
Tromsø fica 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico e é a maior cidade da região norte da Noruega. Foi nossa segunda viagem para a Noruega, na nossa primeira viagem, conhecemos Bergen e fizemos um passeio pelos fiordes até Oslo, e dessa vez escolhemos Tromso e as ilhas Lofoten.
Tromsø é muito procurada por ser a entrada para o Pólo Norte, a cidade é rodeada por fiordes gelados e picos escarpados que permanecem cobertos de neve durante grande parte do ano. Chegamos em Tromso pela tarde, e nas primeiras horas perambulando pela cidade, ja ficamos super apaixonados. Pode parecer uma cidade pequena no início, mas Tromsø é uma cidade moderna com uma população diversa, calorosa e vibrante. A localização de Tromsø atrai turistas de todo o mundo, principalmente para quem quer observar a aurora boreal.
A cidade oferece infinitas atividades e aventuras, seja de alpinismo, pescas, esqui, passeios de trenós puxados por cães e renas, hikings e muito mais. Fomos no mês de Setembro para tentar ver a aurora boreal, mas não tivemos muita sorte e vou contar o porque neste post.
Mas mesmo não vendo a aurora boreal, ficamos super encantados com a cidade, a cidade em si ja é um grande motivo para uma visita. O centro histórico de Tromso distingue-se pelas suas casas centenárias de madeira, a Catedral Árctica de 1965 com o seu telhado pontiagudo e janelas de vidro colorido, domina o horizonte. A cidade também oferece uma vida noturna agitada, com uma grande variedade de bares e restaurantes especializados em ingredientes frescos da região ártica.
O que fazer em Tromso:
Embora, como eu já mencionei antes a maioria dos turistas vêm à cidade em busca das auroras boreais; A cidade em si não ha muito que fazer, além de museus ou belas igrejas. A grande maioria das atrações estão fora da cidade, como trilhas e pescas.
Ponte Tromsø – Um dos principais cartões postais da cidade, com certeza é a ponte que liga a cidade e um dos melhores lugares para ver Tromso de uma perspectiva diferente. Essa é uma ponte cantilever que atravessa o estreito de Sandnessundet entre as ilhas de Tromsøya e Kvaløya . Foi inaugurado em 1960; antes as ilhas eram conectadas apenas por balsas.
Dica: Atravesse pela ponte Bruvegen até o outro lado da cidade e suba o Monte Storsteinen, 421 metros acima do mar para desfrutar da magnífica vista panorâmica sobre Tromsø e as ilhas vizinhas.
Centro da cidade – O centro de Tromsø possui a maior coleção de casas históricas de madeira ao norte de Trondheim, e abriga uma das mais importantes concentrações de casas do Império na Noruega. Storgata é a principal rua de pedestres, e um tesouro de lojas que vendem produtos locais e internacionais.
A Catedral do Ártico
A Catedral do Árctico, ou Ishavkatedralen “em norueguês”, é um verdadeiro marco em Tromso. Na verdade o cartão postal de Tromso. Foi construído em 1965 e projetado por um famoso arquiteto norueguês chamado Jan Inge Hovig.
A Catedral tem a forma de um iceberg, e na frente há um impressionante mosaico de vidro que brilha com cores incríveis quando o sol bate nele.
Você pode facilmente ver a Catedral do Ártico a partir do centro de Tromso, ou do porto da cidade, mas recomendo ir até o outro lado e observá-lo de perto.
Teleférico para a montanha Floya
O teleférico “Fjellheisen” é um verdadeiro ícone em Tromso. Do topo do Monte Storsteinen à 420 metros acima do nível do mar, você tem uma vista incrível da cidade de Tromso e seus lindos arredores de montanhas e fiordes. No fundo, você pode ver Kvaloya, uma das maiores ilhas da Noruega. Infelizmente quando fomos estava fechado para reforma, mas mesmo assim subimos à pé; a caminhada não é fácil, mas a vista vale o esforço.
Polaria Arctic Experience Center e Aquário
Polaria é uma combinação de um centro de experiência e um aquário onde você aprenderá sobre a natureza e os animais do Ártico, incluindo vários filmes legais como o da Aurora Boreal. Esse é o aquário mais setentrional do mundo, e as principais atrações são as focas barbudas.
A Polaria está localizada fora do centro da cidade.
Aurora Boreal
A aurora boreal é uma das atrações mais procuradas em Tromso. Mas, o que é aurora boreal? E como vê-la? Este é um fenômeno físico que ocorre quando as tempestades solares são mais fortes que o normal, enviando partículas carregadas em direção à Terra. As partículas são elétrons e prótons que formam luz quando colidem com gases na atmosfera da Terra. A aurora boreal ou “luz polar” ocorre à uma altura de 90-180 km acima da superfície da Terra. A luz polar aparece como ondas de luz que variam em forma, cor e intensidade, desde azul escuro passando por verde e amarelo até vermelho e laranja. A luz polar no hemisfério norte é chamada Aurora Boreal, enquanto a luz polar no hemisfério sul é chamada Aurora Australis. Tromso é famosa por ser um dos melhores lugares do mundo para vê-las, mas dessa vez não foi possível, porque durante os 3 dias que estivemos lá esteve bastante nublado. Para vê-las o céu precisa estar limpo “sem nuvens” e escuro. A aurora boreal é às vezes tão forte que você pode vê-la no centro de Tromso ou da janela do seu hotel, mas será mais intenso se você sair da cidade para áreas onde quase não há casas e nenhuma iluminação artificial como luzes de rua. Você pode, por exemplo, caminhar até o lago Prestvannet logo acima do centro de Tromso (a 20 minutos a pé) ou até a praia Bukta em Sydspissen, ao sul do centro da cidade, ou vá até a ilha vizinha, Kvaloya.
É possível ver a Aurora boreal de setembro à março.
Cafés e Compras
A principal rua de pedestres de Tromso é chamada Storgata, e aqui há muitas lojas, cafés e restaurantes. Além de lojas de souvenirs tradicionais, existem várias lojas exclusivas que vendem artesanato local e roupas de design norueguês.
Visite o pub mais antigo de Tromso Ølhallen
O famoso pub de Mack Ølhallen é o pub mais antigo de Tromso, fundado em 29 de fevereiro de 1928, e uma visita aqui é obrigatória. Ølhallen tem a torre de cerveja mais longa Europa e um urso polar gigante ( parece de verdade, mas é só uma estátua).
Outros passeios fora da cidade de Tromso
Passeio de barco e pesca
Você pode fazer um passeio de barco pelos fiordes gelados norueguês, essa é uma excelente maneira de conhecer de perto a natureza ártica e seus animais. Existem vários operadores turísticos em Tromso que fazem esses passeios e o mais popular é o cruzeiro de 5 horas à bordo do clássico barco de madeira “Fjord Queen”.
Sledding Dog
Esse é um dos melhores passeios para fazer em Tromso, especialmente se você estiver viajando com crianças.
Eu tive minhas dúvidas sobre o tratamento que esses animais recebem, mas depois de receber muita informação, atrevo-me a recomendá-lo. Os animais são bem cuidados e quando recebem os turistas ficam muito felizes, pois sabem que vão sair para correr nas fantásticas paisagens de Tromso.
Como na maioria das excursões, você será buscado às 9:45 na porta do Radisson Blu Hotel Tromso ou do Scandic Ishavshotel . Quando você chegar ao acampamento, eles lhe fornecerão roupas e botas para isolar do frio e também dão uma explicação em inglês como lidar com o trenó.
O passeio de trenó dura cerca de 50 minutos, e quando retornar ao acampamento, eles dão um “lanche” geralmente composto de sopa, bebidas quentes como, chocolate, chá ou café, e um bolo.
Observação de baleias
Entre os meses de novembro e fevereiro, uma das excursões mais populares e melhores para fazer em tromso é o avistamento de baleias jubarte e orca.

O passeio dura cerca de cinco horas . A transferência para o porto é de cerca de 35-40 minutos de ônibus.
E ideal estar bem vestido para prevenir do frio, e, antes do embarque, fornecerão informações em inglês sobre as baleias.
Durante esta excursão, eles oferecem biscoitos artesanais, cafés e chás para aquecer.
Assim como as auroras boreais, você deve ter em mente que, apesar de ser uma das melhores excursões para fazer em Tromso, não é garantia ver as baleias, ja que elas estão no seu habitat natural.
Trenó de renas
Se quer conhecer a cultura do povo Sami de perto, faça uma viagem de trenó de renas. Os campos de renas estão localizados à cerca de 30 minutos de carro do centro de Tromso.
Quem preferir não andar de trenó, você pode apenas alimentar renas e conhecer as tradições e a cultura Sami, ouvir joik (música folclórica sami), tomar café e comer em um Lavu (barraca Sami tradicional).
- Toda a viagem leva cerca de 4-5 horas, eles pegam no centro de Tromso
- Preço: cerca de 1500 Nkr
Curiosidades sobre Tromso
- Tromsø é a maior cidade dos países nórdicos ao norte do Círculo Ártico e abriga a universidade mais setentrional do mundo.
- A colonização humana em Tromsø remonta a cerca de 10.000 anos, enquanto a cultura Saami remonta há pelo menos 2000 anos.
- Durante os meses de verão, o sol literalmente não se põe. O Sol da meia-noite é visível de cerca de 21 de à 21 de julho.
- Entre 21 de novembro e 21 de janeiro, o sol desaparece sob o horizonte e eles praticamente não tem luz solar por 2 meses.
CLIMA EM TROMSO
Apesar de estar muito ao norte, Tromso tem seu microclima particular. A sua localização perto do mar e o efeito da Corrente do Golfo suaviza as temperaturas, sendo o mês de Fevereiro mais frio, com uma temperatura média de -3.5º e o mês mais quente Julho, com uma temperatura média de 12,1 °.
Quando ir
Entre dezembro e janeiro, o sol nunca se eleva; este pode ser um momento incrível para viajar para Tromsø para ver a estonteante Aurora Boreal. As temperaturas variam de -6°C a -1°C, em média, durante o inverno, o que é considerado bastante leve. Entre fevereiro e abril, o inverno continua, mas os dias se tornam, pouco a pouco, mais longos. Essa é a época para aventuras de esqui, trenós puxados por cães e outras atividades relacionadas à neve. Entre maio e julho, os dias intermináveis proporcionam oportunidades infinitas para explorar Tromsø e a natureza selvagem circundante. De agosto a novembro, o inverno está se aproximando, e a noite polar, assim como a Aurora Boreal, voltarão a encantar novamente a região.
COMO CHEGAR A TROMSO
A chegada a este paraíso é pelo Aeroporto de Tromsø, Langnes, o quinto aeroporto mais movimentado do país.
Fizemos o trajeto Londres-Tromso , mas não tem vôos diretos, então a melhor maneira de chegar lá é pegar um vôo para Oslo e de lá um segundo vôo para Tromso.
Onde ficar
Nós ficamos hospedados no airbnb, essa foi a forma mais econômica e pude conhecer de perto a vida de uma norueguesa, que nos recebeu com muito carinho em sua casa, mas se eu voltar quero ficar no Adisson Blu Hotel, Tromso.