NoruegaViagens

Dicas de Tromso – Noruega

Tromsø fica 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico e é a maior cidade da região norte da Noruega. Foi nossa segunda viagem para a Noruega, na nossa primeira viagem, conhecemos Bergen  e fizemos um passeio pelos fiordes até Oslo, e dessa vez escolhemos Tromso e as ilhas Lofoten.

Tromsø é muito procurada por ser a entrada para o Pólo Norte, a cidade é rodeada por fiordes gelados e picos escarpados que permanecem cobertos de neve durante grande parte do ano. Chegamos em Tromso pela tarde, e nas primeiras horas perambulando pela cidade, ja ficamos super apaixonados. Pode parecer uma cidade pequena no início, mas Tromsø é uma cidade moderna com uma população diversa, calorosa e vibrante. A localização de Tromsø  atrai turistas de todo o mundo, principalmente para quem quer observar a aurora boreal.

A cidade oferece infinitas atividades e aventuras, seja de alpinismo, pescas, esqui, passeios de trenós puxados por cães e renas, hikings e muito mais. Fomos no mês de Setembro para tentar ver a aurora boreal, mas não tivemos muita sorte e vou contar o porque neste post.

Mas mesmo não vendo a aurora boreal, ficamos super encantados com a cidade, a cidade em si ja é um grande motivo para uma visita. O centro histórico de Tromso distingue-se pelas suas casas centenárias de madeira, a Catedral Árctica de 1965 com o seu telhado pontiagudo e janelas de vidro colorido, domina o horizonte. A cidade também oferece uma vida noturna agitada, com uma grande variedade de bares e restaurantes especializados em ingredientes frescos da região ártica.

O que fazer em Tromso:

Embora, como eu já mencionei antes a maioria dos turistas vêm à cidade em busca das auroras boreais; A cidade em si não ha muito que fazer, além de museus ou belas igrejas. A grande maioria das atrações estão fora da cidade, como trilhas e pescas.

Ponte Tromsø – Um dos principais cartões postais da cidade, com certeza é a ponte que liga a cidade e um dos melhores lugares para ver Tromso de uma perspectiva diferente. Essa é uma ponte cantilever que atravessa o estreito de Sandnessundet entre as ilhas de  Tromsøya e Kvaløya . Foi inaugurado em 1960; antes as ilhas eram conectadas apenas por balsas.

Dica: Atravesse pela ponte Bruvegen até o outro lado da cidade e suba o Monte Storsteinen, 421 metros acima do mar para desfrutar da magnífica vista panorâmica sobre Tromsø e as ilhas vizinhas.

Centro da cidade  – O centro de Tromsø possui a maior coleção de casas históricas de madeira ao norte de Trondheim, e abriga uma das mais importantes concentrações de casas do Império na Noruega. Storgata é a principal rua de pedestres, e um tesouro de lojas que vendem produtos locais e internacionais.

A Catedral do Ártico

A Catedral do Árctico, ou Ishavkatedralen “em norueguês”, é um verdadeiro marco em Tromso. Na verdade o cartão postal de Tromso. Foi construído em 1965 e projetado por um famoso arquiteto norueguês chamado Jan Inge Hovig.

A Catedral tem a forma de um iceberg, e na frente há um impressionante mosaico de vidro que brilha com cores incríveis quando o sol bate nele.

Catedral do Ártico, Tromsø, Noruega.

Os 11 triângulos da Catedral do Ártico, sugerem fendas glaciais e cortinas aurorais. O vitral brilhante retrata Cristo descendo à terra e, em outra ponta, é possível observar um órgão futurista e lâmpadas de cristal. A edificação também é conhecida como Igreja Tromsdalen.

Você pode facilmente ver a Catedral do Ártico a partir do centro de Tromso, ou do porto da cidade, mas recomendo ir até o outro lado e observá-lo de perto.

Teleférico para a montanha Floya

O teleférico “Fjellheisen” é um verdadeiro ícone em Tromso. Do topo do Monte Storsteinen à 420 metros acima do nível do mar, você tem uma vista incrível da cidade de Tromso e seus lindos arredores de montanhas e fiordes. No fundo, você pode ver Kvaloya, uma das maiores ilhas da Noruega. Infelizmente quando fomos estava fechado para reforma, mas mesmo assim subimos à pé; a caminhada não é fácil, mas a vista vale o esforço.

Há um restaurante lá em cima!

Polaria Arctic Experience Center e Aquário

Polaria é uma combinação de um centro de experiência e um aquário onde você aprenderá sobre a natureza e os animais do Ártico, incluindo vários filmes legais como o da Aurora Boreal. Esse é o aquário mais setentrional do mundo, e as principais atrações são as focas barbudas.

A Polaria está localizada fora do centro da cidade.

Aurora Boreal

A aurora boreal é uma das atrações mais procuradas em Tromso. Mas, o que é aurora boreal? E como vê-la? Este é  um fenômeno físico que ocorre quando as tempestades solares são mais fortes que o normal, enviando partículas carregadas em direção à Terra. As partículas são elétrons e prótons que formam luz quando colidem com gases na atmosfera da Terra. A aurora boreal ou “luz polar” ocorre à uma altura de 90-180 km acima da superfície da Terra. A luz polar aparece como ondas de luz que variam em forma, cor e intensidade, desde azul escuro passando por verde e amarelo até vermelho e laranja. A luz polar no hemisfério norte é chamada Aurora Boreal, enquanto a luz polar no hemisfério sul é chamada Aurora Australis.  Tromso é famosa por ser um dos melhores lugares do mundo para vê-las, mas dessa vez não foi possível, porque durante os 3 dias que estivemos lá esteve bastante nublado. Para vê-las o céu precisa estar limpo “sem nuvens” e escuro. A aurora boreal é às vezes tão forte que você pode vê-la no centro de Tromso ou da janela do seu hotel, mas será mais intenso se você sair da cidade para áreas onde quase não há casas e nenhuma iluminação artificial como luzes de rua. Você pode, por exemplo, caminhar até o lago Prestvannet logo acima do centro de Tromso (a 20 minutos a pé) ou até a praia Bukta em Sydspissen, ao sul do centro da cidade, ou vá até a ilha vizinha, Kvaloya.

É possível ver a Aurora boreal de setembro à março.

Cafés e Compras

A principal rua de pedestres de Tromso é chamada Storgata, e aqui há muitas lojas, cafés e restaurantes. Além de lojas de souvenirs tradicionais, existem várias lojas exclusivas que vendem artesanato local e roupas de design norueguês.

Visite o pub mais antigo de Tromso Ølhallen

O famoso pub de Mack Ølhallen é o pub mais antigo de Tromso, fundado em 29 de fevereiro de 1928, e uma visita aqui é obrigatória. Ølhallen tem a  torre de cerveja mais longa Europa e um urso polar gigante ( parece de verdade, mas é só uma estátua).

Outros passeios fora da cidade de Tromso

Passeio de barco e pesca

Você pode fazer um passeio de barco pelos fiordes gelados norueguês, essa é uma excelente maneira de conhecer de perto a natureza ártica e seus animais. Existem vários operadores turísticos em Tromso que fazem esses passeios e o mais popular é o cruzeiro de 5 horas à bordo do clássico barco de madeira “Fjord Queen”.

Sledding Dog

Esse é um dos melhores passeios para fazer em Tromso, especialmente se você estiver viajando com crianças.

Eu tive minhas dúvidas sobre o tratamento que esses animais recebem, mas depois de receber muita informação, atrevo-me a recomendá-lo. Os animais são bem cuidados e quando recebem os turistas ficam muito felizes, pois sabem que vão sair para correr nas fantásticas paisagens de Tromso.

Como na maioria das excursões, você será buscado às 9:45 na porta do Radisson Blu Hotel Tromso ou do Scandic Ishavshotel . Quando você chegar ao acampamento, eles lhe fornecerão roupas e botas para isolar do frio e também dão uma explicação em inglês como lidar com o trenó.

O passeio de trenó dura cerca de 50 minutos,   e quando retornar ao acampamento, eles dão um “lanche” geralmente composto de sopa, bebidas quentes como, chocolate, chá ou café, e um bolo.

Observação de baleias

Entre os meses de novembro e fevereiro,  uma das excursões mais populares e melhores para fazer em tromso é o avistamento de baleias jubarte e orca.

Essas viagens para ver as baleias são feitas por todos os tipos de embarcações,  desde veleiros, catamarãs e grandes  barcos de pesca.

O passeio dura cerca de cinco horas . A transferência para o porto é de cerca de 35-40 minutos de ônibus.

E ideal estar bem vestido para prevenir do frio, e, antes do embarque, fornecerão informações em inglês sobre as baleias.

Durante esta excursão, eles oferecem biscoitos artesanais, cafés e chás para aquecer.

Assim como as auroras boreais, você deve ter em mente que, apesar de ser uma das melhores excursões para fazer em Tromso, não é garantia ver as baleias, ja que elas estão no seu habitat natural.

Trenó de renas

Se quer conhecer a cultura do povo Sami de perto, faça uma viagem de trenó de renas. Os campos de renas estão localizados à cerca de 30 minutos de carro do centro de Tromso.

Quem preferir não andar de trenó,  você pode apenas alimentar renas e conhecer as tradições e a cultura Sami, ouvir joik (música folclórica sami), tomar café e comer em um Lavu (barraca Sami tradicional).

  • Toda a viagem leva cerca de 4-5 horas, eles pegam no centro de Tromso
  • Preço: cerca de 1500 Nkr

Curiosidades sobre Tromso

  • Tromsø é a maior cidade dos países nórdicos ao norte do Círculo Ártico e abriga a universidade mais setentrional do mundo.
  • A colonização humana em Tromsø remonta a cerca de 10.000 anos, enquanto a cultura Saami remonta há pelo menos 2000 anos.
  • Durante os meses de verão, o sol literalmente não se põe. O Sol da meia-noite é visível de cerca de 21 de à 21 de julho.
  • Entre 21 de novembro e 21 de janeiro, o sol desaparece sob o horizonte e eles praticamente não tem luz solar  por 2 meses.

CLIMA EM TROMSO

Apesar de estar muito ao norte, Tromso tem seu microclima particular. A sua localização perto do mar e o efeito da Corrente do Golfo suaviza as temperaturas, sendo o mês de Fevereiro mais frio, com uma temperatura média de -3.5º e o mês mais quente Julho, com uma temperatura média de 12,1 °.

Quando ir

Entre dezembro e janeiro, o sol nunca se eleva; este pode ser um momento incrível para viajar para Tromsø para ver a estonteante Aurora Boreal. As temperaturas variam de -6°C a -1°C, em média, durante o inverno, o que é considerado bastante leve. Entre fevereiro e abril, o inverno continua, mas os dias se tornam, pouco a pouco, mais longos. Essa é a época para aventuras de esqui, trenós puxados por cães e outras atividades relacionadas à neve. Entre maio e julho, os dias intermináveis proporcionam oportunidades infinitas para explorar Tromsø e a natureza selvagem circundante. De agosto a novembro, o inverno está se aproximando, e a noite polar, assim como a Aurora Boreal, voltarão a encantar novamente a região.

COMO CHEGAR A TROMSO

A chegada a este paraíso é pelo Aeroporto de Tromsø, Langnes, o quinto aeroporto mais movimentado do país.

Fizemos o trajeto Londres-Tromso , mas não tem vôos diretos, então a melhor maneira de chegar lá é pegar um vôo para Oslo e de lá um segundo vôo para Tromso.

Onde ficar

Nós ficamos hospedados no airbnb, essa foi a forma mais econômica e pude conhecer de perto a vida de uma norueguesa, que nos recebeu com muito carinho em sua casa, mas se eu voltar quero ficar no Adisson Blu Hotel, Tromso. 

Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: