RussiaViagens

Guia completo para visitar às estações de metrô de Moscou

O metrô de Moscou é conhecido como um dos sistemas de transporte subterrâneo mais eficientes e baratos do mundo, e devo dizer que o metrô de Moscou também é um dos mais belos. As estações são atrações turísticas por si só. A idéia, era tornar as estações de metrô da cidade “palácios para o povo”.

Enquanto para milhões de habitantes locais, as estações de metrô são apenas parte de sua rotina diária no caminho do trabalho ou da escola, para os turistas que passam pelo metrô de Moscou é um deleite e um dos destaques da viagem pela capital Russa.

Eu mesma não esperava que as estações fossem tão lindas e incríveis! São todas diferentes, algumas aleatórios e sem nada de especial, enquanto outras são ricas em detalhes e ornamentos.

Curiosidades do metrô de Moscou

A ideia de construir um metro-palácio foi dos líderes soviéticos, que queriam mostrar que, no comunismo, todo o luxo e a grandeza eram para o povo e não para a elite. Assim surgiu o metrô mais bonito do mundo!

O Metrô de Moscou pode ser chamado de cidade subterrânea. Cada estação é única e tem sua história cheia de lendas, curiosidades e segredos.

O Metrô de Moscou tem hoje 206 estações e 13 linhas, com comprimento total de 346,6 km. Cerca de 8 milhões de pessoas o utilizam diariamente e 44 das estações são consideradas obras de patrimônio cultural!

Como tudo começou…

Na década de 1920, a cidade tinha 4 milhões de habitantes. A rede de bondes não era mais suficiente para a locomoção de todos os passageiros. Longos engarrafamentos de bondes eram muito comuns na época e isso foi um dos principais motivos para se iniciar a construção de metrô.

O metrô poderia ter surgido em Moscou ainda em 1875, porém o primeiro projeto não foi considerado economicamente viável na época.

A primeira linha de metrô foi inaugurada na capital no dia 15 de maio de 1935, da estação Sokólniki até Park Cultúri, com ramificação até a estação Smolênskaia. O comprimento total era de 11,2 km.

A ideia inicial era inaugurar o metrô no feriado de 1o de maio, mas, quando Stalin foi testar a linha, aconteceu que, justamente o trem que contava a presença do líder ficou parado no túnel devido a uma falha técnica. Assim, a inauguração foi adiada por 15 dias.

De 1941 a 1943, o metrô era utilizado como um grande abrigo contra bombas. Na época, 217 crianças nasceram nas estações, que serviam também como mercados e salões de beleza. A estação Kúrskaia funcionava como biblioteca pública.

Diz a lenda que a linha circular do metrô não fazia parte do planejamento inicial, mas, em uma reunião, Josef Stalin, de repente, colocou sua xícara de café em cima do projeto do metrô. A marca de café do fundo da xícara marcou um anel no centro da cidade – foi assim que surgiu o projeto da linha circular e é por isso que a cor da linha é marrom. Se foi verdade ou não, não sabemos, mas, de fato, a decisão de construir a linha circular foi tomada somente em 1943.

Curiosidades:

Algumas estações de metrô são tão profundas que, entre a entrada e a plataforma, existe diferença de pressão atmosférica de até 6 mm.

Uma voz masculina anuncia estações em direção ao centro, enquanto uma voz feminina – do centro para os bairros. Esta medida foi tomada para facilitar a locomoção dos deficientes visuais.

O metrô de Moscou não possui lixeiras por questão de segurança. As lixeiras foram removidas na década de 1970.

No dia 1o de abril de 1966, um grande grupo de estudantes “adicionou” uma nova estação com o nome da faculdade deles aos mapas colados dentro do metrô. As cores e a fonte dos adesivos foram tão bem escolhidos que era difícil distinguir a ‘estação-brincadeira’ das reais.

Desde a década de 1990, o povo fala da existência de uma linha de metrô secreta, com quatro linhas, conectando o Kremlin com os pontos estratégicos militares localizados em cidades vizinhas.

 

Alguns fatos sobre o metrô de Moscou

Não é a mais antiga (Londres foi a primeira do mundo) ou a maior (Xangai é líder), mas certamente é uma das mais bonitas.

Todos os dias, mais de 8 milhões de passageiros usam o metrô de Moscou, tanto locais quanto turistas – em uma metrópole tão movimentada, esse é o modo de transporte mais rápido e conveniente.

A distância média entre as estações é de 1,8 km e a estação de metrô mais profunda é de 84 metros.

Existem 637 escadas rolantes com o comprimento total de 66,8 km.

Cada carro viaja em média 548,7 km / dia com a velocidade de 41,62 km / h.

99,98% dos trens funcionam dentro do cronograma.

Novoslobodskaya

Arquitetura de estações de metrô de Moscou

As estações de metrô de Moscou são consideradas as mais bonitas do mundo e eu tenho que concordar que são realmente, impressionantes. Algumas delas parecem museus, palácios ou salões de baile, de tão ricos que são os detalhes e as decorações.

As estações mais bonitas foram construídas até a década de 1960 e são um exemplo perfeito da arte soviética, com muito mármore, estátuas, mosaicos, vitrais, lustres, baixos-relevos e muitos outros detalhes.

Mesmo que as estações de metrô de Moscou sejam semelhantes de uma maneira, todas são diferentes.

Novoslobodskaya

Quanto tempo você precisa para visitar as estações de metrô de Moscou?

Existem 203 estações de metrô de Moscou em 12 linhas e, embora nem todas sejam especiais, é necessário pelo menos metade de um dia para ver as principais.

Mesmo que o metrô circule com frequência, a cada 2 minutos ou mais, você deve gastar uns 10 minutos em cada uma delas.

Você pode dedicar o dia inteiro visitando o metrô de Moscou, ou fazer como eu, pode passar algumas horas por dia viajando de uma estação para outra e ir admirando a beleza pelo caminho.

O arquiteto russo Yuri Gridchin fez um ranking das mais belas estações de metrô de Moscou!

De acordo com o arquiteto, as estações  imperdíveis para visitar são:

  • Linha 1, vermelha: Komsomolskaya, Krasnye vorota, Kropotkinskaya, Vorob’yevy gory
  • Linha 2, verde: Mayakovskaya, Novokuznetskaya, Avtozavodskaya
  • Linha 3, azul: Park Pobedy, Kievskaya, Arbatskaya, Ploschad Revolyutsii, Elektrozavodskaya
  • Linha 5, marrom: Taganskaya, Komsomolskaya, Prospekt mira, Novoslobodskaya, Kievskaya
  • Linha 7, roxa: Pushkinskaya, Kuznetskiy most
  • Linha 9, cinza: Nagatinskaya

Taganskaya

Preparei para você o mapa com as melhores estações de metrô de Moscou – você pode baixá-lo (arquivo .kml) e colocá-lo no telefone no aplicativo maps.me para usar off-line durante sua visita a Moscou!

