
Portovenere é conhecida como o Golfo dos poetas e também a sexta Terre, a cidade além de muito charmosa é bem mais estruturada do que as cinco vilas de Cinque Terre. Portovenere não estava no nosso roteiro, mas não resisti e enchi as paciências do Diego para irmos até lá. Saímos de Cinque de manhã e fomos direto para Portovenere , quando chegamos lá por volta das 8:30 da manhã não havia quase ninguém nas ruas, só mesmo os comerciantes e procuramos um lugar para estacionar e fomos tomar nosso café da manhã, e enquanto nós estávamos tomando o café da manhã, começaram a chegar barcos lotados de turistas, de repente o porto da vila encheu que ficou parecendo formigueiro, a maioria dos turistas escolhem Portovenere para fazer passeios de barcos pelas Cinco terras.
Leia mais sobre Cinque Terre
Portovenere é apaixonante, com casas coloridas típicas, ruas estreitas medievais e até um castelo no alto de uma colina.
O que ver e fazer em Portovenere
Não há muita coisa para fazer em Portovenere, a cidade é pequena e um dia é suficiente para visitar todos os lugares interessantes.
Igreja de São Pedro
Portovenere na época romana era conhecida como Portus Veneris, um templo dedicado a Vênus – a deusa das boas coisas: amor, beleza, sexo, fertilidade. Uma igreja cristã primitiva foi construída exatamente sobre a localização do Templo e, em 1256, Genova substituiu-a com esta Igreja com as cores preto e branco, distintivo de San Pietro – uma recompensa sagrada para a ajuda de Portovenere em conquistar o castelo de Lerici. O estilo arquitetônico é chamado Genovese gótico, e tem uma beleza simples.
Byron’s Grotto
Perto da Igreja de San Pietro( São Pedro) estão as falésias e rochas da pequena baía conhecida como Gruta de Byron. A gruta ou caverna entrou em colapso em 1930, e parte dela foi destruída, é um cenário dramático maravilhoso com falésias impressionantes.
Porto
Aqui estão concentrados os restaurantes, bares e cafés, daqui também saem os passeios de barcos para as ilhas visinhas e Cinque Terre.
Ilhas
Do outro lado do canal estão as ilhas de Palmaria, Tino e Tinetto – que constituem o único arquipélago da Liguria. Palmaria é a única ilha que pode ser visitada sem permissão especial e vale a pena um passeio, se tiver tempo. Tem praias e trilhas desertas, fortes militares abandonados, pedreiras antigas e uma paisagem única do Mediterrâneo. Há também um ferry boat de Portovenere que faz um tour pelas três ilhas.
Castelo Doria
Este belo castelo que está sobre a rocha, em Portovenere foi construída nos séculos XII-XIV (data exata é desconhecida). Ele pertencia à família Doria que desempenhou um papel muito importante na vida do Golfo de Génova. Agora é um dos principais marcos em Portovenere, de onde você terá uma vista espectacular e panorâmica sobre a cidade e a igreja de San Pietro.
Leia também sobre: dicas de Portofino
Assista o nosso vídeo de Portofino e Portovenere >>>
[…] Leia o que fazer em Portovenere aqui: Dicas de Portovenere Itália […]