FrançaViagens

O que ver em Eguisheim, a aldeia da Bela e a Fera

Deixe-se seduzir por Eguisheim!

Neste post vamos falar de Eguisheim , uma vila super charmosa que fica apenas 15 minutos de carro de Colmar e é considerada um dos vilarejos mais belos da Europa, e que serviu de cenário para o filme da Disney “A Bela e a Fera”. Eguisheim foi considerada a “Favourite French Village”  a Aldeia francesa favorita (de acordo com o programa transmitido na França em 2013).

Eguisheim fica a 5 km a sudoeste de Colmar! A cidade foi construída em círculos concêntricos ao redor do Castelo dos Condes de Eguisheim. Além disso, a rue du Rempart-Sud (que forma um círculo com a rue du Rempart-Nord) é particularmente notável, com suas casas de enxaimel com varandas lindamente floridas de gerânios. No coração da vila, o castelo domina a praça principal (mas infelizmente não é possível visitar.

É verdade que na Alsácia é difícil escolher o vilarejo mais belo, mas se eu tivesse que escolher, eu certamente escolheria os vilarejos menores, como Riquewihr e Eguisheim, continue comigo que vou te dizer as razões!

Eguisheim é minúscula, e como todas os outros vilarejos da Alsácia da para fazer tudo a pé, mas caso você for de carro como nós terá que deixar o carro num estacionamento fora do centro, e você tem três opções:

  • Estacionamento Eguisheim localizado em Grand’Rue (Preço: € 3 dia)
  • Estacionamento de Marronniers em Rue des Trois Châteaux (Preço 3 € / dia)
  • Estacionamento do Tuilerie na Rue de Malsbach (grátis)

O QUE VER EM EGUISHEIM

O centro histórico de Eguisheim é desenvolvido em torno da  Place du Château Saint-Léon , em torno da qual três ruas concêntricas são estabelecidas.

Você irá chegar no centro histórico pelo Grand Rue, antes de chegar à  Place du Château Saint-Léon, você vai encontrar o escritório de turismo  que projetou uma rota chamada,  “Camino de Ronda”,  onde  indicarão tudo o que tem pra ver em Eguisheim.

Alguns lugares que visitei:

Rue du Rempart

Essa é a rua principal de Eguisheim, uma rua de paralelepípedos, com casas  super charmosas e lojas de estrutura de madeira, com cores vivas primorosamente decoradas.

Quando você começa a passear pelas pitorescas ruas de Eguisheim, você pode encontrar algumas jóias escondidas incríveis! Uma delas é a casa da cena de abertura de Beauty and the Beast  que se encontra na Rue du Rempart, aqui você encontrará o conhecido  Le Pigeonnier, um dos lugares mais instagrammer de Eguisheim, é claro que eu não perdi minha oportunidade, né!

Praça do Château Saint-Léon

Depois de percorrer a Rue du Rempart, chegamos ao epicentro da cidade, a Place du Château Saint-Léon.

Outra atração incrível do conto de fadas clássico é a fonte em que Belle se sentou com todas as ovelhas. Este é definitivamente um achado mais fácil, porque está localizado no coração da cidade, junto ao iconico Presbytère Catholique .

A atmosfera da praça é extraordinária, especialmente no Natal, quando um pequeno mercado é criado. No centro dela tem uma fonte de 1834 com uma estátua de  São Leão IX.

Logo atrás da fonte é o  Castelo de Bas d’Eguisheim construído com um plano octogonal em 720 pelo  Duque Eberhard.

Ao lado do castelo, construído em masmorras antigas, há uma pequena capela dedicada ao Papa Leão IX, na qual eu recomendo que você entre. 

Depois de passear por aqui, degustamos uma tarte de Flambé num restaurante que fica em frente à fonte. 

Place du Marche

Logo atrás da capela você vai encontrar a Place du Marche, onde na época do Natal, eles montam um pequeno mercado de Natal.

Torres de Weckmund, Wahlenbourg e Dagsbourg

Fora da cidade estão os restos das torres de Eguisheim: Weckmund, Wahlenbourg e Dagsbourg , três edifícios quadrados feitos de arenito vermelho, que pertencia à poderosa família de Eguisheim, cujos membros foram queimados na fogueira em um conflito com os habitantes da aldeia, chamada de Guerra dos Seis Obolos. Quando a família foi assassinada, as três torres passaram a pertencer aos bispos de Estrasburgo.

Eguisheim, uma aldeia vinícola

Uma das muitas coisas que eu não sabia antes de visitar a Alsácia é que tem uma rota de vinhos bastante surpreendente . Durante o seu tempo na região, você pode encontrar vários passeios de vinho diferentes que te levará pela milenária região vinícola da Alsácia. (É lindo!) Eu gostaria de ter feito, mas infelizmente não tivemos tempo. Eu acho que vou ter que voltar para viver essa experiência. 

Uma das figuras proeminentes que você verá durante o seu tempo na Alsácia é a cegonha. Como amplamente falado no folclore alsaciano, essas belas aves têm sido uma presença anual nesta região, principalmente em Eguisheim, durante os meses mais quentes.

 Outros posts interessantes sobre a Alsácia:

Os vilarejos mais belos da Alsácia na França

Colmar o vilarejo mais charmoso da Alsácia na França

Riquewihr, a pérola da rota dos vinhos da Alsácia

O que visitar em Estrasburgo na França

Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: