EgitoViagens

Roteiro completo pela terra das Pirâmides, templos, múmias e faraós – Egito

Egito – quando se fala em Egito a primeira coisa que vêm à cabeça são as  pirâmides, templos e múmias.

Acredito que o sonho de todo viajante é conhecer esse país cheio de histórias e curiosidades, para mim é um dos países mais impressionantes do mundo.

Depois de muito tempo sonhando e adiando em conhecer por causa dos conflitos nos últimos anos, chegou o grande momento, fizemos uma viagem de 8 dias pelo país, mas a ficha não caiu, ainda parece um sonho, mas é real! Estive diante das pirâmides mais antigas e misteriosas do mundo.

Antes de ir nessa aventura, e coloca aventura nisso viu, 🙂 eu tinha muitas dúvidas se era possível conhecer o Egito por conta própria, vocês que me acompanham já conhecem nosso estilo de viagem. Bom, depois de muitas pesquisas e informações de quem já foi , eu cheguei numa única conclusão: “Dáaaa sim pra fazer por conta própria”, mas claro que precisa ter alguns cuidados! Depois de uma dica aqui, uma ali, eu não pensei duas vezes e fui logo comprando as passagens, montando o roteiro e reservando os hotéis. 

Confesso que organizar uma viagem pro  Egito não foi uma tarefa fácil, mas eu consegui, e ainda torná-la bem mais barato do que eu imaginava.

Egito mirelle tome

E neste post vou falar sobre os templos e monumentos que visitei, minha experiência, roteiro e dicas essenciais para quem quer conhecer esse país incrível. 

O Roteiro – de 09 dias

3 dias – Cairo

1 dia – Aswan

2 dias – cruzeiro pelo Rio Nilo

1 dia Luxor

2 dias Hurghada

Nossa viagem começou por Cairo, chegamos no aeroporto internacional do Cairo vindo de Londres com escala em Atenas. Nosso voo chegou às 1:00 hora da manhã, voamos pela cia aérea Aegean airlines ( gostei muito e super recomendo).

Assim que chegamos, fomos direto pegar nossas malas na esteira de bagagens e do lado tinha um quiosque que vendia Sim Card, compramos um da Orange 10€ com 10 gigas de internet + alguns minutos para fazer ligações locais.

Depois seguimos para o balcão da imigração e fomos instruídos para ir num quiosque do lado para comprar o visto (25$ doletas). 

Passamos pela imigração e foi a hora de ir pro hotel, como nós estávamos fazendo tudo por conta, não tínhamos transfers reservado, ( que aliás é caríssimo, nosso hotel queria cobrar 70$ por um transfer), então pedimos um Uber (10$). Achei muito tranquilo e seguro usar Uber no Egito, na verdade usamos para nos locomover no Cairo e em Hurghada, apenas Luxor que não usamos, na verdade em Luxor não tem serviços de Uber. Uma pena! 

A nossa primeira noite hospedamos no hotel (Mercure),  o hotel mesmo sendo categoria 5 estrelas tinha muita coisa a desejar, serviços ruim e  sujo ( tinha uma bola de cabelo no canto da ducha no banheiro do nosso quarto). E as nossas 2 ultimas noites hospedamos no Great Pyramid inn, esse não é um hotel muito grande e nem de luxo, mas o atendimento, a vista das pirâmides e a decoração e 5 estrelas, adoramos tudo.

vista do hotel Great Pyramid inn

Egito mirelle tome

show de luzes nas pirâmides

 

No dia seguinte começamos nosso city tour pelo Cairo, contratamos uma guia Brasileira que vive no Egito e super recomendo, foram 2 dias conhecendo os principais pontos turísticos, entre eles: 

  • As pirâmides de Gizé 
  • A Esfinge
  • O Complexo de Saqqara
  • Memphis Museum
  • Cidadela Salah El Din
  • Mesquita Muhammad Ali
  • Mesquita Al-Hakim
  • Mercado El-Khalili
  • Bairro Copta
  • Museu do Cairo
  • Passeio de feluca

Você pode ler mais sobre todos os passeios que fizemos no Cairo neste post abaixo:

Dicas e roteiro de 3 dias para visitar no Cairo – Egito

Aswan, Cruzeiro pelo Rio Nilo e Luxor

Depois de dois dias intensos e muito divertido, seguimos viagem para Aswan, tínhamos um voo às 7:00 da manhã pela cia aérea (Nile Air).

Chegamos em Aswan ainda de manhã e deu pra fazer alguns passeios que já estavam reservados, já tinha uma pessoa nos esperando no aeroporto que nos levou para conhecer a Barragem de Aswan e logo a seguir o templo de Philae.

mirelle tome

A visita no templo de Philae foi interessante, gostei de saber da história e ver de perto cada detalhes daquela construção icônica.

Depois da visita ao templo, nosso motorista nos deixou no nosso hotel na vila Núbia, o Kato Doll. Adorei o vilarejo e conhecer a vida dos locais de perto! 

O vilarejo tem uma característica única, suas casas são todas coloridas e desenhadas, as ruas não são asfaltadas e povo super simpático.

Egito mirelle tomeNo dia seguinte fomos conhecer um dos templos mais incríveis do Egito “Abu Simbel”, o motorista nos buscou no hotel às 4:00 da manhã e nossa viagem  total durou 9 horas.

 

O que visitamos em Aswan:

  • Templo de Philae – incrível templo dedicado à Ísis, deusa da maternidade e da fertilidade.
  • Obelisco Inacabado – monumento grandioso que confunde estudiosos até os dias atuais sobre seu modelo de construção e origem
  • Grande Barragem de Aswan – Famosa obra de engenharia de mudou o curso do Nilo e originou o Lago Nasser.
  • Abu Simbel – um dos complexos arqueológicos mais impressionantes e importantes do Egito. Aqui está o templo de Ramsés II e sua esposa Nefertari.
  • Vila Nubia – A Vila Núbia é um dos mais interessantes passeios onde se pode testemunhar o dia a dia dos Núbios, povo da região de Aswan, a maioria são barqueiros das felucas, mercadores e artesãos locais.

mirelle tome

Você pode ler mais sobre os lugares que visitamos em Aswan neste post abaixo:

Dicas de lugares para visitar em Aswan – Egito

 

Navegando pelo Rio Nilo

Imagine cruzar o Rio Nilo um dos mais extensos do mundo, apreciando de perto sua beleza imponente.

Até hoje representa grande importância para o Egito, sendo usado como meio de transporte, sistemas de irrigação da agricultura, e gerar energia elétrica. O Nilo ainda hoje sustenta e alimenta seu povo. Foi por este rio que os egípcios transportaram os materiais para construir as pirâmides e foi aqui também que muitas partes da mitologia, que rege a cultura do antigo Egito, se passou.

mirelle tome

A estrutura da maioria dos cruzeiros conta com cerca de 5 andares, um restaurante,
salão de festas, Spa e o deck da piscina.

Nós fizemos o trecho Aswan-Luxor de 03 dias e duas noites, e todas as refeições estavam inclusas.

A maioria dos templos estão às margens do rio, e durante a nossa viagem, visitamos 2 templos: O Templo de Kom Ombo e Edfu.

Templo de Kom Ombo é o único templo duplo do Egito, ou seja dedicado a duas divindades o deus Sobek (deus da fertilidade  e criador do mundo) e o deus falcão Horus. Era usado antigamente para tratamento de doenças como também para os sacerdotes estudarem e criarem o calendário. Logo ao lado dos Templos o Museu do Crocodilo. Muitos animais mumificados sendo suas características conservadas durante tanto tempo.

Uma parte dos egípcios tinham o crocodilo como um animal sagrado. Alguns sendo criados e domesticados da melhor maneira possível e quando mortos sendo embalsamados e colocados em urnas sagradas. Esses répteis eram abundantes nesta região.

 

Visitamos esse templo a noite. Retornamos ao Navio e assistimos um show de danças típicas, estava bem animado, todos dançando juntos.

De manhã logo após o café da manhã fomos visitar o templo Edfu que é também chamado de Templo de Hórus, sendo um dos mais bem conservados do Egito.

 

Logo na entrada, um falcão enorme de granito. No interior do templo, um santuário com um busto de pedra de Hórus.

 

Para ir até o Templo fomos de charrete, precisa de negociar o valor da viagem antes.

