EgitoViagens

Dicas de lugares para visitar em Aswan – Egito

Egito mirelle tome

A cidade egípcia de Aswan oferece uma agradável pausa do caos do Cairo. Também possui alguns locais históricos fascinantes, o que significa que há muitas coisas para fazer em Aswan. Os arredores desta cidade são muito importantes por conter vários templos e relíquias das dinastias egípcias.

Aswan também é uma cidade próspera devido ao comércio sudanês e famosa devido à construção controversa da represa alta de Aswan. Isso desempenhou um papel importante na interrupção das inundações anuais do Nilo, que causariam destruição da cidade. A Barragem de Aswan  mudou os caminhos do Rio Nilo, terminando com as inundações e provendo energia elétrica para todos os recantos do Egito. Chegamos em Aswan num voo da Nile Air vindo do Cairo, mas há opções de trem noturno também pra quem quiser economizar. Dormimos uma noite em Aswan antes de seguir viagem no cruzeiro pelo Rio Nilo.

Você pode ler mais sobre o roteiro completo pelo Egito neste post abaixo:

Roteiro completo pela terra das Pirâmides, templos, múmias e faraós – Egito

Lugares que visitamos em Aswan:

O Templo de Isis na Ilha de Philae

Isis era a deusa da maternidade, fertilidade, pureza e da sexualidade. Assim como o Templo de Abu Simbel, o templo de Philae foi transferido do lugar original. Quando a barragem foi construída, as águas do Nilo subiram, inundando assim a ilha onde estava o templo.

Egito mirelle tome

Sabendo que isso implicaria a perda do templo, um projeto ousado do governo egípcio em parceria com a UNESCO salvou esse lugar histórico, literalmente movendo o templo inteiro para um local mais alto, próximo à ilha Agilkia. É fascinante pensar que toneladas de pedra foram movidas e depois recolocadas no mesmo lugar! Só esse esforço por si só já merece uma visita.

Egito mirelle tome Egito mirelle tome

Dizia a lenda que o deus Osíris, invejado por seu irmão Set, foi assassinado. Set então jogou o caixão no Nilo, mas Ísis, a outra irmã e esposa de Osíris, procurou desesperadamente pelo corpo do marido. Ao saber disso, Set decidiu cortar o corpo de Osíris em 14 pedaços. Ísis, porém, não desistiu, e conseguiu reunir todas as partes, exceto pelo pênis, que havia sido comido por um peixe. Para substituí-lo, ela fez um pênis de uma planta e mumificou Osíris (daí a tradição), e escondeu/ enterrou o corpo do amado na ilha de Philae. Toda a história é contada nas paredes do templo.

Obelisco inacabado

Abandonado há milhares de anos nas canteiras do norte de Assuã, o Obelisco Inacabado é uma obra de granito de 40 metros de altura e mais de 1.000 toneladas que compõe um dos mistérios mais importantes do mundo arqueológico. Como seu próprio nome indica, o obelisco nunca chegou a ser finalizado, já que quando faltava pouco para acabá-lo apareceu uma fenda que fez com que fosse abandonado depois do duro trabalho realizado.

Represa de Aswan

Está dividido em duas barragens; a barragem baixa e a barragem Alta, cujas construções começaram em 1899 e 1960 respectivamente. É uma das maiores obras de engenharia na história e foi a causa para mover alguns templos como Abu Simbel pelo perigo de inundação.

Cidade núbia

  É sem dúvida um dos passeios que mais gostamos durante a nossa visita ao Egito. Popularmente conhecido como povoado núbio, Gharb Soheil é um vilarejo super agradável e super colorido também, o lugar oferece uma ótima oportunidade  para desfrutar do modo de vida tradicional e dos costumes núbios. Nós dormimos uma noite no hotel Kato Doll dentro do vilarejo.
Egito mirelle tome
Atualmente, os povoados núbios se estendem ao longo do vale do Nilo e ainda conservam uma fisionomia característica. Os povoados núbios se destacam por suas peculiares casas caiadas decoradas com belas e pinturas super coloridas .
Já em Gharb Soheil, você poderá ver as pequenas barracas de bebidas e souvenir feitos a mão e também terá a oportunidade de entrar em uma de suas casas típicas para conhecê-la enquanto degusta um chá e, se se animar, pode até fazer uma tatuagem de hena. No dia seguinte fomos conhecer um dos templos mais incríveis do Egito “Abu Simbel”, o motorista nos buscou no hotel às 4:00 da manhã e nossa viagem  total durou 9 horas.

O templo de Abu Simbel

Esse sem dúvidas foi um dos templos mais incríveis que visitei. Valeu muito a pena a viagem Abu Simbel é composto por dois templos, construídos dentro de uma montanha. O maior apresenta em sua entrada quatro estátuas de Ramsés II (1303-1213 a.C.), faraó responsável por sua construção, cada uma com 21 metros de altura. A porta de acesso foi construída de tal maneira que, todo ano em 22 de fevereiro e outubro, a luz do sol entra no templo e ilumina totalmente três estátuas sentadas em um banco, uma delas representando o próprio faraó.
Egito mirelle tome Egito mirelle tome Egito mirelle tome 
Arqueólogos acreditam que essas datas marcam seu aniversário e sua coroação, e nelas milhares de turistas comparecem ao local para presenciar o fenômeno e participar de celebrações. O templo menor parece ter sido construído em homenagem à rainha Nefertari, pois na entrada existem duas estátuas dela e quatro do faraó, cada uma com 10 metros de altura. A construção de uma usina hidrelétrica faria com que a área original do templo de Abu Simbel fosse inundada pelo Nilo, por isso foi realizado um incrível trabalho de movimentação do monumento.
Egito mirelle tome Egito mirelle tome
A decisão sobre a criação de um lago artificial aconteceu no início dos anos 1960, para em 1968 todo o templo ser deslocado para uma região que ficava 64 metros acima da original e distante 180 metros, o suficiente para fugir do alagamento. A construção de uma usina hidrelétrica faria com que a área original do templo de Abu Simbel fosse inundada pelo Nilo, por isso foi realizado um incrível trabalho de movimentação do monumento.

 

Estarei voltando no Egito em março 2021 com um grupo de amigos, caso você tenha receio de visitar o Egito por conta própria e tenha interesse de vir conosco, entre em contato pelo meu e-mail mirellealves@gmail.com . Será uma viagem de 10 dias começando por Cairo, cruzeiro pelo Rio Nilo e Hurghada. 

Você também pode acompanhar todas minhas viagens pelo meu instagram @mirelletome

Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: