
A cidade egípcia de Aswan oferece uma agradável pausa do caos do Cairo. Também possui alguns locais históricos fascinantes, o que significa que há muitas coisas para fazer em Aswan. Os arredores desta cidade são muito importantes por conter vários templos e relíquias das dinastias egípcias.
Aswan também é uma cidade próspera devido ao comércio sudanês e famosa devido à construção controversa da represa alta de Aswan. Isso desempenhou um papel importante na interrupção das inundações anuais do Nilo, que causariam destruição da cidade. A Barragem de Aswan mudou os caminhos do Rio Nilo, terminando com as inundações e provendo energia elétrica para todos os recantos do Egito. Chegamos em Aswan num voo da Nile Air vindo do Cairo, mas há opções de trem noturno também pra quem quiser economizar. Dormimos uma noite em Aswan antes de seguir viagem no cruzeiro pelo Rio Nilo.
Você pode ler mais sobre o roteiro completo pelo Egito neste post abaixo:
Roteiro completo pela terra das Pirâmides, templos, múmias e faraós – Egito
Lugares que visitamos em Aswan:
O Templo de Isis na Ilha de Philae
Isis era a deusa da maternidade, fertilidade, pureza e da sexualidade. Assim como o Templo de Abu Simbel, o templo de Philae foi transferido do lugar original. Quando a barragem foi construída, as águas do Nilo subiram, inundando assim a ilha onde estava o templo.
Sabendo que isso implicaria a perda do templo, um projeto ousado do governo egípcio em parceria com a UNESCO salvou esse lugar histórico, literalmente movendo o templo inteiro para um local mais alto, próximo à ilha Agilkia. É fascinante pensar que toneladas de pedra foram movidas e depois recolocadas no mesmo lugar! Só esse esforço por si só já merece uma visita.
Dizia a lenda que o deus Osíris, invejado por seu irmão Set, foi assassinado. Set então jogou o caixão no Nilo, mas Ísis, a outra irmã e esposa de Osíris, procurou desesperadamente pelo corpo do marido. Ao saber disso, Set decidiu cortar o corpo de Osíris em 14 pedaços. Ísis, porém, não desistiu, e conseguiu reunir todas as partes, exceto pelo pênis, que havia sido comido por um peixe. Para substituí-lo, ela fez um pênis de uma planta e mumificou Osíris (daí a tradição), e escondeu/ enterrou o corpo do amado na ilha de Philae. Toda a história é contada nas paredes do templo.
Obelisco inacabado
Abandonado há milhares de anos nas canteiras do norte de Assuã, o Obelisco Inacabado é uma obra de granito de 40 metros de altura e mais de 1.000 toneladas que compõe um dos mistérios mais importantes do mundo arqueológico. Como seu próprio nome indica, o obelisco nunca chegou a ser finalizado, já que quando faltava pouco para acabá-lo apareceu uma fenda que fez com que fosse abandonado depois do duro trabalho realizado.
Represa de Aswan
Está dividido em duas barragens; a barragem baixa e a barragem Alta, cujas construções começaram em 1899 e 1960 respectivamente. É uma das maiores obras de engenharia na história e foi a causa para mover alguns templos como Abu Simbel pelo perigo de inundação.Cidade núbia
É sem dúvida um dos passeios que mais gostamos durante a nossa visita ao Egito. Popularmente conhecido como povoado núbio, Gharb Soheil é um vilarejo super agradável e super colorido também, o lugar oferece uma ótima oportunidade para desfrutar do modo de vida tradicional e dos costumes núbios. Nós dormimos uma noite no hotel Kato Doll dentro do vilarejo.








O templo de Abu Simbel
Esse sem dúvidas foi um dos templos mais incríveis que visitei. Valeu muito a pena a viagem Abu Simbel é composto por dois templos, construídos dentro de uma montanha. O maior apresenta em sua entrada quatro estátuas de Ramsés II (1303-1213 a.C.), faraó responsável por sua construção, cada uma com 21 metros de altura. A porta de acesso foi construída de tal maneira que, todo ano em 22 de fevereiro e outubro, a luz do sol entra no templo e ilumina totalmente três estátuas sentadas em um banco, uma delas representando o próprio faraó.




Estarei voltando no Egito em março 2021 com um grupo de amigos, caso você tenha receio de visitar o Egito por conta própria e tenha interesse de vir conosco, entre em contato pelo meu e-mail mirellealves@gmail.com . Será uma viagem de 10 dias começando por Cairo, cruzeiro pelo Rio Nilo e Hurghada.
Você também pode acompanhar todas minhas viagens pelo meu instagram @mirelletome