<mapa com as melhores estações de metrô de Moscou<

Dicas para visitar o metrô de Moscou

    • Uma viagem custa 55RUB (US $ 0,80 / € 0,71), tornando-a a mais barata de todas as atrações de Moscou. Como o tempo não é limitado, você pode explorar o metrô de Moscou pelo tempo que quiser.Também não há zonas, então você não precisa se preocupar se for muito longe com o seu bilhete.
    • Você pode comprar o bilhete em qualquer estação de metrô, tanto na bilheteria (escrita em cirílico “KACCA”) ou na máquina de ingressos – que também estão disponíveis em inglês. Eles aceitam dinheiro e cartões.
    • Ao contrário da maioria dos países pós-soviéticos, você não receberá um token para o passeio, e sim um cartão magnético.
      Você pode carregar até duas viagens ao comprar a passagem na máquina – é especialmente útil quando você viaja com alguém, pois você e seu acompanhante podem usar o mesmo cartão. Uma pessoa abre o portão para outra e depois para si mesma. Esse tipo de cartão não são reutilizáveis; assim que você passar pelo portão e seu cartão acabar o crédito, poderá jogá-lo na lixeira.
    • A escada rolante mais longa tem 126 metros.
  • Enquanto os anúncios nos trens costumam ser em inglês, as informações nas estações são apenas em russo. Quando chegar à plataforma, você verá as instruções de que lado da plataforma atende a quais estações, mas tudo será em russo. Eu recomendo obter um mapa (imprima-o em casa ou faça o download no seu telefone para ter sempre com você) todas as estações escritas em russo e inglês. Você pode baixar um aqui.
  • Muitas das estações são conectadas por linhas diferentes – Existem instruções com o número da linha e das setas pintadas no chão.
  • Caso queira tirar boas fotos, tente evitar visitar as estações de metrô de Moscou nas horas de pico (das 8 às 10 da manhã e das 17 às 19 da tarde).

Arbatskaya

É possível tirar fotos no metrô de Moscou?

Sim! Você é até incentivado a tirar fotos – no chão, você pode ver os pontos especiais marcados para tirar fotos. Aparentemente, você pode capturar a melhor imagem da estação quando estiver nesse ponto.

Se tiver pouco tempo e querer visitar apenas as principais. Aqui está um tour auto-guiado das estações de metrô de Moscou

Este passeio auto-guiado o levará a 4 estações, começando em Komsomolskaya (Комсомо́льская) e terminando na Ploschad Revolutsii (Пло́щадь Револю́ции), que fica perto da Praça Vermelha.

Reserve de 1 a 2 horas no mínimo.

Chegue à estação de metrô Komsomolskaya (Комсомо́льская) para começar o passeio.  Dependendo de como chegar à estação de metrô Komsomolskaya (Комсомо́льская), você pode chegar na linha vermelha (1) ou na linha marrom (5). Chegamos à estação na linha vermelha (1), e ficamos desapontados. Era isso? Questionamos sem entender nada. Não vimos nada que estava nas fotos.

komsomolskaya station

Essa foi a imagem que vimos quando chegamos lá

Quando decidimos ir para a próxima estação, o mapa nos levou para a linha marrom (5) e  finalmente podemos ver quão bela é a estação de Komsomolskaya, veja as fotos…

Depois de dezenas de fotos seguimos para a próxima parada na linha marrom (5), a estação de metrô  (Новослобо́дская) . Ao sair, você fica surpreso com o maravilhoso vitral do outro lado da estação.

Troque em Berlorusskaya para a linha verde (2) e desça em Mayakovskaya (Маяковская) . Quando você olha para os corredores pela primeira vez, não consegue ver a obra de arte escondida dentro das formas ovais e caminhar sob cada uma delas fornece outra obra-prima de mosaico.

Última parada do passeio! Siga a linha verde (2) até Teatralnaya e troque para a linha azul (3) até a estação de metrô Ploschad Revolutsii (Пло́щадь Револю́ции) . Está cheio de estátuas representando o povo da União Soviética, há um total de 76 esculturas na estação! As estátuas mais populares são o homem e seu cachorro, onde turistas e moradores locais tocam o nariz do cachorro para dar sorte.

Também nos aventuramos a  Park Pobedy (Парк Победы) . A estação é um pouco menos conveniente para chegar, enquanto as 4 acima estão localizadas perto / ao redor do centro de Moscou. É a terceira estação mais profunda do mundo, depois do Arsenalna em Kiev e do Admiralteyskaya em São Petersburgo. Um passeio impressionante para cima e para baixo na escada rolante, um pouco assustador se você tem medo de altura.

Você já andou de metrô de Moscou? Qual é a sua estação favorita? 

Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: