Um roteiro de 4 dias pela Noruega

By 26 de janeiro de 2015Tópicos recentes

Bergen,Voss, Gudvangen, Flam, Myrdal e Oslo

 

6.1316923850.norway-in-a-nutshell

 

Moeda – Coroa Norueguesa ou KR – Krone

 

 

 

 

 

 

Viajar pela Noruega foi um dos passeios mais caro eu já fiz na minha vida. O país é um oásis de prosperidade financiado pelo petróleo, que não se preocupou nem em participar da Comunidade Européia devido a sua auto-suficiência e qualidade de vida. Mesmo para os padrões nórdicos é uma viagem para se fazer como um prazer quase único e especial. Fizemos tudo direto e não será por acaso que o Norway in a nutshell é o “pacote turístico” mais popular de toda a Noruega, até entre os próprios noruegueses www.visitnorway.com. Verdade seja dita, Norway in a nutshell não é mais do que um conceito, são vários bilhetes individuais, de barco, trem e ônibus, vendidos em conjunto, facilitando assim a vida dos visitantes que, num único local ou site, adquirem todos os tickets necessários como se de um único se tratasse. Dentro deste “pacote” pode-se optar por ir de Bergen a Oslo.

 

IMG_0316IMG_0368IMG_0312IMG_0375IMG_0319

 

Bergen

Uma das cidades mais chuvosas do planeta é a plataforma perfeita para conhecer os mais belos fiordes da Noruega. A melhor maneira de entrar (ou sair) daqui é através da clássica ferrovia até Oslo, considerada uma das mais encantadoras do mundo, curtindo incríveis paisagens selvagens. Os fiordes do entorno, principalmente os extensos Hardangerfjorden e Sognefjorden, apresentam paisagens idílicas com propriedades rurais, campos floridos e penhascos verticais mergulhando nas águas geladas. Simplesmente imperdível. Bergen também apresenta sua própria contribuição para o patrimônio da humanidade, Bryggen, um conjunto de coloridas casas medievais que hoje abriga charmosas lojas e cafés. Jovem e alegre, repleta de bons bares e restaurantes, aqui o principal mandamento é curtir a vida vagarozamente, tomando um chocolate cremoso num aconchegante café enquanto a chuva cai lá fora.   Bergen para Oslo Foram 5 transportes, entre ônibus, trem e barco, a viagem teve + ou menos 8hrs de duração. Mas com tantas paisagens linda, nem deu pra ver o tempo passar.

  Em Bergen entramos num trem até Voss

 

IMG_0447 IMG_0597IMG_0446IMG_0436 IMG_0530 

 

Em Voss fomos de ônibus até Gudvangen . Nossa viagem de ônibus foi pura adrenalina e emoção de poder desfrutar as mais belas paisagens.  A estrada tem uma parte íngreme com curvas fechadas, e uma vista maravilhosa dos vales.

IMG_0473IMG_0463 IMG_0489IMG_0512 IMG_0521

 

Chegando em Gudvangen entramos num barco. O barco era todo aberto, com um espaço coberto pequeno,mas são bem confortáveis. A estrutura do barco é boa. Há um bar com café, bebidas e alguns snacks que podem ser comprados. No início há uma certa pressa em conseguir bons lugares na parte de cima do ferry, mas a verdade é que depois todo mundo se levanta de câmeras em punho, tentando registrar cada segundo da viagem. O trecho navegado é de Gudvagen até Flåm e a viagem dura aproximandamente uma hora. Gudvangen é o ponto de partida de ferries para todos os destinos turísticos famosos da Sognfjord.

 

 

. IMG_0531 IMG_0532 IMG_0547 IMG_0551IMG_0559

 

Agora sim o tão esperado passeio pelos fijords noruegueses, um passeio magnífico com picos cobertos de neve, casinhas coloridas, cachoeiras, um cenário incrível, me senti dentro de um filme medieval. Os fiordes da Noruega são enormes, alguns largos e outros mais estreitos, é muito bonito.

Os fjordes são uma longa, estreita e profunda entrada do mar entre altas montanhas rochosas e situam-se, principalmente, na costa oeste da Escandinávia.

 

IMG_0597 IMG_0589 IMG_0577 IMG_0566 IMG_0582 IMG_0588 IMG_0644

 

Depois de muitas paisagens lindas, chegamos em Flam, uma vila na beira do fiorde. Flam (pronuncia-se algo como Flom) que não é mais que um povoado de meia dúzia de casas (literalmente), o último porto do Sognefjord e o fim da linha da famosa estrada de ferro Flam Railway. Descemos em Flam e ficamos por lá 2 horas a espera do trem até Myrdal, aproveitamos o tempo para passear por lá.

 

IMG_0731 IMG_0776 IMG_0798IMG_0716IMG_0833

 

E a aventura ainda não acabou ,entramos em um trem e começamos nossa viagem sobre as montanhas, cachoeiras, parecia que eu estava num cenário de filme de aventura,a paisagem e surpreendentemente linda.

IMG_0911 IMG_0867 IMG_0851 IMG_0893 IMG_0845 IMG_0877

 

Fomos no mês de maio não estava muito frio,mas ainda havia neve nos picos das montanhas. Chegamos em Myrdal pra trocar de trem , esperamos uns 30 minutos, e aproveitamos para tirar mais fotos, não me cansava, cada lugar um cartão postal mais lindo que o outro.

 

IMG_0932  IMG_0978 IMG_0958 IMG_0947IMG_0930

 

Agora vamos ao nosso destino final Oslo. Agora o que fazer em Oslo. Com certeza o mais imponente dos monumentos é a Ópera de Oslo, Rådhus (Prefeitura de Oslo) ,os museus,praças, fortalezas e  passear pelas margens do rio também é uma boa pedida, você pode aproveitar e sentar nos barzinhos espalhados na beira do rio para tomar um drink e comer os deliciosos pratos típicos da região, apreciando a linda vista. 

 

IMG_1147 IMG_1137 IMG_1167 IMG_1114 IMG_1153 IMG_1172 IMG_1061IMG_1031IMG_1050

 

Oslo é uma cidade razoavelmente arborizada, então um dos principais motivos para que locais e turistas se encaminhem para o agradável parque Frognerparken – repleto de convidativos gramados, fontes e lagoas, é o conjunto de esculturas de Gustav Vigeland. Concebidos em bronze e granito e apresentando formas que vão do bem-humorado ao erótico, tudo aqui traz claras mensagens relativas ao ciclo da vida, com bebês e esqueletos representados lado a lado. Dois destaques especiais são o divertido ‘Menino Bravo’ e o hercúleo monólito de 14 metros com suas 121 figuras humanas.

 

pageeee pageoooo

 

Outro lugar interessante é o Norwegian Museum of Cultural History

Norwegian Folk Museum 

O Norsk Folkemuseum é o maior museu de história cultural da Noruega. Com coleções de todo o país, o museu mostra como as pessoas viviam na Noruega a partir de 1500 até o presente. Os 160 edifícios no Museu ao Ar Livre representam diferentes regiões da Noruega, diferentes períodos de tempo, bem como as diferenças entre a cidade e o campo, e classes sociais. A datação Gol Stave Church desde 1200 é um dos cinco edifícios medievais no museu. A história contemporânea é apresentada através de exposições e projetos de documentação. Exposições interiores permanentes incluem arte popular, trajes típicos, brinquedos e cultura Sami. Há também uma variedade de exposições temporárias e programas de auditório durante todo o ano.

 

ljjh pagegftyyu pageiii pagejjhg pagemnbb pageuys

Vocês podem checar os preços neste link aqui Norway Fjords  , so que aqui eles fazem Bergen até Flam, mas em Flam podem  comprar o ticket de trem para Oslo.

Mirelle Tome

Author Mirelle Tome

More posts by Mirelle Tome

Join the discussion 16 Comments

  • Silvana disse:

    Tno barco ,tinha lugar para colocar as malas?

    • Mirelle Tome disse:

      oi Sivana ,infelizmente não tinha, deveria ter , porque a maioria das pessoas fazem o tour de uma cidade para outra e de la ja seguem pra outro destino…

      • Pauli disse:

        I know this is an old post. I found you blog via the instructible about vniikg shoes. I would love to see more Viking posts, personally. Not sure why you’ve quit them.I was i Norge in 1987-88 som en utveksling student.Since then, I have gone opn to study Viking history, culture and religion. I wish I had known then what I know now. I would have appreciated my time there all the more for it.I wish I could come back to Norge. Tilbakke hjemme. Your photos have really help picture it all again.Tusen takk for det!Hils, Sean

        • Mirelle Tome disse:

          thank you Pauli, i hope my post helps you, as you see I love photos and in my blog there is more pictures than words, I think photos says more than any anything else…you are welcome, I really appreciate it

  • Jessica disse:

    Parabéns pelo post! Está ótimo.
    Estou com uma dúvida, em quais cidades voces dormiram?
    E em Gudvangen, vocês fizeram o passeio por conta própria?
    Muito obrigada

    • Mirelle Tome disse:

      Oi Jessica, nós durmimos em Bergen e Oslo, e fizemos sim tudo por nossa conta, comprei tudo pela internet antes, so os tickets de trem e ônibus que compramos la na hora, porque tinha olhado o pacote fechado, ficava bem mais caro, obrigada vc querida, bju

  • Flávia disse:

    Olá! Como você elaborou esse roteiro? Estou querendo ir em maio, mas estou meio perdida em como fazer, quais cidades, transfers de trem ou barco, se faço por meio de cruzeiro…
    Me ajuuuuda?

    • Mirelle Tome disse:

      Oi Flavia, Então,eu mesma montei o roteiro, tinha feito varias pesquisas para saber o melhor roteiro,o nosso roteiro foi Bergen para Oslo, ficamos uma noite em Bergen e la na propria estação comprei o ticket de trem, na verdade comprei tudo la, não comprei nada antes, porque se caso não desse certo o roteiro não perderia dinheiro, fomos de Bergen para Voss de trem( pegamos o primeiro trem, bem cedo), de Voss fomos de ônibus até Gudvangen, de Gudvagen até Flåm de barco, de Flam ate Myrdal de trem e Myrdal trocamos de trem para Oslo, e ficamos em Oslo 2 noites,( saimos de Londres para Bergen e voltamos de Oslo para Londres), espero que tenha ajudado , se tiver mais alguma duvida, vou ter o prazer em ajudar, bju

  • Ana Luiza Toledo disse:

    Oi Mirelle, estou indo em setembro a Estocolmo (congresso) e acabamos d fechar pacote com aéreo + 2 noites em Bergen, fazendo todo esse roteiro q vcs fizeram, menos Oslo. A gente vai e volta por Bergen. Pergunta: quantas horas d trem vcs levaram entre Myrdal e Oslo?Qto tempo, vc estima, q será entre Myrdal e Bergen? Em tempo: adorei encontrar sua história d viagem! Ajudou mto a ter certeza d q faremos um passeio inesquecível..

    Ana Luiza

    • Mirelle Tome disse:

      Que legal Ana Luiza, tenho a certesa que vc vai adorar, então, nossa viagem foi, Bergen-Voss(de trem, 1:40hr), de Voss- Gudvangen (ônibus, 1hr),de Gudvangem-Flam(barco, 1h),em Flam ficamos lá 2hrs, à espera do próximo trem para Myrdal(trem 1hr), de Myrdal para Oslo foi mais ou menos 5/5:30hrs, ao total foram mais de 8hrs viajando, mas tivemos várias paragens, que ao total durou o dia todo, lembro que saímos de Bergen 6:00 da manhã e chegamos em Oslo à noite, umas 21:00hr, mas valeu a pena, a viagem é perfeita, não dá pra cansar,a paisagem compensa. Boa viagem e depois quero ver as fotos 🙂 bju

  • Marcos Torres disse:

    Mirelli, você disse que foi uma das viagens mais caras.Poderia dizer o quanto gastou?

    • Mirelle Tome disse:

      Oi Marcos, então por 3 noites gastamos em torno de 500£ com todos os passeios, digo que foi a mais cara, porque tudo la é caro, mais caro que Londres, vou fazer uma comparação com o macdonalds, um big Mac meal aqui , custa 5 libras , lá convertendo o dinheiro em Libras, um big Mac custa 12 libras, e transporte publico também é caro. Mas vale muito à pena

  • Letícia Novais disse:

    Oi Mirelle, parabéns pela postagem. Ficarei uma semana na Noruega em abril e quero fazer esse mesmo roteiro. No caso, queria saber se você acha que compensa fazer aquele pacote do Norway in a Nutshell, ou se sai muito mais caro. E vi que você comentou que comprou tudo na hora. Não tem risco de não conseguir achar e estar tudo lotado? E não entendi, por exemplo, em Bergen você comprou a passagem de trem até Voss, aí quando chegou em Voss comprou até Gudvangen e assim por diante, ou comprou tudo em Bergen? Abraços!

    • Mirelle Tome disse:

      Oi Leticia, obrigada. Então eu comprei tudo na hora mesmo, na época que nós fomos que foi em maio era baixa temporada, Sem muitos turistas, e não tivemos problemas, eu decidi comprar tudo na hora pq pelo relato de outros blogueiros, os preços tanto online ou na hora era igual, eu não lembro quanto ficou as passagens, mas lembro que comprando separado tinha ficado mais barato do que o pacote deles, fizemos essa viagem em 2012, então muita coisa pode ter mudado. E da maneira que fomos parando para trocar de transporte fomos comprando as passagens, pq eram empresas diferentes e eles dão um mapa com a trajetória que ajuda muito, achei super tranquilo, e o bom é que se vc quiser ficar em algum lugar mais tempo e conhecer mais o local , como em Flam, que vale a pena a pena um dia inteiro para conhecer a região, vc não fica presa ao horário deles, como eu disse no post fizemos todo o percurso em um só dia, começamos em Bergen de manhã e terminamos em Oslo a noite, tivemos tempo para tirar muitas fotos, . Boas férias e um grande abraço.

  • Bom ler teu relato.Quero ir em 2017 e estava em duvida se precisava comprar com antecedencia.Obrigada pela ajuda

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: