EgitoViagens

Dicas e roteiro de 3 dias para visitar no Cairo – Egito

Se você está planejando uma viagem para o Egito, você definitivamente precisa reservar pelo menos 3 dias do seu itinerário para visitar  a capital, “o Cairo”.

Cairo é uma cidade cheia de história, cultura e pessoas. Sério, tem muita gente, são aproximadamente 10 milhões de habitantes só na cidade do Cairo.

A área metropolitana da cidade é extensa e uma das maiores da África, e abriga dezenas de tesouros arqueológicos, incluindo as pirâmides, a Grande Esfinge de Gizé, Memphis (a antiga capital do Egito) e a Cidadela. 

Egito mirelle tomeViajar para o Egito me deixou em conflito: por um lado, oferece milhares de anos de história e cultura incomparáveis. Por outro lado, todos os dias eram um pouco desafiadores e desgastantes. Por esse motivo, recomendo que você contrate um guia local, eu digo que é mais que necessário, além de ser mais seguro, conseguimos otimizar nosso tempo e conhecer bastante coisas em 2-3 dias.

O QUE VISITAR NO CAIRO

Pirâmides de Gizé

Localizado no planalto de Gizé 18 quilômetros de Cairo , as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos fazem parte do Giza Necropolis , um Património Mundial desde 1979. É um dos monumentos mais famosos e antigos no mundo, a sua construção começou no ano de 2500 aC e também faz parte das sete maravilhas do mundo.

Egito mirelle tomeAs pirâmides vão deixar você com a boca aberta, a maior delas é a pirâmide de Quéops, mede 146,61 metros, medindo atualmente 136,86 metros.

Quéfren é a segunda maior do Egito, ficando atrás apenas da pirâmide de Quéops. Atualmente é a única das pirâmides que ainda conserva uma pequena parte de seu antigo revestimento de calcário branco na parte superior.

Miquerinos é a menor do conjunto mas também muito interessante. Possui uma altura de 66 metros e sua base possui um pouco mais de 100 metros.

Você pode acessar o interior de qualquer uma delas, mas se você sofre de claustrofobia eu não aconselharia, já que quanto mais baixo for, mais fica abafado.

Preço:

Acesso ao recinto
Adultos: 160 EGP.

Grande Esfinge de Gizé

Localizado ao lado das pirâmides do Egito, estima-se que foi esculpida em calcário no s. XXVI ac, mede 57 metros de comprimento e 20 metros de altura. A cabeça representa o faraó Khafre tendo o corpo a forma de um leão.

Egito mirelle tome

A esfinge é um dos grandes mistérios de todos os tempos e ao longo de vários séculos diversos arqueólogos especularam sobre a sua procedência, sua data de criação e, inclusive, sua função.

Houve muitas especulações sobre o desaparecimento de seu nariz, visivelmente desgastado. Muitas teorias atribuem o desaparecimento a Napoleão. Diz-se que o nariz foi destruída por um canhão das tropas de Napoleão de invadir o Egito. No entanto, essa hipótese foi desmontada quando foram encontrados desenhos realizados por um explorador antes do nascimento de Napoleão. Possivelmente o rosto da esfinge foi esculpido de forma a representar o rosto do faraó Quéfren, o mesmo construtor da grande pirâmide de Gizé. 

Pirâmide de Sakkara

Localizada ao sul da cidade de Memphis, na necrópole de Sakkara.Também é conhecida como a pirâmide de Sakkara ou pirâmide de degraus e é especial porque é a mais antiga pirâmide do Egito. Além desta pirâmide, em Saqqara há outras pequenas pirâmides, além de algumas tumbas de nobres e governantes de prestígio que quase alcançam o nível do Vale dos Reis. Não perca as tumbas de Mereruka, Kagemni, Ankhmahor, Idut e Ti.

Egito mirelle tome

Projetado por Imhotep, o primeiro arquiteto e engenheiro conhecido na história em 2.650 aC, foi o protótipo do resto das pirâmides egípcias. Mede 60 metros de altura espalhados por seis andares e é a primeira construção em que os egípcios usavam calcário.

Preço:

Adultos: 150 EGP.
Estudantes com carteirinha: 75 EGP.

 Memphis

Memphis é a mais antiga e primeira capital do Egito e uma das atrações mais importantes do Cairo. É o lar da estátua caída de Ramsés II e a segunda maior estátua da Esfinge no Egito.

Este Patrimônio Mundial da UNESCO foi fundado pelo rei Meni, que uniu o Alto e o Baixo Egito, e já foi uma cidade cosmopolita com templos e palácios, a maioria dos quais foram construídos sob o domínio do rei Ramsés II, um dos faraós mais reverenciados e poderosos da região.

Cidadela de Salah el Din

Egito mirelle tome

A cidadela  do Cairo se assemelha a uma fortaleza medieval antiga, com grandes portas e muros imponentes. A Cidadela é uma das principais atrações do Cairo e também abriga a brilhante Mesquita Mohamed Ali Alabaster. 

Mesquita de alabastro

Foi construído em homenagem a Muhammad Ali entre 1830 e 1848 no topo da cidadela do Cairo (Egito), por isso pode ser visto em muitos pontos da cidade. Na sua construção, o modelo “Santa Sofia” foi seguido em Istambul . A mesquita tem uma impressionante abóbada central cercada por quatro outras abóbadas de tamanho menor e possui dois miranetes de 82 metros de altura. 

Você pode visitar os jardins e o salão principal da mesquita, embora seja solicitado que cubra os sapatos ou tire-os para manter a pedra de alabastro limpa. Mulheres devem cobrir os cabelos e os braços para entrar na mesquita.

Egito mirelle tome

A Cidadela também oferece vistas deslumbrantes sobre o Cairo – em um dia claro, você pode até ver as pirâmides de Gizé.

Bazar Khan el Khalili

Egito mirelle tome

É um dos mais antigos bazares do Egito, com mais de 1000 anos. Cheio de ruelas, com centenas de lojinhas, cheias de produtos e souvenirs de todos generos.  Passear por suas ruas estreitas é uma aventura. O souk é imenso, serio, aqui você encontra de tudo. Haa não se esqueça, como em todo o Egito, não se esqueça de negociar preços antes.

Egito mirelle tome

Bairro Copta

Hoje, os cristãos egípcios são chamados de coptas. O bairro copta é onde eles historicamente viveram no Egito. É um bairro de pedestres onde você pode encontrar pequenas ruas, sinagogas e igrejas, incluindo a mais importante Igreja de Santa María la Virgen ou Iglesia Colgante.

Igreja Suspensa

A Igreja de Santa María la Virgen ou Iglesia Colgante é uma das igrejas mais antigas do Egito. O nome da Igreja Suspensa vem porque está localizado em um dos portões da Fortaleza da Babilônia , uma fortaleza romana. Os primeiros viajantes a chamaram de “a Igreja da Escadaria”porque você tem que subir 29 degraus para entrar nela. O nível do solo subiu seis metros desde a época romana, de modo que a torre está quase totalmente enterrada, de modo que a posição elevada da igreja não é tão apreciada.

 

Museu Egípcio

Por último, mas não menos importante, visitar o Museu Egípcio é obrigatório no Cairo para os amantes de história e arqueologia. O museu abriga mais de 120.000 artefatos egípcios, incluindo os tesouros da tumba do rei Tutancâmon. Seus cinco caixões dourados dominam o salão principal, enquanto sua máscara da morte é a atração principal – não são permitidas fotos da máscara.

O museu também abriga a “Sala das Múmias Reais”, onde várias múmias de faraós egípcios estão em exibição – observe de perto como os cadáveres são preservados, alguns ainda têm cabelos, dentes e unhas. Também preste atenção ao embrulho de linho intrincado em torno das múmias. A entrada no Mummy Room custa LE180 extra e as fotos não são permitidas no interior.
Outras exposições que vale a pena ver no Museu Egípcio incluem as múmias de Yuya e Thuya e seus túmulos (eram os bisavós do rei Tut), uma réplica da Pedra de Roseta e as múmias de animais. Se você quiser tirar fotos nas áreas de exibição geral, precisará pagar 50 LE extra por um ingresso para a câmera – guarde-o, pois ele será verificado.
Por fim fizemos um passeio de feluca a noite pelo Rio Nilo, o valor é negociavel, eu recomendo muito!

DICAS PARA VIAJAR PARA O EGITO

  • Você deve visitar o Egito predisposto a ser “assediado”. Você se encontrará em situações em que ficará realmente sobrecarregado, já que a cada passo eles tentam vender ou pedir algo. 
  • Em países como o Egito, é muito importante que você viaje com um bom seguro de viagem.
  • Egípcios não fazem favores sem receber qualquer compensação, ou seja, se por exemplo você pedir para tirar uma foto sua, eles vão te pedir algo em troca. 
  • Lembre-se que você deve negociar absolutamente para tudo, eles vão tentar cobrar 5 vezes mais do que o valor do produto.
  • Nem pense em beber água que não seja engarrafada.
  • Os guias vão levá-lo para lojas de artesanato e papiros já organizados para ganhar comissão, comprar por conta própria e você pode economizar até 60%.

Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: