MarrocosViagens

Dicas de Essaouira, Cabras em Árvores e Óleo de Argan no Marrocos

Essaouira ou Mogador é uma cidade colorida e vibrante. Foi fundada pelos portugueses no século XVI e teve uma longa história de colonização. A medina está cercada por enormes paredes de pedra e hoje está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Essaouira também e muito procurada por entusiastas de esportes aquáticos devido à sua praia e ao seu porto tranquilo.

A cidade está localizada a menos de 200 km de distância de Marrakech.

Como chegar a Essaouira de Marrakech

Uma maneira mais direta e talvez mais confortável de chegar a Essaouira saindo de Marrakech é contratar uma agência de turismo ou alugar um carro, ou também pegar um ônibus. Existem vários operadores na área, mas o mais popular é o CTM. Os ônibus partem da estação de ônibus em Bab Doukkala em Marrakech. A viagem leva cerca de 2,5 horas. Verifique a programação deles no site oficial . Outra opção é a Supratours, cujos ônibus partem da estação próxima à estação de trem em Marrakech aproximadamente a cada duas horas.

 

O que ver e fazer em Essaouira

Muralhas da cidade, praia e Porto de pesca.

Aos pés das muralhas, há várias lojinhas de artesãos, com produtos de todos os tipos. Das muralhas, você também pode ter uma excelente vista da medina e dos famosos barcos azuis ancorados no porto. O porto de pesca está localizado em frente às muralhas e é um lugar muito colorido e vibrante.

Skala du Port está situado logo na entrada da parte antiga da cidade e é uma antiga fortaleza que protegia o Castelo Real, de onde se tem belíssimas vistas do mar, da cidade e do porto.

A localização é mais conhecida entre os visitantes como local de filmagem de Game of Thrones.

No porto você encontra todos os tipos de peixes, desde ouriços-do-mar, ostras, camarões, polvos, e muitas gaivotas procurando restos de peixes que os pescadores limpam para vender para os moradores locais. Você também pode ver barcos sendo construídos no estaleiro.

Medina

A medina de Essaouira é o lugar ideal para passear!  Tem todo o charme de uma medina marroquina típica. Há uma abundância de lojas ecléticas, galerias de arte e restaurantes com uma vibração hippie distinta. Os habitantes locais são muito mais descontraídos e, como turista, você definitivamente é menos incomodado do que nas medinas das cidades maiores, como Fez e Marrakesh.

Oleo de Argan

Se há algo pelo qual Marrocos é conhecido além de seus produtos de couro, provavelmente é o óleo de argan marroquino, também chamado  de ouro marroquino.

O óleo de argan é produzido a partir dos grãos da árvore de argan, que é nativa do Marrocos, e a única região produtora de óleo de argan no mundo é a região em torno de Essaouira e Agadir. O óleo é amplamente utilizado na culinária do norte da África e tradicionalmente tem sido usado como remédio caseiro para doenças variadas. No entanto, nos últimos anos, o óleo ganhou muita popularidade na indústria de cosméticos.

Como é feito o óleo de argan marroquino?

óleo de argan é extraído do fruto proveniente da Argania spinosa, uma árvore originária do Marrocos. O óleo é considerado um produto raro e muito usado para hidratar o cabelo, mas também pode ser utilizado na cozinha. A planta é completamente adaptada às características naturais do sudoeste do Marrocos, sendo muito difícil de cultivar em outras regiões do mundo. A árvore da qual é extraído o óleo de argan pode alcançar até dez metros de altura e viver por 200 anos. O fruto tem aparência semelhante ao da oliveira e é de sua semente que se extrai o óleo.

Em geral, o processo de extração do óleo de argan é manual e tradicional, feito por mulheres marroquinas. As sementes são deixadas ao sol para secarem. Em seguida, são esmagadas e prensadas em um moinho de pedra – onde se extrai o óleo.

São necessários cerca de 30 kg de sementes para a produção de um litro de óleo de argan em aproximadamente 15 horas de trabalho. Algumas empresas utilizam processos mecânicos para a extração do óleo, mas o modelo manual ainda é tradicionalmente muito forte no Marrocos. Não é utilizado nenhum produto químico e o processo de extração é demorado e caro.

A maioria das cooperativas de óleo de argan na região são cooperativas de mulheres. Nos últimos anos, a indústria do óleo de argan tem sido uma maneira de proporcionar às mulheres emprego e uma renda estável e tornou-se uma ferramenta importante no empoderamento das mulheres. Para muitos, também se tornou um caminho para a educação básica. Hoje, mais de mil mulheres são empregadas no processamento de óleo de argan.

Árvores de cabra em Marrocos

As cabras amam os grãos das árvores de argan e constituem uma parte importante de sua dieta na região.
Você acreditaria que cabras sobem em árvores? No sudoeste de Marrocos isso acontece todos os dias. Os animais são atraídos pelos frutos da árvore de Argan, que aprenderam a escalar as plantas em busca de alimento. A explicação das cabrinhas escaladeiras ou alpinistas são seus pés com casco de dois dedos reforçado de queratina, proporcionando equilíbrio e alavancagem, enquanto as solas suaves e flexíveis, ajudam a aderência da casca.

E sabe do que mais? O famoso óleo de argan, usado na culinária e produção de cosméticos, pode ser extraído das fezes destes animais, que contêm grãos de sementes e podem ser moídos pelos agricultores locais.
Dizem que as cabras sobem sozinhas! Ainda esperamos que um dia vejamos isso acontecer naturalmente, porque honestamente é tão incrível que acaba sendo duvidoso.

O que você precisa saber sobre a compra de óleo de argan em Marrocos

Antes de comprar uma garrafa de óleo de argan, leia nossas dicas sobre como identificar óleo de boa qualidade!
O óleo de argan pode ser relativamente caro quando comparado a outras lembranças marroquinas. No entanto, vale lembrar que são necessários cerca de 30 a 40 quilos de grãos de argão para produzir apenas um quilo de óleo. Além disso, você também está apoiando a subsistência dos agricultores locais e de suas famílias.
Dependendo de onde você for comprar o seu óleo de argan, você deve dar uma olhada na qualidade do óleo. Este é particularmente o caso se você for comprá-lo fora da principal região de argan, por exemplo, em Marrakech. O óleo de argan puro é de cor dourada, talvez um pouco mais escuro.
Você também pode testar a qualidade da sua pele.
“O óleo de argan puro é leve e não pegajoso”.
Mirelle Tome

Autora Mirelle Tome

Mais posts de Mirelle Tome

Deixe uma reposta

Close
%d blogueiros gostam disto: