
A Irlanda do Norte é o menor país do Reino Unido, situado no Nordeste da Irlanda. Seu tamanho faz com que seja fácil viajar pelo país, é possível conhecer as principais atrações turísticas do país em viagens de apenas um dia. Devido à grande diversidade das paisagens, a Irlanda do Norte parece maior do que é: montanhas deslumbrantes e vales estreitos, locais tombados como Patrimônio Mundial e um mar interior – tudo isto em grande proximidade.
Há um número incontável de atrações de visita obrigatória na Irlanda do Norte. A Costa da Calçada é onde estão situadas algumas das atrações mais populares do país, incluindo a Calçada dos Gigantes( Giant’s Causeway) e a ponte de cordas(Rope Bridge) de Carrick-a-Rede, o pitoresco e romântico Dunluce Castle na Costa da Calçada. A cidade histórica de Londonderry, rodeada de muralhas, é outro ponto importante: sua localização, arquitetura e as muralhas famosas fazem dessa cidade um excelente passeio de um só dia.
Nossa viagem foi de apenas 3 dias, Londres – Dublin de avião e Dublin – Portrush de carro, que ja tínhamos reservado o aluguel antecipado pela SIXT. Como ainda chegamos lá de manhã deu tempo para visitar os 3 principais pontos turísticos que mencionei acima , são todos bem próximos e bem sinalizados com placas que nos levaram facilmente até eles…
Dunluce Castle
Dunluce Castle está localizado dramaticamente perto de um promontório que mergulha direto para o mar, ao longo da costa norte de Antrim, e era a sede da MacDonnell Clan. Havia evidências arqueológicas de uma aldeia que cercava o castelo que foi destruído por um incêndio em 1641. Constantemente disputada, que acabou sucumbindo ao poder da natureza, quando parte dela caiu no mar numa noite de tempestade em 1639 Ela foi abandonada logo depois. Dunluce Castle é considerada como a possível inspiração para Cair Paravel em Crônicas de Nárnia de CS Lewis.
- E seguimos para Giant’s Causeway
- Segundo uma lenda irlandesa, Giant’s Causeway surgiu porque um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar um gigante escocês chamado Benandonner, mas não havia nenhuma embarcação grande o suficiente para que ele pudesse chegar até o outro lado do mar e encontrar seu inimigo. De acordo com a lenda, MacCool resolveu o problema construindo uma calçada com enormes colunas de pedra que ligava os dois lados. Brenandonner aceitou o desafio e atravessou o mar para chegar até a Irlanda, utilizando esta calçada. Quando a esposa de Finn percebeu que o outro gigante era muito mais forte que o marido, resolveu vesti-lo como um bebê. Brenandonner então chegou à casa dos dois, e vendo o tamanho do bebê, pensou “se o bebê é desde tamanho, imagine o pai!”, e dessa forma, saiu correndo de volta à Escócia com medo. Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool, destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a “Calçada dos Gigantes”. Irlandeses e suas várias histórias, né?
- Mas a verdade é que a Giant’s Causeway fica em uma área que tinha grande atividade vulcânica e as 40.000 colunas prismátcas de basalto que lá se encontram, ficaram tão certinhas e bem encaixadas devido a disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica, resultante de uma erupção vulcânica ocorrida a cerca de 60 milhões de ano. Em palavras mais simples: a atividade vulcânica nesta área fez com que a rocha derretida em contato com ar, se resfriasse e solidificasse. O magma se encolhia à medida que resfriava lentamente, e por causa de sua composição química, fendas hexagonais se formaram na superfície e são essas colunas que parecem lápis enormes, que nós vemos quando chegamos ao local.
- Nosso próximo destino Rope bridge
- Essa ponte de cordas de 20m de comprimento, 1m de largura e suspensa a 30m de altura é destino certo para quem visita a Irlanda do Norte e até mesmo a Irlanda. Ponto turístico obrigatório 🙂 E diferente das demais paradas, essa atração é paga: £ 5.60/adulto. Estudante não tem desconto. Mas se você quiser apenas olhar as paisagens locais, não é necessário o pagamento. Só é exigido o ingresso se você quiser cruzar a Rope Bridge e garanto que vale muito a pena!
Voces vão notar pelas fotos que a Rope Bridge liga o penhasco à uma ilha que sustentou a pescaria de salmão por séculos. É possível ver a Rathlin Island e os cliffs de Fair Head quando você cruza a ponte e para na ilha pra apreciar a paisagem.
A ponte tem mudado no decorrer dos anos. Na década de 1970 ela tinha só um corrimão e grandes lacunas entre as ripas. Em 2000 foi construída uma nova ponte com o auxilio de alpinistas e suporta até 10 toneladas. Já em 2004 outra ponte foi construída oferecendo uma passagem bem mais segura à ilha. Não houve relatos de ninguém que tenha caído da ponte, mas houve muitos casos em que os visitantes, incapazes de enfrentar a caminhada de volta ao outro lado da ponte, tiveram de ser retirados da ilha de barco. - No dia seguinte seguimos para Belfast, visitamos somente o Titanic Museum, nosso tempo era curto, pois tinhamos que seguir para Dublin no mesmo dia.
- Titanic museum Belfast é a maior do mundo, uma visita que deve ser feia em qualquer passeio de Belfast e da Irlanda do Norte. Ele está localizado no Titanic Quarter, ao lado do lugar histórico da construção do navio mais famoso do mundo. Situado num edifício de 6 andares icônico, esta experiência do visitante state-of-the-art conta a história do Titanic, desde a sua concepção em Belfast no início de 1900, através de sua construção e lançamento, a sua famosa viagem inaugural até o trágico fim.
-
Seguimos então para Dublin 2:30 de viagem, nossos planos era passar por Dublin e ir para Cliffs of Moher , mas como estava chovendo muito ,ficamos por Dublin mesmo e visitamos a Guiness Storehouse.
A Guinness Storehouse é um dos patrimônios de Dublin, lugar imenso que mistura a modernidade com o contemporâneo, são 7 andares para explorar e saber sobre a história da cerveja mais famosa do país, assim que entramos no “mundo Guinness” ficamos surpresos com a modernidade e tecnologia. o preço do ticket para estudante são 14.50 euros e ainda ganha um voucher de uma bebida a escolha no bar do top floor com vista de 360 graus da cidade.
- Dormimos em Dublin mesmo, ja que só tinhamos mais um dia para explorar a Irlanda, tinhamos planos de ir até Clare, mas o tempo estava muito nublado com previsão de chuva, resolvemos ir até Wicklow 1hr de Dublin, com certeza valeu muito a pena , visitamos o Powerscourt garden e o Wicklow national park, com vistas te encher os olhos pelo caminho.
- Wicklow national park
- Aqui foi um pouco de nossa viagem pela Irlanda, se tiverem oportunidade visite também Clare e Cliffs of Moher, que não tivemos tempo de ir ,mas com certeza vale a muito à pena…. 🙂