Chegamos em Luxor a noite e no dia seguinte, visitamos:

  • O Vale dos Reis
  • O Templo de Hatshepsut 
  • Templo de Mednet Habu
  • Colossos de Memmon
  • O Templo de Karnak
  • O Templo de Luxor

Você pode ler mais sobre todos os passeios que fizemos em Luxor neste post abaixo:

O dia foi bastante intenso, mas valeu cada minuto.

Lugares imperdíveis para visitar em Luxor

No final da tarde fomos direto para nosso hotel Achti Resort que fica na beira do Rio Nilo, eu simplesmente adorei o resort e super recomendo.

Egito mirelle tomeA programação do cruzeiro varia dependendo da quantidade de dias da sua estadia. No nosso caso preferimos nos hospedar 1 noite em Aswan, 2 no cruzeiro e 1 noite em Luxor.

Nesse caso, os passeios em Aswan e Luxor não estava incluso no cruzeiro contratamos os passeios separados.

Terminamos nossa viagem pelo Egito no maravilhoso Mar Vermelho.

Mar vermelho – Hurghada 

Continuamos viagem em direção ao mar vermelho em Hurghada. Decidimos ir de ônibus em vez de avião para a viagem não ficar muito cara, ao todo foram 4 horas de viagem, na epoca pagamos cerca de 6 euros, compramos pelo site Gobus.

Escolhemos terminar a viagem na cidade de Hurghada por ser um destino perfeito para relaxar depois de uma viagem intensa.

O Egito guarda nas profundezas do Mar Vermelho um de seus maiores tesouros que é a vida marinha. Um mergulho no mar de Hurghada é incomparável, reafirmando o fato da cidade está sempre presente na lista de melhores destino para a prática de mergulho no mundo.
Mas se você não quiser entrar na água, você pode fazer um passeio de submarino ou de barco com o chão de vidro, que permite ver todo o fundo do mar sem nem sequer se molhar. 

Nós compramos o tour de um dia para a ilha Giftun, o passeio custou aproximadamente 20$ por pessoa e inclui almoço preparado pelos próprios funcionários do barco e equipamentos de snorkeling. Saímos cedo hotel e antes de chegar na ilha fizemos uma parada para snorkel, ao chegar perto da ilha pude ver o Mar mais lindo que já tive a oportunidade de ver. São diversos tons de azul que deixam qualquer ser humano hipnotizado. Isso sem falar na diversidade da vida marinha que já tinha visto durante o snorkel, eu descreveria como um aquário gigante, riquíssimo em espécies só esperando você colocar seu óculos de mergulho e se divertir.

Egito mirelle tomeHá outros passeios semelhantes para Paradise beach e Orange Bay, a ilha é a mesma, porém, as praias estão situadas em diferentes pontos da ilha. Haaa e os valores também mudam.

Egito mirelle tome

orange bay – Egito

Além do passeio de barco, mergulhos e snorkeling, há também passeios de submarino, nós pagamos 50$ por pessoa pelo passeio, e sinceramente não achei nada de espetacular. Talvez para crianças seriam mais interessantes.

A vista de dentro do submarino

Dentro do submarino

Sobre usar biquínis nas praias do Egito, achei super tranquilo, a maioria dos hotéis tem praias privadas e na ilha de Giftun a maioria dos visitantes são turistas não egípcios.

Egito mirelle tome

Em hurghada hospedamos uma noite no Marriot hotel e uma noite no Caves beach resort all inclusive.

Praia privada do Marriot hotel

Praia privada do Marriot hotel

Caves Beach resort

Caves Beach resort

Já para ir embora de Hurghada, pegamos um voo da Egyptair até Cairo e depois o da TunisAir até Londres. O aeroporto de Hurghada é pequeno, mas bem organizado.

 

 

Estarei voltando no Egito em março 2021 com um grupo de amigos, caso você tenha receio de visitar o Egito por conta própria e tenha interesse de vir conosco, entre em contato pelo meu e-mail mirellealves@gmail.com . Será uma viagem de 10 dias começando por Cairo, cruzeiro pelo Rio Nilo e Hurghada. 

Você também pode acompanhar todas minhas viagens pelo meu instagram @mirelletome

Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: