembro), o calor é sufocante, mas os dias são praticamente sem nuvens. Por outro lado, no inverno (entre Dezembro e Março), o frio rigoroso pode tornar a visita um pouco desconfortável. Se você escolher a época mais quente, procure ir nos meses de Maio, Junho e Setembro, quando o lugar está um pouco mais vazio.

Horários e preços

horário de Visitação: 9h às 17h (exceto às segundas)
Preços: Ruínas de Hierápolis e Pamukkale (25 TL) – Museu Arqueológico de Hierápolis (3 TL) – Para acessar as piscinas do Antique pool, você deve deembolsar mais 25 TL, além dos 25 TL que já paga para entrar em Pamukkale.

Veja também nosso vídeo no canal BLTV YouTube

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion One Comment

  • Jowela disse:

    Hoi Saskia,Een aantal dagen geeeldn ben ik op jouw blog terecht gekomen en ik ben er als een vlieg op de stroop op blijven plakken. Ik volg verder helemaal geen blogs, maar ik merk dat ik van deze heel blij word (en een beetje jaloers, want was ik maar zo creatief, haha). Wat maak jij mooie dingen en wat schrijf je leuke stukjes! Ik ben al je oude stukjes aan het doorlezen en ik heb er mezelf al een paar keer op betrapt dat ik ‘s ochtends denk: vanavond weer lekker met m’n ipad in de bank, Saskia’s blog lezen! Je foto’s zijn ook prachtig, ga zo door!Lieve groetjes, Marion

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: