
Acho que todos tem um sonho de conhecer algum lugar em especial, o meu e antigo sonho era a Capadócia, e enfim se tornou realidade esse ano.
O nome Capadócia significa “terra dos belos cavalos” e realmente os cavalos da região eram super famosos. Sua paisagem única é decorrente da ação de três vulcões. As rochas foram formadas a partir do endurecimento das lavas, há mais de trinta milhões de anos.
Você pode chegar lá de ônibus, de carro ou de avião pelos aeroportos de Kayseri ou Nevsehir.
Nossa ida para a Capadócia foi de Carro( Antalya-Capadócia, 7:30 hrs), a viagem foi longa, cansativa, com estradas cheias de curvas,mas, muito bem sinalizadas e em ótimas condições.
No caminho paramos em Konya para almoçar, veja aqui o post sobre Konya.
A Capadócia está localizada na região da Anatólia Central, na parte central do país, é um destino que mistura paisagens incríveis, com muita cultura e história.
As cidades da região são Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos, nos hospedamos em Goreme, a mais charmosa e recomendada, com diversos restaurantes, lojas e uma vista magnifica dos balões toda manhã.
A Capadócia, com suas cidades subterrâneas e formações geológicas únicas, são resultado da ação vulcânica e erosão, e hoje em dia é um dos destinos turísticos mais procurados do planeta. Não é somente a paisagem pitoresca que atrai os turistas, mas todo o patrimônio histórico e cultural deixado por tantos povos que habitaram á região há milhares de anos.
O famoso vôo de balão é o ponto alto da viagem, mas a região possui muitas outras atrações interessantes para se visitar.
Nossa estadia foi, 2 e meio dias e 3 noites, mas deu para fazer praticamente tudo.
-
Primeiro dia
Fomos direto para o hotel, ficamos hospedados no Goreme Country House , é um hotel bem simples, mas muito aconchegante e bem centralizado, e detalhe , com preço super bacana e com café da manhã preparado tudo na hora. No hotel compramos alguns tuors, como: turkish night, red tuor, green tuor, e o vôo de balão que já estava reservado.
Como chegamos ja à tarde, apenas tomamos banho e nos arrumamos para a famosa noite turca(TL 85,00 2 pessoas) com direito a transporte ida e volta, jantar e bebidas a vontade e muita dança turca.
-
Segundo dia
O famoso e mais esperado “vôo de balão“, voamos pela Turkiye balloon (€150,00 por pessoa), Sempre quis fazer o famoso vôo de balão na Capadócia, umas das principais razões que me motivaram a viajar para a Turquia. Ver aqui sobre o vôo de balão.
Depois da melhor experiência da minha vida, nos retornamos para o hotel a tempo de mais um café da manhã, 🙂 logo depois às 9:30 fizemos o Red Tuor (TL 110,00 2 pessoas), nesse tuor visitamos, Castelo de Uçhisar, o open air museum, a fabrica de cerâmicas, a fabrica de tapetes, almoço incluído, o vale dos monges, o vale da imaginação e os 3 beauties.
Castelo de Uçhisar
Nossa primeira parada foi o Castelo de Üçhisar. É o ponto mais alto da Capadócia, localizado na estrada que liga Nevşehir a Göreme. Há várias salas escavadas na rocha, interligadas por corredores. As chaminés de fada em volta possuem tumbas bizantinas, que se encontram bastante destruídas por saques.
Open air museum ( Museu de Göreme)
O Parque Nacional de Göreme, possui a maior concentração de igrejas, capelas e monastérios escavados nas rochas da região, com pinturas belíssimas do período Bizantino no seu interior, datadas entre os séculos X e XIII, o parque foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1985, o local é uma das áreas mais turísticas na região.
Pasabag Monks Village (vale dos monges)
Pilares de rocha incríveis podem ser vistos aqui, em meio a um vinhedo – o nome Paşabağı significa vinhedo do pachá. Pachá em turco significa general ou militar e é um apelido popular. O outro nome (Vale dos Monges) é originado de algumas formações rochosas em forma de cone que lembram monges, além de monges eremitas terem também habitado o local.
O Vale dos Monges contém algumas das mais impressionantes chaminés de fada com pontas duplas e até triplas. Este estilo é único, e este tipo de formação é chamada de chaminé de fada em forma de cogumelo.
Valley Devrent ( vale da Imaginação)
O local lembra a superfície da lua, devido ao seu aspecto exótico. No vale também tem diversas rochas com formatos que lembram animais, como, pato, golfinho, camelo e focas. Tem uma rocha que se parece com a Virgem Maria e o menino Jesus. Aqui você pode dar asas à sua imaginação!
Three beauties
Três belezas (Urgup Fairy Chimneys ), são 3 chaminés de fadas mais famosas fora de Urgup em Capadócia. Três belezas, são formações rochosas cônicas que os moradores criaram muitas lendas, dizem que são uma família de chaminés de fadas, pai ,mãe e filho, e estão localizadas em um mirante com vista para o monte Erciyes, o vulcão adormecido, que foi responsável pelas formações rochosas da Capadócia, que há milhões de anos formaram as erupções dos vales com cores rústicas.
Acho que tantas paisagens lindas nos deu mais energia para mais uma aventura, o passeio de quadriciclo pelo vale das fadas, esse passeio dura em torno de 2hrs e custou(TL 150,00 p/ 2 pessoas), um passeio que vale muito à pena.
Última parada Sunset point
-
Terceiro dia
Eu recomendo acordar cedo 5:oo hrs e ir até o Sunrise point, para ver o balões sobrevoando sobre os vales esculpidos de pedra.
Sunrise point
Fizemos também o Green tuor (TL 110,00 2 pessoas), nesse tuor visitamos a underground city, Ihlara Valley (o grand canyon), almoço incluído , Selime monestary, pigeon valley (o vale dos pombos).
Kaymakli Underground city (cidade subterranea de Kaymakli)
A cidade subterrânea de Kaymakli foi descoberta em 1964, é a maior,das 36 cidades subterrâneas da Capadócia e a mais profunda na área, aproximadamente 85 metros de profundidade e tem 16 andares, dos quais 8 você pode ver durante a sua visita guiada. Ele foi usado para ocultar os cristãos durante os ataques inimigo no período do século 5o ao século 10a. Nessas cidades os ambientes são bem divididos, com igrejas, estábulos, cozinha, dormitórios, no 4 andar está um poço profundo que servia de sistema de ventilação para os cômodos da cidade subterrânea, é muito interessante imaginar como as pessoas conseguiam ficar semanas refugiados na cidade subterrânea.
Apesar de muitas passagem serem apertadas e estreitas,achei bem interessante o passeio, pessoas com problema de locomoção, evitem esse passeio, e quem tiver claustrofobia pode se sentir incomodado, o sistema de ventilação de Kaymakli é muito bom.
Ihlara Valley
Seguimos para Ihlara Valley com 16 km de comprimento, um desfiladeiro formado na rocha vulcânica na parte sul da Capadócia, na sequência de várias erupções do Monte Erciyes. O riacho Melendiz flui através do vale. O que o torna único é a antiga história de seus habitantes. Todo o canyon é uma colméia, com moradias subterrâneas escavadas na rocha e igrejas do período bizantino. No vale Ihlara você tem uma boa caminhada de 3,5 km ao pé das águas do Melendiz onde também pode visitar a igreja Ağaçaltı (igreja debaixo da árvore). Após a caminhada almoçamos em um restaurante local.
Selime monestary
Uma das surpresas mais inesperadas na Capadócia é o maravilhoso mosteiro de rocha em Selime, no final do vale Ihlara, a 28 km de Aksarai. Selime era o lar de hitita, assírios, persas, romanos, bizantinos e civilizações otomanos. Mosteiro Selime foi esculpido por monges no século 13 e além de uma igreja do tamanho de uma catedral, também tem quartos dos monges, uma grande cozinha e estábulos para os animais. Você também pode ver a aldeia de Yaprakhisar, que é famosa pela sua paisagem lunar semelhante a do Star Wars. Mosteiro Selime é o maior edifício religioso na Capadócia.
Pigeon valley (o vale dos pombos)
Aqui você vai ver centenas de casas velhas de pombos cortados nas rochas. Ao longo de séculos, agricultores têm utilizado fezes de pombos como fertilizante para as suas culturas.
Ainda não acabou, afinal estamos de férias na Capadócia, e temos que aproveitar cada minuto, e para fechar com chave de ouro nosso último dia pela incrível Capadócia, fomos até o Sunset point para apreciar o mais lindo e colorido pôr do sol da Capadócia. Por último jantamos no Nostalji Hotel e depois andamos pelo centro para as compras de survenis.
SUNSET POINT
Nostalji Hotel e Restaurante
Nostalji hotel é uma ótima dica para quem quer se hospedar em um Cave hotel( hotel na caverna) ou apenas apreciar a culinária típica da região.
Desculpe pelo tantao de fotos, mas não resisti….Algumas fotos foram tiradas do celular (câmera da frente) por isso a qualidade estão ruim, mas espero que tenham gostado do post e das dicas… beijos
Vocês também podem ver nosso vídeo neste link aqui
Esse lugar é incrível assistam e tire suas próprias conclusões
disse:Carmen, eu me lembro de que o que relnteame me recomendaram foram as praias do parque. Uma pena essa explorae7e3o exagerada da costa do Pacedfico eu ne3o posso falar muito, pois fiquei numa regie3o mais tranquila, perto da Playa Samara. Apesar de ter curtido o Pacedfico, eu me identifiquei mais com o Caribe Sul. Queria ter tido mais tempo para fazer umas trilhas em Gandoca-Manzanillo, mas fica para uma prf3xima. A foto do sirizinho no meu cabee7alho foi tirada le1 A comida relnteame ne3o e9 o forte, mas comi bem, ne3o posso reclamar. A vida cultural e9 muito sutil, a natureza e9 que fala por si mesma Alie1s, as suas fotos me fizeram viajar para le1 (as da Espanha tambe9m ).Marcelo, eu dou toda raze3o ao senhor Frommer, mas eu sou suspeita: eu a-do-ro viajar de carro.Dirigir na Costa Rica tem alguns pontos positivos: as diste2ncias se3o pequenas, o paeds e9 lindo e cheio de atrae7f5es e as pessoas team a maior boa vontade para ajudar. Pontos negativos: para ne3o ter stress (especialmente na e9poca das chuvas), e9 melhor alugar um 4 4. As estradas ne3o se3o uma maravilha e as indicae7f5es dadas se3o confusas e ne3o existem muitas placas indicativas. Mas nada que ve1 atrapalhar a sua vida. Agora com apenas uma semana, talvez seja melhor escolher dois lugares para visitar e usar transporte contratado (se vocea fizer queste3o de conforto) ou coletivo (para ter mais contato com os costarricenses).Um abrae7o!
This blog post was very useful to me. I’m sure others may find it useful as well.
Happy to hear that, it’s my pleasure to help others people eith my little experience. thank you so much
Ola! Esse post é show! Muito bom mesmo!
Tenho uma pergunta: no terceiro dia, como vocês foram até o sunrise point? Foi um tour tambem?
Ah, mais uma pergunta: vocês conseguiram ver tudo nesses dias ou tem atrações que não puderam ver? Além do red e do green tour, existem outros tours?
Muito obrigado!
Ola Diego, obrigada! Nós tínhamos alugado carro, e fomos no Sunrise point de carro, mas Se caso você não alugar carro, da pra ir a pé, não é muito longe do centro não, na verdade tem outros lugares que da pra ver os balões também, vai depender do lugar que você hospedar, do nosso hotel por exemplo dava pra ver, mas estava meio longe, nós fizemos praticamente tudo, tem também o blue tuor, mas não achei muito interessante, por isso não fomos, 3 dias da pra fazer praticamente tudo e sem muita correria, como nos resolvemos pagar pelos pacotes turisticos, quase não usamos o carro dentro da cidade , a cidade é bem pequena, e taxi é barato também.
Esses tours que vcs compraram como funcionava? Era guiado? Com grupo? Buscavam no hotel?
Sim, compramos no proprio hotel, e era guiado em grupo, eles buscavam no hotel, dependendo a época que você for, é melhor ja reservar antes com o próprio hotel, principalmente o voo de balão, assim que eu reservei o hotel , pedi para reservar o voo também , para não correr o risco de estar muito cheio, como eu disse no post do voo de balão,é melhor programar o voo para os primeiros dias que você chegar la, porque dependendo do tempo eles podem cancelar.
Oi mirelle,eu li suas recomendaçoes e sao muito bons. Eu te sigo instagram tb. E muito professional. Eu sou serginho(serkan em turco) sou guia turistico licenciado em portugues, espanhol,ingles tb. Eu quero deixar meu contato aqui quem precisar um guia em portugues na capadocia.Eu organizo tours pela regiao privado ou grupo. Eu te espero outra vez na capadocia para guia vc. Meu contato: serkan_sari61@hotmail.com
Obrigado
Olá Serginho, muito obrigada!Vou salvar seu contato sim, e sempre que eu souber que alguém esta indo para a Turquia, passarei seu contato sim!
Ola, gostaria de saber como voce chegava no Sunset point era facil se locomover?
e qual dos passeios voce recomenda ? o green ou o red?
obrigada
Oi Thais, o acesso ao sunset point é muito fácil, na época tinha placas indicando, e se você perguntar alguém ele vão te informar, da pra ir a pé do centro. recomendo fazer os 2 passeios, pq são coisas bem diferentes, mas se não der pra fazer os 2, o red pode ser mais interessante.