
A Islândia é um país de contrastes, conhecido por muitos como a terra do fogo e gelo, um país onde a natureza é a atração principal … Sem dúvidas uma das viagens mais incríveis que já fiz.
La você encontra fumarolas, geysers, vulcões, geleiras, lagoas glaciares, icebergs, campos de lava, lagos azul turquesa sulfurosos, cânions com colunas basálticas, cachoeiras, piscinas e lagos termais, puffins(papagaios do mar), fiordes, praias de areia negra, penhascos … são algumas das coisas que você encontrará na Islândia.
Você pode conferir outros artigos relacionados à nossa viagem nessa lista abaixo:
Reykjavik Islândia – lugares para visitar, o que fazer e onde ficar!
Blue Lagoon e outras fontes termais na Islândia!
Como é fazer uma Road Trip pela Islândia numa Campervan?
Husavik – O melhor lugar para observação de baleias na Islândia
Hotel Rangá: Conforto e gastronomia no Sul da Islândia
Aqui vão algumas dicas e curiosidades do país!
Ring Road
A Ring Road é a estrada principal e você deve levar em conta os limites de velocidade 90 km por hora. A estrada é praticamente toda asfaltada, embora alguns trechos ainda estejam em construção. Você deve prestar atenção na direção, pois você pode encontrar-se com um rebanho de cavalos, pessoas fazendo trekking, ovelhas ou turistas pousando para fotos no meio da estrada, como foi o meu caso na foto abaixo 😜.
Viajar para a Islândia no verão significa que você pode ver o sol da meia-noite
Este fenômeno ocorre nos países situados acima do Círculo Ártico, como a Noruega ou a Finlândia, ou abaixo do Círculo Antártico no Pólo Sul.
Se for durante o inverno você poderá ver a Aurora Bureal
Um dos fenômenos mais espetaculares da natureza, a aurora boreal é causada por uma explosão solar na qual bilhões de partículas energizadas são disparadas no espaço. Ao entrar em contato com o campo magnético da Terra, uma parte dessas partículas é canalizada em direção aos polos magnéticos, adentrando na atmosfera. Quando entram em contato com os gases, elas adquirem as cores verde (oxigênio), azul (hidrogênio) e vermelho (nitrogênio).
A Islândia é um dos principais destinos para apreciar este incrível fenômeno. Isso porque o país está situado no Círculo Polar Ártico. A melhor época para admirar a aurora boreal é entre o final de setembro e o início de março, que correspondem ao outono e inverno no hemisfério norte.
As noites ideais para acompanhar esse espetáculo celeste são aquelas nas quais o céu está limpo e sem nuvens. Caso o fenômeno seja intenso, é possível visualizá-lo até mesmo sob as luzes urbanas da capital Reykjavík. No entanto, muitos viajantes optam pelos tours que saem da cidade em direção a localidades mais afastadas.
Você pode andar entre dois continentes
Graças às extraordinárias formações geológicas deste país, na Islândia é possível fazer coisas tão extraordinárias como caminhar entre dois continentes ao mesmo tempo. Especificamente, em Thingvellir, você pode fazer uma caminhada sobre a falha geológica que divide a Europa e a América do Norte atravessando a ponte que une os dois continentes. Você terá a incrível sensação de que o mundo se dividiu em dois! Também é possível fazer um mergulho entre as placas tectônicas e toca-las!
A palavra geyser vem do geysir islandês
Como não poderia ser de outra forma, os geysers do mundo inteiro devem seu nome a um gigante das profundidades terrestres chamado Geysir , localizado precisamente no vale islandês de Haukadalur. Foi o primeiro geyser conhecido e, infelizmente, hoje não pode ser visitado por motivos de segurança, mas é possível ver outros muito parecidos com o Strokkur, que continua a jorrar água a cada 8 minutos, as vezes até menos. A Islândia é considerada o maior campo de geysers e atividade geotérmica no planeta.
O cachorro-quente islandês é um dos melhores do mundo
Mesmo o próprio Bill Clinton provou o conhecido Pilsur (ou cachorro-quente islandês) e ficou impressionado com o seu sabor incrível, chegando a afirmar que era o melhor que ele já havia provado! Outras celebridades, como o vocalista da Metallica, James Hetfield, declararam-se fãs absolutos desses cachorros-quentes e solicitar salsichas diretamente de fornecedores islandeses. O melhor lugar para tentar essa iguaria é o Baejarins Beztu Pilsur em Reykjavík, que está localizada perto do porto de pesca que, desde 1937, oferece esses cachorros feitos com carne de porco, vitela e cordeiro. Talvez por ser não ser tão apreciadora de hots dogs não achei isso tudo não! Pronto para viajar para a Islândia?
Eles têm um aplicativo móvel para evitar incesto
Por ser uma população pequena, pouco mais de 320 mil habitantes, os islandeses são quase todos parentes próximos, tanto que a alguns anos atrás a lista telefônica era elencada pelos primeiros nomes+ profissão. Assim ficaria fácil saber que o Thor com que se quer falar é mesmo o Thor peixeiro, não o Thor eletricista, algo somente possível em um país onde todos se conhecem ou conhecem alguém que conhece a terceira pessoa, entenderam? Vou tentar simplificar: Mesmo ao discar o número errado, a pessoa que atendeu normalmente conhece a tal pessoa que está sendo procurada. Ficou claro?!
Essa peculiar proximidade motivou um grupo de estudantes da Universidade da Islândia a fundar uma companhia de software “Sad Engineer Studios” e lançar seu primeiro aplicativo, o Íslendingabók (algo como um livro de registro dos islandeses). O intuito principal do aplicativo não é somente fornecer informações históricas, mas também evitar casos de incesto.
“Dormir com um parente acidentalmente é uma piada frequente na cultura islandesa”, disse Arnar Freyr Aðalsteinsson, um dos criadores do aplicativo. “Por isso uma das funções é o Bump, que permite que usuários saibam se duas pessoas têm alguma conexão familiar ao tocar seus telefones.”
Clima e temperatura
A Islândia está localizada logo ao sul do Círculo Polar Ártico, mas graças à Corrente do Golfo, as temperaturas são frescas no verão e não são tão frias quanto se pensa no inverno (por exemplo, as temperaturas em Londres são quase sempre mais baixas do que em Reykjavík). O tempo na Islândia é muito volátil, em compensação. A Corrente do Golfo trás um ar com temperaturas mais altas do Atlântico e, em contato com o ar Ártico frio, os céus ficam permanentemente encobertos, ocorrendo também neblina, ventos fortes e chuva, com o tempo virando rapidamente. É muito fácil sentir as quatro estações do ano em um só dia. Acreditem, eu vivi isso!
Em nossa imaginação reside a idéia de que o clima na Islândia é frio, com nevascas e paisagens geladas, devido à alta latitude do país. Mas esta visão está bastante longe da realidade, os verões são moderados e os invernos suaves , muito mais do que em alguns países da Europa continental. No verão, a temperatura média é de 12º a 14º, e geralmente não excede 20º- 25º; enquanto no inverno, as temperaturas são 0º nas partes inferiores e -10º nas terras altas. Está vendo que não é tão gelado assim, o mais complicado é o vento mesmo!
•Nas cidades, os semáforos têm rostos . Se é vermelho, o rosto está triste. Se ficar verde, o rosto está sorrindo 😁.
•Os supermercados mais baratos são os chamados de Bônus.
•Em todos os lugares , mesmo nos mais remotos, usamos o cartão de credito, principalmente nos postos de gasolina so aceitam cartão mesmo.
•Casas de turfa: São construções típicas cobertas com este material orgânico que serve de isolamento para o frio.
Essas são algumas curiosidades sobre a Islândia, se você conhece, já foi ou sabe de mais alguma deixe aqui nos comentários abaixo. Não deixe de seguir também no Instagram, Facebook e no Youtube! Beijos e até o próximo post!
Apoio:
Travel Consultant
020 3440 7296
[…] Dicas e curiosidades sobre a Islândia […]
Mirelle,
Olha eu de novo para tirar dúvidas, pois agora a viagem se tornou real visto que as passagens já estão compradas (que alegria!!!).
Em relação ao cambio, fizeram tudo no aeroporto ou fizeram algo na cidade?
Abraço,
Roberta
Haaa que bom Roberta, agora sim, ansiedade a mil 🙂
E u prefiro tirar o dinheiro nos caixas eletrônicos locais ou fazer pagamentos no cartão mesmo, la na Islândia não achei problemas nenhum com isso, tinha maquininha de cartão em todos estabelecimentos. Mas caso prefira trocar o dinheiro, evite aeroportos, eles cobram muito caro, eu acho um absurdo !