
Marseille, Cassis , Calanques e Parque Nacional Verdon du Canyon
Uma das razões que me fez voltar a Marseille foi ver de perto um lugar que quiz muito conhecer desde sua primeira imagem que vi na internet.
Nossa viagem foi curta apenas 2 dias e meio, chegamos no aeroporto de Marseille Provence de manhã, fomos direto a uma agência para alugar um carro, mas acabamos não encontrando carros disponíveis ou quando encontramos estava muito caro( melhor coisa a fazer reservar antes de viajar, além de ficar mais barato, vcs não correrão o mesmo risco que nós). Então decidimos ir de ônibus mesmo ( + ou – 8 euros pp) que nos levou direto à estação Saint Charles. Nosso apartamento era 5 min andando da estaçāo ( eu prefiro alugar apt do que quartos de hotel, pq além de mt confortáveis são bem mais baratos), lá encontramos agências que alugam carros mais barato que no aeropoto.
Deixamos nossas coisas no apartamento e fomos para o Vieux Port, a região portuária da cidade, nossa intenção era pegar um barco e fazer um tour pelos Calanques, mas por causa dos ventos fortes, todos os passeios foram cancelados, então, fomos até Cassis ( 30 min de carro de Marseille) e finalmente conseguimos fazer o passeio pelos Calanques.
Cassis
Cassis França é uma pitoresca comunidade à beira-mar localizado a 20 km a leste de Marselha. Durante séculos, Cassis tem sido um importante porto de pesca. Hoje, evoluíram para um destino turístico popular.
Cassis é também o ponto de partida para excursões de mergulho e passeios de barco para as os Calanques – uma área geológica impressionante que apresenta penhascos e enseadas dramáticos.
Devido à sua proximidade com Marselha, Cassis é fácil chegar de trem ou de automóvel.
Calanques
Não sabe o que é calanques? São acidentes geograficos provocados pelo mar mediterrâneo em contato com rochas calcárias, formando enseadas e coisas do tipo.
Nós fizemos o passeio de barco e a pé, fomos até a cidade de Morgiou estacionamos o carro e começamos nossa aventura nas trilhas até os Calanques de Sormiou, foram 1 hr de caminhada até a praia de Sormiou.
O calanque mais notório constitui uma visita surpreendente. Sormiou é um anfiteatro de colinas calcárias, uma deliciosa praia e um pequeno porto ainda com toda a sua autenticidade. O fundo do mar arenoso e sua posidonia seagrass dar uma cor azul-turquesa do mar. Nos pequenos galpões da calanque de Sormiou não há água e sem eletricidade, há apenas o prazer de viver sob o sol.
E a aventura ainda não acabou , depois de muita caminha e um delicioso mergulho nas águas cristalinas de Sormiou fomos em direção ao Park National Gorges du Verdon.
O Gorges du Verdon, também chamado de Grand Canyon du Verdon, é um canyon espetacular que forma uma fronteira entre o Alpes-de-Haute-Provence e da Var. Até 700 m de profundidade, a 21 km de comprimento canyon varia em largura entre 6 e 100 m na parte inferior e 200-1500 m em sua borda. Moustiers Sainte-Marie está localizado na entrada do Gorges du Verdon, o cânion mais profundo na Europa. Essa localização geográfica é uma grande atração turística para a vila. Uma paisagem magnífica e selvagem caracterizado por sua natureza e águas azul-turquesa preservadas.
Nosso caminho de volta pra Marseille encontramos vários campos de Lavanda e Girassóis, uma viagem de aroma e magia, um verdadeiro cartão postal.
Em qual mês essas fotos foram tiradas? O passeio de barco para os calanques é possível fazer com uma criança de 1 ano? E em qual local exatamente vcs encontraram esses campos de girassois e lavanda?
Aguardo resposta! Obrigada
Oi Luciana, tudo bem? Fomos em junho,e pode sim levar crianças, tem barcos maiores também. O local exato não tem como dizer, porque são várias lavouras, encontramos no nosso caminho entre Gorges du Verdon e Marseille! Nessa estrada que é praticamente a principal você vai ver várias lavouras dos dois lados! Ou se você preferir é só colocar no GPS “Cabrières-d’Avignon, France” que irá te levar direto no Lavander Museum, uma das fazendas mais famosas de lá, e você pode conhecer mais sobre o trabalho deles!
Obrigada! Irei início de maio, acho que não darei essa sorte de pegar os campos de lavandas floridos… vc se recorda ao menos o nome da estrada?
Como são esses barcos maiores, abertos também, há a possibilidade de se molhar? Pq com o bebê não é essa a intenção, queremos mais segurança e proteção contra a água. Esse barco maior tb se pega em Marseille?
Obrigada!
Sim em Marseille, eu vi alguns que tinha partes cobertas, mas é bom ir até o porto de Marseille e saber se estarão fazendo o passeio nos dias que estiverem ir lá, pq no dia que fomos estava muito vento e foram todos passeios cancelados, outra opção é tentar em Cassis a cidade do lado, mas as embarcações eram menores, isso já tem uns 5 anos, muita coisa pode ter mudado.
Em relação ao nome da estrada não lembro, mas não tem segredo, se você colocar no GPS o nome da fazenda ou Gorges du Verdon, vai encontrar várias pela estrada, é praticamente um parque chamado Provence onde todas as lavouras estão espalhadas, impossível não achar!