ItáliaViagens

Roteiro de 5 dias pela costa da Ligúria, Toscana e Lago di Como – Itália

italia

Nossa terceira viagem pra Itália foi pela região da Ligúria, que fica bem no alto da bota, como podem ver no mapa abaixo!

Screen Shot 2017-04-03 at 8.25.41 PM

Nós chegamos na Itália pelo aeroporto de Gênova(Genoa), onde já tínhamos reservado um carro pelo rental cars e de lá fomos direto para Portofino que fica a menos de 1h de carro. Passamos a metade de um dia em Portofino explorando essa pequena vila, que além de muito charmosa e colorida é super pitoresca e pra quem ama fotos, lá rende altas fotos, é um cantinho mais lindo do que o outro.

Assim que chegamos lá, estacionamos num estacionamento que fica na praça principal e fomos direto para o pequeno porto, percorremos algumas pequenas ruas principais e pegamos uma trilha  para o Castelo Brown de onde pode ter uma linda vista panorâmica da cidade.

Leia tudo aqui: Portofino um charme italiano na costa da Ligúria – Itália

2 dia

Continuamos para Cinque Terre 1:30h de Portofino!

Acordamos cedo e começamos  o nosso passeio por Cinque Terre, que são 5 vilarejos que formam um trecho pela costa da Ligúria, eles são: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

Nosso ponto de partida foi Riomaggiore onde ficamos hospedados, de lá compramos um bilhete de trem do dia e fomos parando nas outras vilas até chegar em Monterosso. Fizemos tudo num dia, mas pra fazer com mais calma recomendo 2 dias. Há também trilhas  para os mais animados!

Leia tudo aqui: Um giro por Cinque Terre – Ligúria – Itália

3 dia

Chegamos em Portovenere, outro esplendido lugar da Ligúria, situado de frente à ilha de Palmaria e Lerici com um imponente castelo medieval! Aqui ficamos só a metade de um dia, mas foi o suficiente pra conhecer bem a cidade!

Portovenere fica 40 minutos de Riomaggiore

Leia o que fazer em Portovenere aqui: Dicas de Portovenere Itália

Ainda no mesmo dia, partimos para a Toscana onde dormimos 2 noites!
Toscana encontra-se na região central da Itália e tem vista para o Mar Tirreno. Sua capital é Florença, é uma das cidades mais bonitas da Toscana, e também a mais representativa do ponto de vista histórico.

Toscana da história e da antiguidade é também o lar de museus, monumentos históricos e inúmeros eventos culturais. Na Toscana, comida e vinho são parte integrante da cultura e da vida cotidiana. O solo fértil da Toscana se presta ao cultivo de cultivares de uva, criando um incrível repertório de vinhos toscanos. Toscana é o lar de vinhos notáveis, como Sangiovese, Montepulciano, Chianti, e Brunello di Montalcino.

Leia todas as dicas aqui: Conhecendo as belezas da Toscana de carro

5 dia

Depois de muitas paisagens lindas de tirar o fôlego, fomos para nossa última parada dessa trip, Lago Como.

O lago de Como é romântico e fascinante, são muitas as cidadezinhas características com vista para o Lario que situado nas montanhas, presenteia-nos com vistas únicas de encher os olhos. Entretanto, a cidade mais procurada e também na minha opinião mais linda também é a própria Bellagio.

Post completo sobre nosso passeio de barco pelo lago aqui:

Então esse foi nosso roteiro de 5 dias pela Itália pela terceira vez!

Uma dica pra quem vai alugar carro na Itália!

Os pedágios por lá não são nada baratos e você paga por quilômetro rodado.

Então como funciona os pedágios por lá?

Você passará em um pedágio logo que entrar em uma estrada, e neste pedágio não terá que pagar nada, mas, apenas pegar um ticket que servirá para marcar o quanto você andou na estrada. E quando for sair da estrada para entrar em alguma cidade, você passará por outro pedágio, que aí sim você mostrará o seu ticket inicial e para fazer o pagamento.
Mas preste atenção em qual guichê do pedágio irá passar (em cima de cada guichê tem uma placa com o desenho de qual tipo de pagamento que aquele guichê aceita), pois tem 3 tipos:

1) para quem já tem o cartão;

2) o outro é uma máquina que te atenderá, você clica no botão e sai o ticket, ou se for a hora de pagar você insere o ticket e ela te mostrará quanto você terá que pagar;

3) uma pessoa te atenderá (a qual eu te aconselho ir se você nunca tiver pegado a estrada e tiver alguma dúvida de como pagar).
O nosso problema foi que no primeiro pedágio já na saída do aeroporto para Portofino, passamos por um guichê para quem já tem o cartão (que não precisa parar) e nestes guichês não sai ticket algum. Quando chegamos no próximo pedágio onde deveríamos pagar, a senhora do guichê perguntou do ticket, e nós não tínhamos, explicamos que a cancela estava aberta e não sabíamos que tinha que pegar o bilhete lá. Ela deu de entendida e mostrou o valor de 3.80 euros, entreguei meu cartão e ela usou o contactless ( sistema wirelles do cartão e não precisa usar pin), pagamos e seguimos viagem, por um acaso dei uma olhada no recibo que ela me deu, e adivinhem? O valor era de 75 euros, levamos o maio susto! Paramos no posto de gasolina, estacionamos o carro e voltamos a pé ( cerca de 1km) até o escritório de serviço do consumidor e reclamamos do valor e explicamos tudo o que aconteceu para a pessoa do escritório. Tivemos que preencher um formulário pra cancelar o pagamento e ele explicou que  nestes casos ( quando você não pega o ticket) você paga um valor cheio, como se fosse uma multa, e que é bem caro, de 60 a 100 Euros.

Final de historia feliz, mas no decorrer da viagem ainda passamos por vários pedágios, quase que um a cada entrada e saída de cidade, no final somando tudo ficou bem caro!

Conclusão

Independentemente dos preços dos pedágios, continuo achando que vale muito à pena alugar carro pra viajar por essa região, principalmente pela Toscana, já que a região e bem extensa e de carro você terá mais liberdade de ir e parar onde achar necessário para fotos, ainda mais se for assim parecida comigo, vai parar em cada curva da Toscana! Como eu costumo dizer: Na Toscana cada curva é um flash!!!

228598708060202

VIP TOUR LONDRES

Uma Empresa especializada em translado, motoristas 24h/7, turismo em Londres e em todo Reino Unido!
Serviço VIP de alta qualidade para maior satisfação, conforto e segurança dos clientes.